Autismo ou esquizofrenia?

Feita por >Paulo · 14 jul 2017 Autismo

Meu irmão de 5 anos é diagnosticado com autismo, certa vez comecei a pesquisar sobre o assunto (estou sempre em busca de novos conhecimentos rsrs), porém, logo que comecei a ler sobre o assunto, me deparei com várias características que já tive ou tenho (principalmente quando li sobre síndrome de Asperger), como por exemplo; enfileirar e empilhar coisas, prefiro mais estar em casa do que com outras pessoas, quando saio com determinado grupo de pessoas, sou o que sempre fica “de canto”, me mostro um pouco indiferente à varias situações... tipo “não ligo”, não gosto de correr (me acho um pouco desajeitado), gosto de assuntos que nem todos tem interesse como; teorias da conspiração, sociedades secretas, astronomia, guerras, política, filosofia, bizarrices e mistérios em geral.

Pesquisando um pouco mais, ao acaso também me deparei com alguns sintomas um pouco mais “sérios”, que seria os sintomas iniciais de esquizofrenia, alguns sinais que pude ler em vários sites eu possuo, outros não; desde à algum tempo, tenho tido certas dificuldades de memória, desânimo, desinteresse em trabalhar e dar continuidade à faculdade (sou estudante de T.I), tanto que tinha pensado até em suicídio, tinha até escrito uma extensa carta (escrever é um dos meus hobbies), mas não na intenção de despedida, mas sim para enfatizar que eu não estava e não estou envolvido com baleia azul ou estado islâmico, para mim seria um grande desgosto pensarem isso de mim se eu realmente “partisse”. Estou em “clima de guerra” com meus pais... Falamos apenas o necessário, de resto fico no meu quarto ouvindo músicas ou escrevendo pelo notebook, qualquer coisa além disso, é motivo para minha raiva por não querer falar com eles. Ultimamente tenho andado preocupado, pois sempre fui um cara sonhador, que vive 98% no mundo da imaginação e o restante no mundo real (isso desde os 12 anos de idade), às vezes falo comigo mesmo em minha mente, me imagino de várias formas e em várias situações (mesmo sem estar nos padrões de minha personalidade), sempre tenho a impressão de que todos ao meu redor estão me encarando, uma “mania” que também tenho desde os 12 anos de idade (atualmente possuo 20), é a de sempre tomar banho sem rodo ou vassoura por perto, não sei a melhor forma de dizer isso, mas não tomo banho em suas presenças por achar que de alguma forma estão me olhando.

Eu possuo síndrome de Asperger, estou nos estágios iniciais ou intermediários de esquizofrenia, ou não possuo nenhum deles?

A melhor resposta 15 JUL 2017

Boa noite Paulo.

Tanto o autismo quanto a esquizofrenia são diagnósticos delicados, e na maioria dos casos, necessitam de um trabalho extenso por parte dos profissionais para se chegar a algum deles, não sendo possível um responder sua pergunta a partir do seu relato. Na Internet encontramos muitas informações úteis, mas também existem muitas informações equivocadas ou distorcidas.

Caso esteja preocupado com a possibilidade de possuir alguma questão mais séria em relação a sua saúde mental, o mais indicado é procurar um profissional qualificado para que ele possa realizar esse diagnóstico.

Estou a disposição.

Atenciosamente

Bernardo Dolabella Psicólogo em Belo Horizonte

18 respostas

12 JAN 2023

ola! se você estiver precisando de alguma ajuda envolvendo autismo eu posso lhe ajudar, pois tenho experiência em atender pessoas com autismo e tenho pós-graduação nessa área

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 JAN 2023

ola! Você precisa de ajuda? então é só agendar comigo que eu lhe responderei e marcarei da forma mais rapida possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

10 JUN 2021

olá! Eu posso lhe ajudar. Tenho Experiência em atender pessoas com autism. Se precisar de ajudar é so entrar em contato

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém