O que devo fazer sobre minha mãe ser extremamente abusiva e controladora?

Feita por >Emanuelle Polize l · 12 set 2017 Terapia familiar

Bom, meu nome é Emanuelle tenho 19 anos. Minha relação com minha mãe não é nada boa é veio piorando desde meus 14 anos. Minha mãe é uma pessoa que não aceita que nos saibamos mais que ela, quer controlar tudo, tudo que dizemos ou falamos e besteira ou não sabemos só porque temos Menas idade que ela... Bom tudo começou quando por uma infelicidade minha com 14 anos perdi minha virgindade com um jovem e até hoje ela joga isso na minha cara. Eu namoro e eu não posso ficar sozinha com meu namorado porque eu na cabeça dela estou tendo relações com ele e isso é inaceitável, sendo que estou a 4 anos com meu namorado. Eu trabalho , mas o salário que ganho e para juntar dinheiro para meu casamento e também comprar minhas coisas ( maquiagem, roupa...) Porque meu pai e ela não me sustentam nisso. Porém se eu chego em casa com alguma sacola diferente eu sou "obrigada" a compartilhar com ela o que eu comprei, se ela fica sabendo que eu abri conta em alguma loja de roupa na hora ela quer o cartão para tirar roupas pra ela ( isso porque meu pai ganha bem e eu não tiro nem um salário mínimo) e aí lá vou eu emprestar o cartão e ela muitas das vezes não acaba pagando as faturas e meu nome fica negativo . Meu nome já sujou diversas vezes por conta disso. Ela é compulsiva , parece uma criança mimada e aí se a gente fala não para ela, ela briga , vira a cara com a gente porque diz ela que eu moro na casa dela e tudo que tem dentro da casa dela é dela ou seja não tenho privacidade. Minhas coisas , maquiagens , sapatos novos tudo que eu compro eu tenho que dar ou emprestar para a minha outra irmã que já é casada , diz ela que minha irmã não tem o que eu tenho por isso tenho que dar mesmo. E aí se falamos que não está certo ela fica extremamente transtornada usa de base bíblica dizendo que filhos tem que honrrar pai e mãe só que ela não entende que eu já sou adulta , que eu tenho minha privacidade, minha intimidade. Eu entendo que eu tenho que respeitar a casa dela , respeitar meus pais e se for necessário ajudar em alguma coisa. Mas ela não me respeita , ela já disse diversas vezes que eu moro de favor dentro da casa dela, meu namorado não come em casa porque varias vezes ela me disse que ele é folgado e deveria pagar o que ele come dentro da casa dela. Sendo que várias vezes ela pediu cartão de loja para ele para tirar sapato para ela e depois não pagou e sujou o nome do meu namorado. E se eu digo a ela que ela não está certa em ficar emprestando cartão de loja ou o de crédito dos outros ou até mesmo o meu cartão e não pagar ela fica furiosa e se faz o de vítima. Tudo tem que ser do jeito dela porque eu moro aqui e até a calcinha que eu comprei com meu dinheiro e dela é e ela já disse isso diversas vezes . Eu me sinto invadida porque acredito eu que todos nós temos uma particularidade e minha mãe ela não respeita isso , age como eu tivesse três anos e ela ainda tem que controlar o que visto, o que eu vejo, o que eu como . Quer controlar até mesmo a forma que eu me relaciono com meu namorado . Tenho a sensação o tempo todo que moro de favor na casa de uma estranha. Meu pai não tem boca pra nada, faz as vontades dela sempre (um cego) mesmo sabendo que ela está errada. Por favor peço um conselho e me perdoem algum erro se ortografia .

A melhor resposta 12 SET 2017

Olá cara Emanuelle, o erro de ortografia aqui é o que de menos importa, o que realmente importa em sua narrativa é o quanto você sofre por conta da desestrutura familiar. Neste sentido a única solução é você trabalhar e estudar muito para conquistar o seu espaço e autonomia longe deste ambiente, já que é você a parte incomodada e quem está em desvantagem, porque sua mãe não vai mudar, até porque este é a forma que ela tem de marcar o seu território e dizer aqui é o meu território os incomodados que se mudem. Como não há a possibilidade de sua mãe fazer terapia psicológica quem tem que mudar é você, mudar de ambiente, procurar o seu espaço e não repetir as ações de sua mãe no futuro.
Espero ter ajudado e se o seu sofrimento estiver insuportável procure uma ajuda psicológica para trabalhar essas angústias.
Att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

3 OUT 2017

Emanuelle,
Nossa, que dificil. Imagino o quanto é desagradável estar em casa. Justo onde devemos nos sentir confortáveis e acolhidos.
Acredito que a unica maneira realmente seria uma terapia familiar, onde um mediador podera ajudar cada um a rever seu papel.
Nao abra mao de suas conviccoes e razoes.
Se sua mae nao aceitar uma terapia familiar, sugiro uma sessao de Constelacao familair. Ocorre numa unica sessao e podera ser reveladora. Leia sobre isso. Se estiver em Sao Paulo, posso indicar uma excelente equipe.
Márcia Alflen

Márcia Alflen Chirinea Psicólogo em São Paulo

35 respostas

13 SET 2017

Boa tarde Emanuelle,

Seu relato me passou uma angustia muito grande que você deve estar sentindo com esta relação. Uma coisa que me chamou muito atenção foi você colocar que "não tem três anos". Penso que até mesmo uma criança de três anos tem que ter sua privacidade, seus queres e sua individualidade. É importante que busque falar isto a ela de forma clara e objetiva e seguir com suas crenças. Penso que quando dizemos que não, mas a pessoa (principalmente adulta) faz birra e acabamos cedendo, ela vai acabar fazendo de novo, me entende? Tente ser firme nas suas convicções e explique a ela porque não irá emprestar as suas coisas a sua irmã ou a ela, que não deseja isso. Tentem chegar a um acordo. Se não conseguirem, sugiro uma terapia familiar para que o terapeuta possa mediar esta relação.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis