Fracasso como mãe e dona de casa

Feita por >Gabriela · 11 set 2023 Abordagem psicológica

Oi tenho 21 anos, não tive uma infância fácil tenho uma irmã com PC, mãe com diabetes e pai com esquizofrenia paranoide desde pequena presenciei muitas coisas e minha mãe nunca foi das mais carinhosas. Quando saí da casa de meus pais para morar com meu marido tive muitos problemas a mãe que me deixava de lado começou a me dar atenção e a se importar ao um ponto que chegava a ser extremo e gerou problemas no meu relacionamento bom mas enfim teve uma época a qual estava com tantos problemas no relacionamento que minha mãe me disse as vezes um filho una vocês etc... Então começamos a tentar ter um filho quando soube que estava grávida fiquei feliz mas a felicidade durou pouco logo parecia que estar grávida era um tormento estava morrando na casa dos meus sogros e a situação do meu relacionamento só piorou pois chegou um período o qual perdi a vontade de ter relações com o meu marido e isso o frustrou imensamente e o mesmo na época não conseguiu compreender pouco depois mudamos para uma casa de aluguel e continuavamos na mesma sem ter muitas relações e isso foi desgastando o relacionamento para piorar pouco depois de mudarmos meu marido perdeu o emprego tivemos que receber ajuda de parentes mas graças a Deus conseguimos nos recuperar só que infelizmente o serviço onde meu marido estava não era certo apenas o seria se ele aceitasse viajar e com isso minha mãe insistia para o mesmo trabalho viajando mas ele não queria e eu ficava no meio disso as vezes devido a muito ouvir falando também etc... E bom a esta altura eu me via como grávida em uma casa de aluguel que eu tinha que manter e na época até que eu mantia bem hoje já não consigo fazer o mesmo que naquela época e estudando na época fazia Pedagogia estava no segundo ano. Bom enfim com tudo isso minha filha nasceu na época amei não queria me desgrudar dela queria ficar com ela sempre amava amamentala e ficar com ela o tempo todo mas após passar o resguardo os problemas para ter relação voltaram, meu marido estava em outro serviço e eu já não tinha mas a mesma disposição de antes para levantar de manhã deixar a marmita feita não tinha vontade de fazer comida nem de limpar a casa e esse desgosto com a casa persiste até hoje e já não sei mais o que fazer mas bom deixar isso mais pra frente né enfim voltando da onde estava estava desgostosa com a casa sem vontade não mas era uma boa mãe até que um dia minha filha caiu da cama chamei minha mãe no desespero e quando ela chegou me deu tapas me xingou de maldita etc e disse que eu era uma péssima mãe desde então eu escuto muito isso de todos você é uma péssima mãe não cuida da sua filha não suporta dar mama não suporta ficar com ela não cuida dela etc... Atualmente todos os problemas de antes com a minha mãe sumiram os das relações sexuais também, os relacionados ao financeiro também. Mas pode ser errado o que vou dizer ultimamente fico pensando que será que quis ter um filho porque minha mãe queria e me incentivou etc pois não me sinto preparada para ser mãe e não me sentia mas fui tive minha filha porque quis mas ultimamente fico extremamente cansada e exausta as vezes quando chego do serviço paço direto por ela pois não quero mais dar peito não quero mais ouvir choros etc estou tentando melhorar e estou me esforçando mas acho que não estou conseguindo grandes resultados pois ainda hoje levei sermões e ouvi que meu marido está ficando cansado bom mas enfim. Agora retornando a casa a 8 messes comecei a morar na casa dos meus sogros e durante a semana não ajudo com a casa e também não tenho vontade aos finais de semana ajudo muito pouco e minha única função é com o quarto onde durmimos e com as nossas roupas e não tenho vontade de arrumar o quarto também ou seja o problema persiste e eu me sinto extremamente cansada a noite não durmo direito e levanto as 5h da manhã para trabalhar e chego às 14h da tarde minha filha sai da creche as 15:30h o avô dela a busca pois geralmente neste horário estou dormindo atualmente não estou mais estudando parei Pedagógica no terceiro ano e entrei em serviço social e saí no segundo ano que seria esse não consigo me encontrar profissionalmente nem como mãe, e muito menos como dona de casa e tenho que melhorar eu preciso melhorar minha filha está crescendo e crescendo traumatizada e conseguimos financiar uma casa se eu não estou conseguindo lidar com um quatro como vou voltar a lidar com uma casa preciso de ajuda algum conselho por favor qualquer coisa, digo que estou bem mas na verdade não estou estou triste descontente pensando no que minha avó me falou sobre ter sentado na graxa quando resolvi ter um filho ainda estudando e sem estar estabilizada e atualmente eu me vejo exatamente como ela falou sem objetivo sem uma profissão ainda é sem ter me formado em nada ainda e também sem ter vontades.

A melhor resposta 16 SET 2023

Olá Gabriela,
Pelo seu relato tem muitas questões que você precisa elaborar e a psicoterapia é a melhor opção para você neste momento. Quanto mais tempo esperar, mais complexo fica. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

12 SET 2023

Olá Gabriela! Obrigado por escrever. Realmente você precisa de ajudar para reorganizar as coisas, reavivar teus objetivos, sonhos, metas e necessidades. Escrever aqui é um sinal e luta para modificar as coisas. Certamente que estudos, na atualidade há muitos, de diferentes graus, profundidades, especializações. É preciso formar certa convicção para vivenciar aprofundamento até a conclusão dos estudos.
Será importante, muito importante que um de nós, psicólogos, possa, com você, avaliar mais profundamente a história que você descreveu aqui.
Estaremos a disposição. Venha a algum de nós, psicólogos, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8634 respostas

12 SET 2023

Olá, Gabriela, sinto por sua situação.

Muita coisa aconteceu com você em tão pouco tempo, é de se esperar um pouco de instabilidade.
Muita pressão colocada sobre você, tanto por sua mãe, como marido, ainda mais com o desgaste descomunal que um bebê causa nos pais (principalmente na mãe). Quando se encontra sem apoio, a situação pode piorar drasticamente.

Aos 21, sem experiência como mãe, ouvir uma ofensa da mãe por um deslize tão comum e sem gravidade é muito pesado. Entendo seu sofrimento.

Mas, a boa notícia é que você, apesar da forma que se sente, tem condições de mudar sua situação! Algumas sessões de terapia podem ser bem esclarecedoras e ajudar a entender o que se passa contigo, a mudar e ressignificar toda situação. Claro que leva um tempo, mas o resultado é duradouro e eficaz.

Se quiser conversar, fique à vontade para me chamar.

Desejo tudo de bom,
Rafael Silva
CRP 06/190176

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo