Pergunta sobre pânico

Feita por >Luana · 6 jun 2022 Pânico

Minha pergunta é um pouco longa mas eu preciso urgentemente de uma resposta.
Bom quando completei 8 anos, eu tive a minha primeira crise de pânico. Porém como era criança não sabia o que estava acontecendo, mas desde então nunca mais parou de acontecer, eu tinha crises todos os dias.
Atualmente tenho 18 anos e não tem sido diferente, porém como agora estou precisando seguir minha vida sozinha como por exemplo trabalhar, eu não estou conseguindo porque sempre dependi dos meus pais.
Isso está me atrapalhando, eu passo por psiquiatra e psicólogo só que não tem adiantado e eu estou com um medo estranho de surtar ou ter esquizofrenia, não sei porque.
E eu sempre reparei que nas crises o meu coração disparava porém eu nunca dei muita atenção, porque antes o foco da minha crise era outro, como por exemplo medo de morrer, medo de vomitar, desmaiar etc. Mas depois que meus pais descobriram problemas no coração (meu pai arritmia e minha mãe insuficiência cardíaca grave) eu passei a dar atenção para esse sintoma e resolvi medir um certo dia, e estava muito elevado (160bpm) e isso me deu um choque a mais do que já estava tendo no pânico e minha pressão acabou subindo e então gerou um certo trauma.
Qualquer coisa meu coração acelera, eu fiz exames mas não consta nada, passei por 3 cardiologistas e os eletros não deram nada mas o medo persiste.
Hoje foi meu primeiro dia de emprego e isso está me causando sintomas estranhos e eu estou com medo de ter esquizofrenia, mas eu não sei o motivo disso.
Eu simplesmente encanei com isso....
Meu pânico está relacionado ao medo excessivo de doenças e morte e minha psicóloga me diagnosticou com hipocondria.
Eu queria muito saber se tudo isso que estou passando um dia vai melhorar ou ir embora de vez, porque está sendo muito difícil tentar fazer minha vida... Isso me bloqueia muito
É meu primeiro emprego e eu já estou querendo abandonar mas estou sendo muito forte.
Já são 10 anos convivendo com isso e está cansativo.
Se alguém leu até aqui e puder me dar qualquer resposta eu vou agradecer muito.
Eu preciso de uma luz.

A melhor resposta 7 JUN 2022

Um ataque de pânico é um fenômeno físico que acontece devido a um nível extremo de ansiedade, sendo por isso muito importante reconhecer desde cedo os primeiros sintomas que geralmente surgem. O tratamento natural para a Síndrome do Pânico pode ser feito através de técnicas de relaxamento, atividade física, acupuntura, yôga. Esta síndrome é caracterizada por alto nível de ansiedade e por ataques de pânico que surgem de repente, provocando sintomas como suor frio, palpitações cardíacas, tontura, formigamento e tremores no corpo. Os ataques costumam durar cerca de 10 minutos mas a pessoa tem a sensação de ser bem mais, podem ser evitados através de tratamentos.
As técnicas de relaxamento são utilizadas para acalmar o corpo e distrair a mente do ataque de pânico, podendo serem usadas diariamente ou durante os primeiros sinais de uma crise.
Vou lhe ensinar como fazer a técnica do relaxamento:
Para controlar um ataque de pânico ou as crises de ansiedade, é importante respirar profundamente, ir para um local onde a pessoa se sinta segura e, se possível, tomar um pouco de ar fresco, tentando sempre manter a calma. Além disso, é também muito importante não focar a atenção na ansiedade, desconforto, náusea, agitação e tremores que se possa estar sentindo, pois assim é possível relaxar mais facilmente.
Respiração lenta e profunda
Respirar lenta e profundamente ajuda a aliviar a falta de ar e a reduzir a frequência cardíaca, devendo seguir os seguintes passos:
• Sentar com a coluna ereta ou ficar de pé com o corpo reto;
• Fechar os olhos e colocar as mãos sobre a barriga;
• Inspirar o ar contando até 5 lentamente, estufando a barriga para enchê-la com o ar;
• Expirar o ar também contando até 5 lentamente, liberando o ar da barriga e contraindo os músculos desta região.
Deve-se repetir esse processo por 10 vezes ou durante de 5 minutos.
Em casos mais graves pode ser necessário fazer tratamento com um psicólogo em sessões de terapia comportamental.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

7 JUN 2022

Olá Luana, espero que esteja tudo bem com você.

Sim, é possível você conseguir estados emocionais e mentais mais satisfatórios e que não atrapalhem seu desenvolvimento saudável em várias áreas de sua vida, como profissional, familiar, afetiva, social. Embora diagnósticos possam ser importantes em alguns casos, pois traz clareza sobre o que está acontecendo, principalmente para o paciente, eles podem ser superficiais e não darem conta de contemplar toda a complexidade de teu ser, e nem serem propositivos na hora de criar estratégias para que você possa ultrapassar esses sentimentos e comportamentos que descreve. Se você já fez diversos exames no coração, e eles não apresentaram alterações significativas, então realmente você não deve ter nenhum problema mais sério neste órgão. O que você sente no coração é justamente uma respostas fisiológica de seu organismo para a situação de pânico que vivencia e que descreve em seu relato. O acompanhamento com um profissional de psicologia deve ser prioridade em seu caso, no entanto, é preciso que o trabalho seja feito com um profissional que você tenha empatia, e que possa estabelecer uma boa relação terapêutica com você, em busca de ultrapassar esses estados que descreve. Com comprometimento de sua parte para com seu tratamento, e com um bom acompanhamento de um Psicólogo, ao passar do tempo você vai poder estabilizar essas reações extremas que tem sentido, construindo novas e mais saudáveis formas de lidar com sua vida, em um caminho adequado para seu desenvolvimento pessoal. Parabéns pelo seu novo emprego, você está indo bem, o caminho é esse. Para uma mudança fisiológica, também é necessário uma mudança de atitude mental, e isso é totalmente possível com treino e acompanhamento adequado.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

7 JUN 2022

Olá Luana199! Obrigado por escrever. O que você escreveu se assemelha - aos oito anos - com crise própria da leitura de mundo, que em certas áreas, crianças, pelo pouco entendimento do mundo e da vida, fazem. O coração disparar, a respiração ficar mais rápida, são sinais naturais e necessários do organismo, em situação de ansiedade. Os primeiros dias de trabalho, especialmente no primeiro emprego, são muito tensos para praticamente todas as pessoas que levam o trabalho a sério. O segredo está em persistir até as coisas darem certo, partindo da ideia de que a maioria consegue se adaptar, acostumar com formas de temperar seu jeito pessoal com as exigências do trabalho. Certamente, persistindo você conseguirá.
Converse com seu psicólogo. A sensação de que não está adiantando, pode, muitas vezes, estar relacionada com as constantes transformações de determinada idade. Com o amadurecimento, tanto você, quanto as coisas, deverão tender a se estabilizar.
Pessoas são sempre muito maiores do diagnósticos.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão ativas. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "líderes religiosos" gostam é de dinheiro, são atores, falsos, opositores do conhecimento - preste atenção.
Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças. Use máscara, mantenha distanciamento, elimine criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

7 JUN 2022

Bom dia Luana, sou Nilce psicóloga, psicanalista,vi sua mensagem, e vou dá o meu ponto de vista dentro do que eu compreendi da sua mensagem, você diz que sofre de Pânico desde os 8 anos de idade, nessa época foi feito algum acompanhamento com você, foi trabalhado a hipótese de um trauma? Ou seja no seu histórico de vida até os 8, você sofreu algum choque emocional? o pânico que você vivi hoje pode está relacionado a algum evento traumático vivenciado por você nesse período, o choque traumático, é estado ansioso expectativa recorrente de reviver uma experiência que tenha sido muito traumática, exemplo: assalto, acidente grave, agressões físicas verbais etc. Pode até não ter acontecido necessariamente com você, você também pode ter apenas presenciado. Espero ter lhe ajudado e eu lhe recomendo retornar as terapias e trabalhar encima dessas hipóteses.

Nilce Baltazar Psicóloga Psicólogo em Santarém

1 resposta

7 JUN 2022

Olá Luana.
Grata por sua participação aqui.
A ansiedade faz parte da vida humana. Ela serve para nos alertar de perigos. No seu caso a Ansiedade está descontrolada e dando alarmes falsos e fora de contextos que são as crises de pânico que descreveu. Nessas ocasiões você fica capturada por essas idéias irracionais que interferem no seu comportamento e desenvolvimento. Você precisa conversar com o seu psiquiatra para fazer os ajustes nas doses dos medicamentos para este momento que está passando. Siga à risca as indicações do seu médico e retorne sistematicamente às consultas. Confirme com ele também o diagnóstico de Hipocondria se isso pode lhe dar mais segurança e para o seu autoconhecimento. Quanto ao desenvolvimento de habilidades para prevenção dos ataques de Ansiedade e enfrentamento de sintomas, já fez terapia com a TCC- Terapia Cognitiva comportamental? Na TCC você aprende na prática exercícios e técnicas que podem prevenir os ataques ou ajudar muito a passar pelas crises agudas que porventura ainda acontecerem. Você precisa ter disponibilidade para participar ativamente no processo de terapia regularmente. Espero tê-la Ajudado.
Maria Nair de Castilho
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

7 JUN 2022

Oi Luana,
Pânico é sintoma de Bloqueio Emocional... sempre que na vida presente faz contato com a causa original o Pânico aparece. Isto não é mau, é apenas um aviso que precisa resolver, precisa curar, compreender, precisa resolver. Continuará com o pânico até você resolver isso. Não tem nada a ver com problemas de pressão, problemas cardíacos, nada disso... não canalize as energias para este problema, pouco importa de os pais tem isso. Teus pais tem os problemas deles que eles devem resolver. Anule a informação de que possa ser hipocondria....
Teu problema é emocional, precisa ver as causas e possivelmente seja de outras vidas. Precisa fazer Psicoterapia e Regressão para ver as causas e corrigir, curar. Resolver.
Luana, estamos aqui para resolver nossos problemas, estamos aqui para evoluir.
Que bom que os conflitos veem ... assim, podemos resolver e evoluir, crescer.
Não se assuste com o Pânico, apenas te conecte contigo mesmo e perceba que assunto desencadeou o pânico... o conflito emocional está relacionado a este tema. Basta ter uma atenção em ti mesma. A ameaça não existe na realidade, só existe na sua mente... então, não siga a sua mente, acalme teu coração, diga para ti mesma que está tudo bem.
O pânico apareceu quando tinha 8 anos porque já nesta idade, já tinha capacidade para resolver; caso contrário, não teria aparecido.
É ótima a ideia de você seguir a SUA VIDA SOZINHA... De agora em diante, você é pai de ti mesma; você é mãe de ti mesma; deve, passo a passo, resolver todas as tuas carências, tua dependência emocional para poder exercer o teu potencial de liderança. E o caminho primeiro é resolver esta questão emocional que te causa o pânico; depois, outras coisas virão.
Lembre-se de que, os conflitos, os problemas são proporcionais ao quântico que queres ser na vida.
Você veio através dos pais, mas não é deles e as respostas se devem à sua vida.
Também precisa ter o cuidado de não se deixar dominar pela orientação do sistema (de ensino, da religião, das crenças, da cultura). Você está num sistema, mas não é do sistema.
Assim que puder, faça Psicoterapia, autentique-se para ser de acordo com as coordenadas da vida e não do sistema.
Abraços

5817 respostas

7 JUN 2022

Bom dia Luana,
Pelo visto vc já faz tratamento com psicóloga. É importante que você continue. Você já foi ao cardiologista e não tem problema cardíaco. Acontece que em algumas situações é normal que o coração acelere, é uma resposta fisiológica do corpo em várias situações de estresse e isso vai acontecer independente da sua vontade. O coração é comandado pelo sistema nervoso autônomo, ou seja, ele trabalha sozinho de acordo com as percepções do nosso cérebro.
Porque você acha que tem esquizofrenia? E como isso estaria ligado a sua síndrome do Pânico. Gostaria de entender como é que você ligou uma coisa a outra, e escutar um pouco melhor o que vc tem a dizer sobre tudo isso. Acho que vc pode pensar sobre isso junto com a sua psicóloga. Pode pensar também o que essa crise de Pânico tem a ver com situações difíceis que se apresentam para você, o que te faz sofrer tanto que o seu psiquismo recorre a isso? É difícil dizer se isso vai melhorar ou parar se não conheço a sua história e não é comigo que você trabalha as suas questões. É importante que você continue com seu tratamento.
Obrigada por compartilhar!

Juliana de Lucca Psicóloga Psicólogo em Palhoça