Quando é a hora de terminar ou lutar pelo casal ?

Feita por >JS · 31 mar 2022 Separação

Namoro a mais de 6 anos com meu primeiro namorado e estamos noivos. Somos muito amigos, ele é incrível, nossos desentendimentos são detalhes, mas acordei a alguns dias querendo um tempo para mim. Não para conhecer novas pessoas ou ficar com alguém em específico, mas querendo espaço, estar solteira. Estou envitando o quanto posso, não moramos juntos, mas sempre estamos juntos. Não acho justo com ele terminar ou pedir um tempo, e tenho medo que seja uma fase ruim e me arrepender por ter deixado a pessoa que mais amei/amo.

A melhor resposta 3 ABR 2022

Olá, JS!
É normal que aconteçam alguns questionamentos quando nos relacionamos por um longo período com a mesma pessoa, e tudo bem.
Tente não tomar decisões precipitadas afinal, tu ainda não tem certeza do que quer. Mas se optar por não continuar no relacionamento, compreenda que não se trata de justiça com ele, mas de algo que você precisa fazer por si mesma.
Uma tarefa que pode te ajudar a decidir, e é fazer uma lista de prós e contras do relacionamento.
Você também pode imaginar onde estará daqui a 5, 10 e 15 anos se ficar com ele ou se optar por terminar a relação. Observe o que te deixará mais próxima do que tu idealizou para a tua vida, se é ficando com ele ou não.
Caso precise de ajuda, fico a tua disposição.

Anônimo-399583 Psicólogo em Novo Hamburgo

56 respostas

4 ABR 2022

JS
O que significa estar junto com ele? Qual o objetivo seu de estar junto?
Quais as suas necessidades? Quais são as necessidades dele?
Se voces estão assim agora, acha que continuando o namoro e depois casando, vai mudar alguma coisa?
"Seja quente ou seja frio, não fique no morno porque te vomito"
O que acresce para a sua vida a companhia dele? Como ele te percebe?
Como voce se percebe? Quais as suas carências? Qual o nível da sua dependência emocional? Qual o nível da sua ambição?
Voce se ama? Voce se entrega? O contato de voces é quente ou é morno, ou frio?
Qual o nível de realização sexual que tem com ele?

5817 respostas

2 ABR 2022

Js . Se existe sentimento e vc tem dúvidas sobre separar se vc pode ser sincera com a pessoa e pedir um tempo sozinha mas n terminar o namoro.
As vezes mesmo em relacionamento precisamos de um tempo sós é isso n tem nada demais.
Faça terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

1 ABR 2022

Olá Js,
É uma situação delicada, porque como tem dúvida de qual decisão tomar, pode ter consequências que venha se arrepender depois.
A psicoterapia é um processo e autoconhecimento. É indicado fazer terapia para organizar seus sentimentos e planos futuros. Você ficará mais segura nas decisões a serem tomadas na vida.
Fico a disposição, caso queira se aprofundar.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

1 ABR 2022

Olá JS! Grato por escrever. Primeiro namorado mais a dúvida, acende uma luz de alerta. Namorar não é condenação a casamento. Você precisa amadurecer. Não deve se casar em dúvida. Namoro é experiência de aproximação e conhecimento, que na maior parte das vezes, termina. Viver a juventude com ética, saúde, harmonia, bons hábitos, com turma de colegas e conhecidos, envolvendo estudos sérios, trabalho sério, viagens, esportes, grupo de teatro, serviços, dentre outros, alicerça o amadurecimento.
Estarei a disposição para maiores esclarecimentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscara! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional