Me sinto uma fracassada

Feita por >Sara · 30 jun 2023 Desenvolvimento pessoal

Oi... Estou escrevendo isso pois acho que minha vida virou de cabeça para baixo após perder minha mãe para o câncer há dois anos... Antes, eu vivia cheia de sonhos, sonhava em fazer faculdade de fisioterapia, casar e ter uma família. Já tenho 23 anos, e nada na minha vida andou. Tento vestibulares e Enem todo ano, mas nunca consigo tirar uma nota suficiente. Acho também que tenho azar no quesito amor, já que todos com quem me relaciono em um momento vão embora. Não consigo emprego, apesar de enviar currículos incansávelmente todos os dias, o que me deixa pior ainda, pois quero ajudar meu pai com as despesas, e não posso. Não sei mais o que fazer. Fico observando minhas amigas conquistando vários sonhos, faculdades, empregos renomados e se casando, e eu, ainda não conquistei coisa nenhuma. Me sinto perdida... vazia... uma fracassada...
O que deveria fazer, quando já não tenho mais esperança?

A melhor resposta 5 JUL 2023

Oi Sara, primeiramente eu sinto muito pela sua perda. Em segundo lugar você relatou várias coisas e cada uma delas precisaria ser avaliada individualmente e depois avaliar como o seu estado emocional afeta a todas elas. A forma como nos sentimos e pensamos acaba influenciando nosso comportamento, então se a pessoa estiver, por exemplo, com o humor rebaixado, triste, desanimada, ela vai tender a ver o mundo dessa maneira, e poderá ter o que chamamos de distorções cognitivas, como por exemplo, ignorar outras coisas positivas e ver só aquilo que considera ruim/ negativo. E é compreensível ver o mundo de uma forma mais negativa quando não estamos bem, mas devemos parar e pensar em como nosso humor afeta nossa visão do mundo. Sara, a vida é feitas de tentativas, algumas dão certo logo, outras levam tempo. A questão do vestibular por exemplo. Se você faz a prova ansiosa, cheia de expectativas, nervosa e preocupada, o seu desempenho não vai ser bom, independente do quanto que você estudou. Então, se for esse o caso, você pode aprender a acalmar mais a mente. Tem muitos vídeos no Youtube ensinando meditação, pratique diariamente. Invista no seu estudo e na sua formação profissional, isso vai abrir os caminhos da sua vida para coisas melhores. Nem sempre estamos bem, saiba perceber isso e procure o que for necessário para melhorar. Evite se comparar com os outros, cada um tem sua jornada, seus percalços, desafios, etc. Pense nisso e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

3 JUL 2023

Olá, querida. Você pelo visto não tem permissão para seguir e fazer sua própria vida , pois está muito ligada a sua mãe ainda. Ela se foi da Terra mas aí está aí , é como se quisesse a permissão dela pra seguir e como sente que não tem, sua vida estagnou. Quer ajudar teu pai, mas pra que ele precisa da tua ajuda? Por que ele não segue a vida dele? Percebe que é como se você não tivesse permissão pra sair de casa? Se tu conseguisse tudo isso aí que sonha, já não estaria mais tentando ajuda-lo não, pois cuidaria da sua própria vida. Tem sentimento de culpa aí, queria ter feito mais pela tua mãe, como ela se foi, você se sente na obrigação de estar do lado dele e ai tua vida não vai pra frente. Por isso, também ninguém fica do teu lado. Quer entender mais sobre isso e mudar tua vida? Precisa limpar teus núcleos aí de dependência emocional, enquanto não se limpar, ninguém fica na tua vida e nenhum desses sonhos sairá do papel. Entra em contato comigo.
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

3 JUL 2023

Sara,
Tudo está adando certo como deve ir... voce está sendo agraciada pela vida, mas não percebe e se julga fracassada.
Voce está apenas com 23 anos, voce precisa iniciar ser dona das tuas escolhas e decisões... voce está fazendo de acordo com as chances que o sistema oferece: vestibular, emprego, ENEM, casar, ter uma família, etc.
Como a Vida pode estar querendo te despertar?
Se não está tendo sucesso na escolha do amor, talvez não tenha que se preocupar agora, a vida te quer para mais...
Se não consegue emprego, talvez porque a vida te quer para outras coisas superiores a empregos;
Se não consegue ajudar teu pai, talves seja porque não deves ajudar teu pai, ele precisa despertar para mais;
Não deve se comparar aos outros, cada um tem a sua missão de vida e voce tem a tua missão.
Precisa descobrir essa missão.
Se não consegue fazer Psicoterapia agora, para ser auxiliada, faça voce mesma psicóloga de si mesma:
Não dependa de nada e de ninguém;
Identifique teus talentos, são as ferramentas que a vida te deu, através das quais podes cumprir com a tua missão de vida;
Ofereça trabalho, coisas que voce faz bem feito e gosta de fazer. Muitos empreendedores começam suas atividades sem depender de faculdades. Depois, mais tarde podes buscar conhecimentos que voce precise para implementar as tuas tarefas.
Voce não nasceu para ser esposa, nem mae, nem universitária embora possa ser tudo isso; primáriamente veio para se realizar e ser feliz. Faça o teu próprio caminho, não ande pelos caminhos que outros te oferecem, geralmente estes caminhos não te dão prazer.
Todas as experiências são lições de vida. aprendizagens, nenhuma pode ser considerada fracasso.
Só serão fracassos se voce se colocar como fracassada.
Cada problema é um novo desafio para voce; e, se ele está aí, é por que voce já tem a capacidade de resolver.
Abraços

5840 respostas

1 JUL 2023

Oi Sara! Que bom que você escreveu! Com vinte e três anos, há muita coisa a se fazer. Vamos a algumas ponderações. As ações, somente as ações modificam a vida. Elas (ações) precisam ser precedidas de análise amadurecida, mas os planos precisam ser praticados. Primeiro, estude com método, persistência, regularidade. Não há como errar: em dois anos, certamente você passará no vestibular de uma escola pública. Trabalho, parece não ser hora de ser prioridade. Passar no vestibular de faculdade pública, séria, consistente é a prioridade. Amor não pode ser movido por sorte ou azar, mas não é tempo agora. Namoro é construção.
Não engane a si mesma. Claro que você tem esperança. Por ter esperança escreveu aqui. Somente precisa movimentar-se com continuidade e comprometimento, com estratégia e técnica, pelos próximos dois anos.
Estarei a disposição para te ajudar.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.