Quero me matar, mas chega na hora fraquejo sempre que penso na minha mãe

Feita por >Gustavo · 25 abr 2023 Abordagem psicológica

Olá, já pesso desculpas pelas palavras, venho de uma família um tanto quanto separada, dês de pequeno quando sai do orfanato minha mãe e minha avó sempre brigaram, porém sempre se ajudaram, por muitos motivos elas brigavam, mas no final da vida da minha avó ela se reconciliou com minha mãe, eu e meu irmão crescemos no meio desse confronto todo, eu sempre do lado da minha mãe, ele sempre do da minha avó, depois de tantos anos assim nunca conseguimos olhar na cara um do outro direito, falar ou desenvolver algum tipo de afeição, ele me maguou muito e eu a ele também, mas eu tinha passado uma borracha nisso porque queria outra coisa pra mim, queria recomeçar e ir embora de lá quando ficasse maior de idade, e assim foi, minha avó adoeceu e minha mãe começou a cuidar dela, foi muito difícil porque nessa época meu irmão tinha abandonado a gente pra ir atrás da atual esposa em um momento onde a família era pra estar reunida pra cuidar da vó, até porque ele era o mais próximo dela então fiquei surpreso dele não estar ali junto na partida dela,nunca consegui perdoar ele, eu não entendia muito tudo que tava acontecendo,1 semana depois que ele partiu minha avó faleceu e meu irmão só voltou pra missa de 7 dia, quando dei por mim ele e minha mãe já estavam um brigando com o outro pela casa da Vó, ele por que iria casar e queria a casa pra ele e ela por que era a filha e herdeira e queria vender pra se mudar pra outro lugar, no fim das contas meu irmão entrou na casa da minha avó e acabou ficando lá com a mulher dele, minha mãe e ele começou a brigar na justiça e parece que o que tinha se resolvido entre minha vó e minha mãe, apenas tinha começado entre meu irmão e minha mãe, eu n queria fazer parte disso tudo e fugi, os anos passaram e as coisas pioraram, minha mãe foi expulsa da própria casa pelos dois, e tem que lutar na justiça pra ter o que é dela por direito de volta, isso é muito injusto e frustrante, eu acolhi ela comigo na casa que moro de aluguel em outra cidade, mas precisamos continuar lutando pra ter o que é dela de volta, ja faz tanto tempo que já não sei mais de quem sentir raiva, sinto que parei minha vida pra cuidar de problemas que n eram meus e me perdi, nem tive uma chance de desviar desse problema porque parece que meu mundo gira em torno desse lugar, quanto mais eu fujo mais esse problema me engoli, tem dias que eu não quero sair da cama, por sinal estou escrevendo dela agora mesmo, minha maior parceira nos últimos anos tem sido minha cama, passo hrs deitado se não estou no trabalho, pensando em 1.000 maneiras de acabar com tudo isso, mas todas elas parecem que me levam de volta a lembrar que sou impotente com relação a esse assunto e me bate a frustração, penso hoje em dia em acabar comigo mesma pra poder ter alguma paz, mas toda vez que penso em fazer alguma coisa para me matar eu acabo desistindo, sempre me vem na mente que não quero ir sem ajudar minha mãe pelo menos a conseguir sua casa de volta, ou sei la, talvez seja só uma desculpa que eu criei pra mim msm só pra maquiar minha covardia de tirar minha vida, minha mente virou minha maior prisão, sinceramente não sei o que fazer pra recomeçar, nem se tenho forças pra isso, ultamemte sinto que tô empurrando tudo com a barriga, será que vou precisar atingir o nível de insanidade e explodir de vez pra tudo acabar? Obrigada a todos e perdoem o desabafo longo

A melhor resposta 9 MAI 2023

Olá Gustavo, sinto muito por tudo isso que você passou e tem passado. Conflitos familiares dessa natureza realmente são muito difíceis e emocionalmente desgastantes. Brigas familiares por dinheiro e heranças costumam causas rompimentos nos vínculos familiares, além de gerar sentimentos negativos nos envolvidos. Apesar de ser o que mais aparece no seu relato, o que você sente pode ter relação com outras coisas que não apareceram aqui. Portanto é importante você procurar uma avaliação de um profissional psiquiatra ou psicólogo. A vontade de cometer suicídio é reflexo não só desse conflito, mas muito provavelmente de outras coisas que estão aí dentro de você gerando sofrimento. A literatura científica coloca que cerca de 90% dos pacientes com ideação suicida tem algum transtorno mental (depressão, ansiedade, transtorno bipolar, etc), diagnosticado ou não (muitos tem o quadro mas nunca passaram por um profissional e sofrem com isso durante anos). O que posso dizer é que o que você está sentindo tem tratamento, mas você precisa desapegar de problemas que não são seus também. Nem tudo tem uma solução fácil, rápida ou ao nosso alcance. Algumas coisas simplesmente não dependem de nós e quanto mais fixados nisso, mais sofrimento trazemos para dentro de si. Então procure ajuda especializada, e tente tirar um pouco desse fardo das suas costas. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

2 MAI 2023

Gustavo, você realmente deixou de viver sua vida para viver do passado, sim, pois essas brigas de mãe com avó nada tem a ver com você. Sua vida deve ser outra, sei que ama sua mãe e se sente ruim por tudo isso, mas seu irmão não está errado no ponto que diz respeito dele viver a vida dele, que lá no fundo, é o que você pensa que deveria ter feito. Os filhos devem cortar o cordão e ir além, e você não teve forças para isso, você quer ficar preso a coisas que não te fazem ir pra frente, como formar familia como bem fez seu irmão , por exemplo, esse é o saudável (nem tô falando de coisas ruins que ele possa ter feito, mas dele ter se voltado, ter colocado energia na vida dele). Vem tratar disso comigo, vem entender o que é uma família saudável, vem tratar o que tá entalado aí em você, vem buscar conhecer a si mesmo e o que fazer agora para viver de fato. Você está preso de fato, mas te digo que é possível se libertar, dar limites, dizer nãos, sair dessa dependência emocional, não cabe a você ser o salvador não...
Coloque suas energias para sua vida, seus projetos, sonhos, e verá que logo a vida terá brilho e sentido.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

27 ABR 2023

Gustavo, a vida parece ser assim mesmo, um misto de forças puxando para lados opostos e, por vezes, nos encontramos no meio de tudo isso. Mas é você quem está ai, no meio de tudo isso, não é outro. Assim, de uma forma ou de outra, você tem a possibilidade de fazer algo. Brigar, tem se demonstrado ineficaz, como falou. Vejo que amparou sua mãe, e isso é uma coisa importante. Lembre que a vida não deve se resumir a apenas essa situação, há muitas coisas ai fora que podem ser interessantes. Você tem acesso a informação, à internet, e há muitas maneiras de buscar capacitação para diversas atividades que podem ajudá-lo a equilibrar a situação financeira. Vejo que você, por exemplo, tem uma boa capacidade de escrever, isso é uma capacidade muito útil em diversas atividades e profissões. Se sua mãe tem sido um motivo de continuar na vida, pense em se capacitar e procurar novas oportunidades também por ela, para lhe dar um melhor amparo. Se precisar de apoio em momentos difíceis ligue para o CVV no número 188.

Claudio Segura Correia
Psicólogo

Claudio Segura Correia Psicólogo em Viçosa do Ceará

28 respostas

27 ABR 2023

Olá Gustavo
Entendo o problema que voce está enfrentando... tudo vai se ajeitar.
Sim, tua mãe tem direito, é a única herdeira, mas isso ela precisa ver juridicamente.
É dever do teu irmão sair de casa e fazer a sua vida, fora de casa e não tirar o que é da mãe.
Mas isso, ela consegue juridicamente....

Para voce, precisa antes saber quem é voce, qual a sua real identidade e saber qual é o teu objetivo de vida.
Não é por acaso que estás aqui, não foi por acaso que nasceu dessa mãe.
Voce passou por todas estas experiências (Orfanato, brigas mae/avó/ problemas com teu irmão/ brigas entre teu irmão/tua mãe/voce ter que sair de casa) ... tudo provas para aprender e corrigir percursos...

Cada um tem a sua missão de vida, precisa realizar, fazer esta tarefa. Por mais difícil que pareça, depois que entender, tudo começa a mudar. A vida te deu a liberdade e o poder de decisão e escolha. O que está passando, tem coisas referente à missão, mas outras, são do que foi imposto pelo ambiente. Voce não é este monte de problemas;
Os problemas é que são indicações da tua força e da potencialidade que voce é. A vida só nos dá os problemas que podemos resolver; portanto, em vez de ficar pensando em morrer, ocupe-se em resolver, um a um, sem nunca desanimar.
Seja responsável pela sua vida, tome sim decisões, como aquela de sair de casa quando mãe e irmão começaram a brigar por causa da casa. Voce foi muito sábio ao fazer isso.
Agora, foque na realização da tua vida, teus sonhos e desejos.
Os problemas só existem dentro da nossa cabeça.
Não se guie pelo dinheiro; guie-se pelo prazer em viver, alegria... o dinheiro virá como consequência.
Faça Terapia para ser auxiliado, mas não desista.
Pode também desistir, voce tem a liberdade, mas de que adiantaria? Teria que retornar depois e refazer tudo novamente - ninguém avança sem antes fazer as pazes com o seu passado.

Abraços

5817 respostas

26 ABR 2023

Uma pessoa que tem pensamentos suicidas não quer morrer, simplesmente quer acabar com a dor ou problemas que pensam não ter solução.
Compreendo que tudo que você passou e ainda passa não é simples e nem fácil.
Se você está tendo pensamentos que fortalecem o desejo de morrer, primeiramente, pare e faça uma reflexão sobre tudo isso.
O que lhe traz tanta infelicidade? O que você gostaria de modificar para ser mais feliz? O caminho para a mudança pode ser longo e apresentar alguns obstáculos, mas sempre há uma solução.
Mergulhados em nossos problemas, não conseguimos encontrar nem acreditar que existam soluções para eles. Chegamos até a afastar qualquer possível ajuda das pessoas que amamos.
Para encontrarmos paz em nossas vidas, a partir do momento que você identifica os fatores que roubam o seu prazer de viver, você verá que existe sim solução.
Sozinhos, podemos fazer somente uma parte do trabalho de descoberta. Porém, para termos certeza, é preciso conversar com um psicólogo.
Essa crença de que ninguém pode ajudar não levará a lugar nenhum. Independente das circunstâncias é possível encontrar outro caminho. Combata a desesperança com o desejo de mudar e aja para ter a vida que deseja.
Coloco-me a sua disposição.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

26 ABR 2023

Olá Gustavo! Obrigado por escrever. Ao contrário do que você escreveu, você não quer acabar com a tua vida, você quer acabar com o sofrimento. Entendemos que história por você relatada, implica situações desconfortáveis, sofridas. Certamente, com o passar do tempo, sua mãe resgatará a casa. O trabalho, a vida saudável, as amizades, o lazer, as metas de vida te ajudarão a sentir se mais confortável
Será importante que você converse de forma mais específica e detalhada, com um de nós, psicólogos.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.