É hora de terminar o casamento?

Feita por >Suzy · 13 jan 2023 Separação

Tenho 19 anos, engravidei aos 16, estava passando por uma fase muito difícil na minha vida, estava morando na casa de familiares, a minha mãe a quem eu era muito apegada estava em um presídio( já fazia 4 anos). Ao suspeitar que estava gravida me desesperei, foram dias agoniantes, pois havia sido minha primeira vez e eu não namorava com o pai do bebe, pensei em suicídio, pois imaginei que não iria aguentar passar por mais uma situação. Depois que tive certeza da gravidez, me acalmei, Deus tocou no meu coração. Enfim, me casei com o pai do bebe, acreditávamos que Deus havia nos unido e ja que trouxe um bebe, deveriamos ficar juntos. Eu não conhecia ele tão bem, acredito que nem 10% da vida dele. Na época ele tinha 19 anos. Alguns meses se passaram e comecei a ver algumas coisas nele que eu nao achava certo, moravamos longe de toda a familia, ele não queria que eu tivesse amizades porque falava que as duas unicas amigas que conheci na cidade eram mulheres erradas (putas) (elas eram casadas com os amigos dele) não me deixava nem sair na rua. Porque dizia que onde morávamos era perigoso. Depois voltamos pra perto da familia. E ele começou a sair com os amigos, a beber muito, chegar em casa quebrando as coisas, dizendo que fazia isso porque eu não lhe dava atenção, falando que eu engravidei porque queria sair de casa, porque não tinha ninguem por mim, que eu merecia um homem ruim, que me traisse, e varias coisas, quase chegou a me bater por 4 vezes. Depois disso tudo vi ele de conversinha mole com algumas meninas, fiquei sabendo que estava dançando com uma em um barzinho, vi várias faltas de respeito. Eu disse que ia me separar, ele disse que ia se matar se eu fizesse isso. Depois de muita conversa, voltamos, mas não vi muitas coisas mudarem, ele parou de beber como antes, mas percebo que ainda tem um ciúme obsessivo em mim. Trabalhei na politica para conseguir dinheiro para fazer exames, e ele não me apoiou, no dia do 1 turno quanfo ia sair pra trabalhar, ele passou a madrugada bebendo e chegou em casa falando varias coisas, mando eu da satisfação a ele( ele tava dizendo que eu me ofereci a trabalhar, e ele nao queria) enfim uma briga sem pé nem cabeça. Me tracou no quarto ficou de frente a porta pra eu não passar e eu disse que se ele não saisse eu iria gritar, então ele saiu e disse que a noite eu ia ver. Sai de casa muito nervosa, mas coisas do tipo ja aconteceram varias vezes. Depois ele me pediu desculpas. Ele nunca fica comigo perto da familia, e agora estou sabendo que esta falando de mim para os amigos, dizendo que ta casado sendo infeliz , que casou apulso. Estou com medo de enfrentar o mundo sozinha com a minha filha, é hora de acabar ?

A melhor resposta 16 JAN 2023

Oi Suzi! Obrigado por escrever. Como está tua mãe? Com quais familiares você pode contar? Tua história reflete situação em que uma adolescente, diante da fragilidade de apoio dos adultos, acabou por ficar vulnerável. Pode ser que essa forma de viver faça parte da maior parte das pessoas de teu convívio. Em que medida, dedicação e esforço, você quer modificar as coisas?
Em termos ideias, nunca casamos com a intenção de terminar casamento. Quando as pessoas decidem terminar casamento, há uma série de implicações e desdobramentos, que precisam ser avaliados, mesmo assim algumas surpresas ocorrerão. Convicções éticas, enriquecedoras, amadurecedoras são posições que, se cultivadas com sabedoria, persistência, estratégia e técnica, nos farão pessoas melhores.
Certamente há muitas coisas que você precisa ponderar e ver o quanto está disposta a avançar.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e primitivos.

8607 respostas

16 JAN 2023

Oi Suzy
Primeiro, precisa entender a situação em que se encontra: é mãe, tem uma filha pequena, mas só tem 19 anos, tem tudo para começar a tua verdadeira vida e pode construir esta tua vida da maneira como voce quer.
Entenda que a vida não quer que voce sofra, mas precisa aprender a viver de acordo com as experiências. Se este relacionamento não está te respeitando, se te traz tristeza, medo ou é agredida, seja fisicamente ou moralmente, não tem por que levar adiante... é melhor sozinha com a sua filha do que mal acompanhada!
Trabalhe para se manter e manter, assistir a tua filha, peça juda a quem voce confia; tuas amigas, por serem putas, não são erradas. São pessoas que estão encontrando uma saída e uma resposta para suas necessidades. Portanto, sem julgamentos.
O que não dá é voce se condicionar a um homem que te ameaça e te condiciona ao que ele quer.
Abraços

5817 respostas

14 JAN 2023

Ola! você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

14 JAN 2023

Você pode ser muito feliz e só depende de você.

Roselita Menezes Vicente Pinheiro Psicólogo em Rio das Ostras