Diagnosticada com esquizofrenia paranóide

Feita por >Nique · 11 nov 2020 Esquizofrenia

Oi, boa tarde.
Tenho 27 anos de idade. A minha mãe é esquizofrênica paranóide, e quando ela tava grávida de mim ela foi agredida várias vezes. Quando nasci, a minha mãe teve eclampsia e eu nasci sem oxigênio. Durante a minha infância eu urinava muito na cama e eu não tive amigos na escola, pois eu sofria bullying. Eu sempre me destaquei na escola, sempre fui a melhor aluna da sala. No meu aniversário de 15 anos recebi a notícia que o meu pai estava preso. Ele ficou preso por 2 anos. Na minha infância eu era católica e frequentava também o centro espírita, pois a minha mãe era espírita. Quando o meu pai foi preso, quando eu tinha 15 anos, não sei se o senhor sabe, mas no presídio a igreja evangélica principalmente a universal, tem uns trabalhos de ajuda aos presos e ajuda assistencial as famílias, como advogados gratuitos e distribuição de cesta básica. Enfim, quando o meu pai saiu do presídio, ele se apegou a igreja universal, eu, o meu pai e a minha mãe nos convertemos a religião evangélica. Só que a partir daí nos meus 17 anos, eu comecei a ouvir vozes, entre outras coisas e fui diagnosticada com esquizofrenia paranóide, depressão psicótica aguda e transtorno de ansiedade generalizada. Eu estava cursando a faculdade de TI e tive que sair, depois eu passei pra uma federal e tive que largar pois estava muito doente, eu ainda não tinha aceitado tomar os remédios. Nunca consegui um emprego, eu hoje tenho 27 anos, não trabalho, não estudo, engordei muito, estou com 138 quilos (o meu peso ideal é de 60 quilos), tomo remédios fortíssimos, não tenho ânimo pra fazer nada. Fiz vários cursos e até hoje não consigo uma colocação no mercado de trabalho. Durante o tempo em que estava em crise eu frequentava todos os dias a igreja evangélica, eu estava muito fanática, quase fui internada. A minha pergunta é a seguinte: recentemente eu vi um vídeo de uma pessoa dizendo que algumas pessoas desenvolvem esquizofrenia na igreja evangélica e eu gostaria de saber se isso é verdade, porque desde quando eu entrei na igreja evangélica, a minha vida só anda pra traz, e eu tô achando que fiquei esquizofrênica por causa da igreja. Sempre acho que tem alguém fazendo macumba pra mim, eu não evolui em nada na vida, todos os meus colegas que estudaram comigo já se produziram na vida e eu não consigo avançar. Será que é verdade que a igreja evangélica pode ocasionar esquizofrenia em uma pessoa?

A melhor resposta 12 NOV 2020

Nique, sou Geime Rozanski – Psicoterapeuta
Parabéns pela força e coragem que estás demonstrando.
Desde o nascimento enfrentou a dura realidade da vida... Foi diagnosticada com esquizofrenia, depressão, ansiedade... estás sendo vítima do meio ambiente. O meio, o sistema te coloca numa caixa (Esquizofrenia ou Depressão ou Ansiedade) e passa a te tratar como tal...
Pode refazer-te, pode recuperar-te se demonstrar a mesma força e coragem pode perder o 60kg que tem a mais. Mas para isso, precisa fazer Psicoterapia para entender todo este processo e não continuar sendo vítima de forças externas a ti, seja igreja, família ou sociedade.
Você é vida e energia e tem o poder de criar a tua realidade, precisa deixar de ser comandada por outras influências. Ninguém consegue dobrar-te se você não permitir; Ninguém consegue influenciar-te se você não permitir.
Por outro lado, até mesmo uma mosca pode te matar se você ficar com medo e aceitar que ela tem o poder de te matar.
É você que permite toda esta interferência em ti. Você precisa mudar. Você pode se transformar no que quiser, desde que decida.

5817 respostas

15 NOV 2020

Nique. Os seus motivos para justificar sua esquizofrenia que vc diz q tem não tem fundamento científico. Procure ajuda profissional. Abs Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

12 NOV 2020

Olá Nique! Grato por escrever. Precisamos respeitar a fé das pessoas, mas quando elas procuram igrejas diferentes por dificuldade, o que está determinando a procura é a dificuldade e não a fé. De certa forma, a igreja (povo de Deus) acontece muito mais dentro das pessoas do que nos templos que frequentam. O fanatismo e excesso em qualquer religião, escola, assim como hábito por jogos, redes sociais, internet, bebida, drogas e assemelhados, implica fragilidade da personalidade. Poderíamos dizer que Deus colocou nas pessoas capacidade de análise, autonomia de julgamento entre o bem e o mal, troca de aprendizados culturais. Na verdade você está se sentindo insegura e buscando soluções fora de você, em bases que não podem agir por você.
Você precisa fortalecer tua identidade, autoconfiança.
Uma sugestão: pelo relato você, tendo sido estudante destacada, precisa desenvolver confiança em si mesma, emagrecer, provar que sabe trabalhar.
Concursos públicos costumam ser mais democráticos quanto à possibilidade de demonstração dos saberes cientificamente consolidados.
A forma de procurar a igreja que você relatou, indica a fragilidade anterior à busca. A forma de ser conduzida, nas igrejas, geralmente realizadas sem respaldo da Ciência, faz as pessoas demorarem a procurar os recursos da Ciência, agravando o problema. A fé inicial, muitas vezes, acaba por camuflar o agravamento do problema.
Procure por um de nós, psicólogos. Te ajudaremos, via condução científica, na condução da essência da tua identidade.
Espero ter ajudado.
Estarei à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de iminente segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.