Não tenho coragem de terminar o meu casamento.

Feita por >E.R.S · 3 fev 2021 Separação

Olá, sou casada há 14 anos e hoje meu casamento não é mais como antes, queria terminar o meu casamento, mas não consigo, não sei falar... Já ensaiei várias vezes em frente ao espelho e na hora H não consigo!
Tenho medo de magoá-lo, pois ele é uma pessoa maravilhosa...Hoje, sinto que somos mais amigos do que marido e mulher, me sinto desestimulada pra tudo, não tenho vontade de sair... Não estou vivendo! Só queria um jeito de chegar pra ele e dizer que não dá mais certo e que ele fique bem!

A melhor resposta 4 FEV 2021

Olá, que bom que sente carinho e respeito pelo seu marido, isso mostra ser uma pessoa bem consciente da relação que criaram.
Sair de um relacionamento não é simples e a preocupação em magoar outro é algo normal, ideal é você começar uma terapia, para se fortalecer e saber sair dessa situação de maneira madura e confiante.

Estou a disposição - Carolina Ovalle
Especializada em mulheres e casais

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

4 FEV 2021

Ótimo... voce já ensaiou; agora precisar falar para ele. É só começar a conversar, dialogar com ele sobre as insatisfações...
O que voce está fazendo para melhorar o relacionamento? Nada? Não espere que ele seja a solução.
Voce é a solução, quando aprender a viver como gostaria e incluir ele neste viver.
De nada adianta terminar um relacionamento, um casamento sem voce corrigir em si mesma o que precisa aprender.
O próximo relacionamento costuma ser pior que este.
A aprendizagem precisa ser realizada.

5817 respostas

4 FEV 2021

Olá E.R.S.! Grato por escrever (um pouco). Seu texto deixa claro que a maior parte não foi dita. A história que dá o contexto para você querer terminar o casamento certamente apresenta muitos elementos importantes para que possamos te ajudar.
Você fala do passado, do conhecido, mas não fala dos planos.
A fantasia sobre o futuro precisa passar pelo exercício da possibilidade.
Você estar desestimulada, sem vontade de sair não conecta com casamento ou solteirice.
Tenha coragem de aprofundar essas reflexões com a ajuda científica de um psicólogo!
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina para todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.