Tenho 18 anos e tenho uma mãe extremamente controladora e superprotetora

Feita por >Anonima · 18 jan 2023 Terapia familiar

Bom, ela sempre foi assim comigo porem como eu era menor de idade eu sempre achei normal tudo que ela fazia, me prendia, e não deixava eu ir na praça na frente de casa, ela nunca me deixou dormir na casa de amiga, só deixava em uma que era nossa vizinha de porta, então eu estava praticamente sobre o olhar dela, ela sempre fala que desde que eu fiz 18 anos ela não me reconhece mais, mas a única coisa que eu quero é ter mais liberdade pras coisas e que ela não fique tão em cima de mim, e que me de privacidade, ela sempre olha meu celular, conversa com amigas, não pode ver eu conversando com meninos que já fica no meu pé, e quando eu mudei a senha ela logo veio me confrontar, falando que ninguém tinha segredos em casa e perguntando o que eu queria esconder, eu disse que não gosto quando ela faz isso e que eu quero privacidade pras minhas coisas, pois já sou maior de idade e vou fazer 19 já esse ano.
Nunca fui de contar nada pra ela sempre tive medo dela descobrir algo sobre a minha vida, nunca fiz nada de errado sempre estudei, mas mesmo assim ela não entende, pra ela eu não tenho opinião, nem vontades, falei q estava gostando de um rapaz ela n aceitou e sem conhecer chamou ele dos piores nomes possíveis e falou q era só uma fase, q eu ia conhecer muita gente ainda, e que era pra eu não dar bola pra ele e deixar ele pras outras meninas, a gente ficava a mais ou menos um mês, e ela simplesmente fazia questão de discutir toda manhã logo quando eu acordava e quando eu respondia ela botava a culpa no rapaz falando que ele estava trazendo discórdia pra casa e um dia foi grossa com ele e ele respondeu ela com um tom de ironia "com kkk" e ela surtou, falou que eu nunca mais iria ver ele e tomou meu celular ou eu bloqueava ele ou eu nunca mais ia sair de casa, ela nunca deixou eu trabalhar, sempre mandou eu estudar, ela sempre faz chantagem e se faz de vítima também, só porq acordo e não dou bom dia ela fala que eu trato ela igual lixo e que ela e lixo não tem diferença, e fala a mesma coisa pra meu irmão de 12 anos, que nós não amamos ela e que não valorizamos tudo que ela faz. Eu vejo que ela é uma boa mãe, ela não é uma pessoa ruim só é possessiva demais controladora e quer estar sempre vendo tudo que estamos fazendo, quando eu fui dormir na casa da minha amiga( por um milagre) ela ligava e mandava mensagens toda hora 1 hora da manhã ela me ligando e mandando "o que esta fazendo?" E mandava sucessivamente durante um tempo até que eu falei q ia dormir e ela parou.
Ela as vezes fala besteiras que me ofendem, ela não mede as palavras e ainda quando fico magoada ela fala que sou sensível demais, e que ela falou aquilo porque estava brava e que a culpa sempre era minha, meu irmão discute com ela e ela fala que eu sou uma fruta podre que estou contaminando ele, e que ele é assim por minha causa, tudo é minha culpa e ela faz questão de dizer isso sempre, eu estava fazendo faculdade porém não era a que eu queria só fiz porque ela ficou na minha cabeça dizendo q era boa mesmo eu me impondo e dizendo que eu não queria essa e que queria fazer outra, reprovei, por falta e por nota porque estava desanimada e não era realmente a que eu queria, não me identificava em nada, ela descobriu , e falou q eu sou um desgosto, uma vergonha, que ela tem vergonha de mim, e nesse mesmo dia eu limpei a casa e ela falou que eu não faço nada direito, esses tempos atrás falei que iria embora por não aguentar esse controle todo sobre mim, ela gritou, chorou brigou comigo me bateu e falou que eu ia acabar com a vida dela, que ela pedia a Deus pra retirar a vida dela todos os dias por minha causa, e se algum dia ela for vai ser minha culpa e ela deixa claro isso.
Eu sempre falo que ela não deve falar essas coisas pra mim, e ela mesmo assim não ouve, ela nunca muda o jeito dela, eu saio ela não deixa eu ficar até um certo horário me manda mil mensagens e fala que eu não posso ficar lá e me busca na porta do lugar, depois grita briga comigo fala na minha cabeça por 1 hora e fala que eu não tenho maturidade nenhuma pra nada, que sou infantil, sendo que eu não faço nada, sempre tive medo de fazer as coisas, até de sair sozinha na rua por ela sempre me proteger demais, e falar um monte de coisas na minha cabeça me fazendo ter medo, eu já falei que tenho medo de falar as coisas pra ela mas nem eu sei por que, só quero me livrar dessa situação, ir embora de casa e construir minha vida, porém tenho dó por que sei que ela vai ficar triste, mas eu estou mal também em ficar aqui e passar por isso.
Ela também quer controlar minhas amizades e diz que ninguém é minha amiga " você não tem amigas, eu sou sua única amiga e só eu vou estar com você" xinga minhas amigas de nomes feios, e fala que odeia eu com uma das minhas melhores amigas, ela é realmente uma pessoa difícil de lidar e todo mundo sabe disso, não sei mais o que fazer.

A melhor resposta 19 JAN 2023

Olá Anônima! Obrigado por escrever. Há muito o que dizer em torno do seu texto. A questão básica é o conflito de gerações, envolvendo sua busca por superação da dependência e construção da autonomia. Sua mãe se baseia na ideia de que: "quem nunca comeu melado, quando come, se lambuza. Esse é o temor dela. Acontece que, segundo seu relato, você não experimenta oportunidades de trocas.
É preciso treinar a autonomia, é preciso treinar a independência, mas há perigos, é preciso estratégia, técnica, cuidado.
As mães e pais, a seu jeito, com seus erros e acertos, com suas coerências e incoerências, querem o bem de seus filhos.
Profissionalização exige, nos tempos atuais, cuidadosa orientação ocupacional, com profissional especializado.
Mães e pais controladores e superprotetores, embora não seja adequado, são motivados pela tentativa de proteger, de amar. É preciso sabedoria, sensibilidade, discernimento, diálogo, para superar essa passagem.
Estaremos a disposição para contribuir.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, primitivo, bárbaro, se faz um deles.

8607 respostas

19 JAN 2023

olá! você precisa de ajuda? Então agenda sua consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém