Será que tenho esquizofrenia?

Feita por >Kachi · 22 jun 2023 Esquizofrenia

Sempre fui o aluno mais quieto da escola sempre isolado, parei de estudar aos 16 anos , depois ainda consegui trabalhar em mercado 1 ano mesmo quieto , depois aos 18 anos trabalhei como Auxiliar de produção em uma grande empresa ai que começou as coisas trabalhei 10 meses desse jeito quieto isolado sem conversar muito com as pessoas , quando chegou nos 10 meses ai começou na minha cabeça que as pessoas falavam mal de mim pro chefe , que riam de mim ai eu quis fugir dali pedi demissão isso em 2014 ai fiquei quase 1 ano em casa em 2015 consegui trabalho de novo mais continuei com isso com pensamentos que todos falava mal de mim que riam de mim eu nao conversava com ninguem fiquei 1 mes no trabalho e pedi pra sair , depois disso até hoje não trabalho nao tenho amizades tenho medo das pessoas penso que os vizinhos falam mal de mim que estão me observando , quando vejo um vizinho varrendo a rua tenho medo de sair e passar perto da pessoa tenho medo que conversem comigo quando saio por onde eu passo na minha cabeça fica uma voz falando que as pessoas tao falando de mim que tao rindo de mim quando eu passo , ja faz 9 anos que sou assim , quando chega gente na casa da minha mae eu me tranco no quarto , tambem não consigo olhar no olho das pessoas quando falam comigo , meu pai tem esquizofrenia paranoide , minha avó tambem tem , meu pai faz tratamento no CAPS. passei todos esses anos sem saber o que era tudo isso que eu tenho pensava que era timides mais agora pesquisando vejo que pode ser esquizofrenia .

A melhor resposta 25 JUN 2023

Se alguém da tua família tem esquizofrenia ou não, não vem ao caso...
Voce está preso a referências do passado, como foi educado, acomo aprendeu a interagir, influenciado pelas pessoas que te cercavam.
Agora voce precisa corrigir estas informações, colocar na tua mente outras referências mai adequadas com a tua realidade.
Precisa fazer Psicoterapia para conseguir isso; caso contrário, só vai ficar aumentando este problema.
Tudo é possível, desde que queira.
Pare de se julgar ou julgar outros... o problema só está na tua mente.
Abraços

5817 respostas

23 JUN 2023

Olá Kachi! Obrigado por escrever. Poder relatar essa percepção é um sinal importante. Certamente há sinais claros de medo das pessoas, de se sentir o centro do foco das pessoas. De outro lado, teu relato indica que você mesmo acha que esses sentimentos não encontram base na realidade. Será importante, muito importante, que a devida persistência, delicadeza e sensibilidade, você possa olhar para além dos olhos para um de nós, psicólogos, assim como ser olhada, ajudado, compreendido, apoiado, para que possa dar para as coisas, dimensões em medidas adequadas e realistas. Diagnósticos são menos importantes do que as pessoas. Ações de melhoras são modificadoras.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.