Minha mãe chegou ao extremo da esquizofrenia, o que fazer?

Feita por >Bianca · 23 dez 2021 Terapia familiar

Bom, me chamo Bianca tenho 18 anos, e não aguento mais a minha rotina. Eu trabalho em casa fiz o téc em enfermagem porém não posso trabalhar pq tenho que ficar de olho na minha mãe. Então fiz alguns cursinhos pra trabalhar como designer de sonbracelha etc... ela simplesmente resolveu expulsar meus clientes o nosso ganha pão, além do que ela sempre pega meu celular as escondidas pra ficar buscando algo que disse para me em criminar, tudo exatamente tudo é motivo de briga eu fui uma menina calma e aguentei muita coisa por ela até mesmo desistir dos meus sonhos pq a minha família fala que quem deve cuidar dela sou eu pois quem me gerou foi ela e bla, bla, bla. Mas eu não aguento mais as agressões verbais, físicas e psicológicas já que ela faz jogo emocional cmg. Então pela primeira vez surtei com ela hoje pois apesar de fazer tudo pra ela eu sou a palavra inútil em pessoa. Gritei e falei alto pois ela vez o favor de se meter em briga 4 vizinhos e eles nos processaram, pelo o menos ela tem os laudos dela pra comprovar mas eu estou exausta psicologicamente faz 8 anos que eu "limpo a barra dela" eu nem me lembro da vez em que recebi algum carinho, sou tão carente que uma vez alguém me desejou feliz aniversário e eu cai no choro. Coisa que ela faz constantemente com a minha irmã mais nova ela sempre demonstra isso e faz questão que seja na minha frente. Além de outras coisas. Meus pensamentos estão me sufocando a única coisa que penso é em morte.

A melhor resposta 27 DEZ 2021

Oi Bianca,
Cadê seu pai? Pelo visto ele não está mais junto...
Bianca, voce não nasceu para cuidar da sua mãe... é dever dela cuidar dos filhos... voce nasceu para se realizar, fazer, cumprir com o seu objetivo de vida. Voce, como a sua irmã, nasceu dela, mas não é dela.
Voce já tem 18 anos, tem o teu trabalho, dois trabalhos... precisa se dedicar a eles. precisa ser feliz, precisa sim sair de casa.
Não se deixe envolver pelo sentimentalismo, pelos boicotes que ela pode fazer contigo, um jogo emocional para te enfraquecer e não deixar que voce saia.
Simplesmente execute a ação, precisa fazer isso e deixar que ela resolva as suas loucuras, ela que faça psicoterapia para se ajustar, se harmonizar. Não é ficando ao lado dela que voce pode ajudar... ajudará muito mais, saindo de perto dela.
Por que não faz Psicoterapia?
Ela te ajudará, te auxiliará nesta etapa da sua vida.
Seja autônoma, seja fiel a ti mesma.
Abraços

5839 respostas

24 DEZ 2021

Olá Bianca! Grato por escrever. Fico sensibilizado com tua história. Aos dezoito anos, cuidar de uma pessoa com esquizofrenia, sem apoio de outras pessoas, é algo impensável. Não sei qual cidade você mora. Seja onde for, vá ao Serviço Social da cidade, OAB, às igrejas sérias (geralmente religiosos sérios não se ocupam com televisão ou arrecadação de dinheiro), outros familiares, mas tenha em mente que você não pode cuidar de tudo isso sozinha. Será importante, sendo consolidado o quatro sério que você citou, o respaldo do juiz. Tendo uma irmã menor, também será importante ter adequado cuidado que preserve a dignidade da tua mãe (doente), mas também a dignidade do desenvolvimento teu e da tua irmã.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.