Eu tenho 18 anos e estou em dúvida se tenho TDAH ou não.

Feita por >Daniel Nascimento · 30 abr 2020 TDAH

Olá, preciso da sua ajuda. eu ia para uma psicologa gratuita aqui no posto quando tudo começou mas agora está incogitável sair de casa né? eu gostaria de pedir que analisasse-me eu sempre tive muita dificuldade de me concentrar, e suspeito de TDAH, pois 3 professores já notaram minha dificuldade de me concentrar... mas um só me disse exatamente que achava isso para mim, os outros dois tentaram usar palavras bonitas para falar com minha mãe mas ela nunca se tocou. Minha atenção é algo que eu não consigo controlar e me esforço muito para me manter focado, só que cansa demais então eu tinha desistido de tentar, porém ultimamente na faculdade é algo que eu preciso muito fazer, e a falta de atenção em conjunto com a procrastinação e a dificuldade de me planejar me ferra muito, o que reflete nas minhas notas, que nem no colégio eu só nunca reprovei porque os professores começaram a perceber que eu falo muito, muito tarde e sempre culpavam meus amigos ao invés de mim, não que eles não brigassem comigo também mas eles passavam a mão na minha cabeça e diziam que eu estava sendo mal influenciado, eu tentava prestar atenção mas quando eu menos percebia eu já tava fazendo outra coisa, se não fosse conversar eu tava fazendo qualquer coisa.
Não se engane, nas conversas eu prestava atenção até que alguma coisa me chamasse atenção, tipo outra pessoa pra conversar, vinha uma coisa na minha cabeça e eu tinha que ir, eu ia sem perceber, porque eu odeio ser rude. Já briguei com muitos amigos por sair no meio de uma conversa ou falar o que não devia, isso é outra coisa que eu odeio muito em mim, todos me chamavam de chato, inclusive meus amigos e isso me afetava muito, eu sabia que eles tavam certos, infelizmente eu puxei a minha mãe, eu me magoo muito fácil mesmo eu tentando me convencer que não, e tentando evoluir e as vezes eu merecia que falassem merda comigo, ano passado eu tava fazendo um curso e e eu me prometi que ia parar de me apegar, falar o que eu quero e o que eu sinto mas quando eu menos percebo eu estou falando o que eu sinto e muitos se afastaram de mim também por eu ser gay mas mais por ser chato... Enfim isso já é outro tema... Voltando.
Meu pai já pensou que eu tinha TDAH mas o amigo dele perguntou se eu prestava atenção quando eu jogo, e a resposta é sim. Então aparentemente eu só sou um preguiçoso safado. Mas muita coisa não bate porque eu tenho tudo pra ter TDAH, não me entenda mal... eu não quero ter mas eu quero resolver isso logo porque está afetando minha vida, meu psicológico, minhas relações e cada vez eu tô retrocedendo para tímido, como eu tentei me forçar a ser no 6º ano porque eu gostava da Hinata de Naruto.
Outra parte de mim acredita que isso tudo só seja eu sendo o garoto chato, mimado e incompetente que eu tanto odeio, então quando ninguém está olhando e eu percebo que eu não tô fazendo o que eu deveria eu fico dando tapas na minha cara até doer. Antes em épocas que eu deixava minha unha crescer, eu ficava pressionando na minha pele até doer bem muito. Mas eu não gosto de falar sobre isso.

A melhor resposta 1 MAI 2020

Olá Dann!

Bom, vamos lá. Primeiro, quero destacar a importância de você fazer uma avaliação com um profissional para confirmar ou descartar a hipótese de TDAH. Provavelmente nenhum outro procedimento ou recurso poderá substituir essa avaliação e a importância dela para lhe fornecer um panorama mais completo e funcional sobre você mesmo. Portanto, não desista de procurar uma ajuda profissional para essa avaliação, podendo ser realizada até mesmo online em alguns casos.

Segundo, para ajudar você a ter algumas respostas e isso lhe ajudar a se compreender, procure perguntar para sua mãe, seu pai e seus familiares que conviviam com você sobre como você era quando pequeno. Qual era seu comportamento, o que fazia, que brincadeiras gostava, que atividades gostava. Procure fazer perguntas abertas para investigar, pois assim eles darão a opinião deles sem serem muito influenciados e direcionados pelas suas perguntas. Se eles, nas respostas, descreverem que você era uma criança muito agitada, que não gostava de atividades mais "paradas", adorava estar em movimento e não suportava ou não conseguia se concentrar em atividades mais mentais, pode ser um sinal de que você possui TDAH. Mas lembrando, isso PODE ser um indício, pois somente um profissional poderá ter mais propriedade para lhe dar essa resposta que tanto procura.

Em terceiro, pelo seu relato, me parece que além da suspeita do TDAH, existem conteúdos emocionais e psicológicos que voc|ê precisa trabalhar, e isso reforça ainda mais a necessidade de buscar uma ajuda de um profissional de psicologia (ainda que seja online). Perceba como você aborda com facilidade esses sentimentos e percepções que lhe incomodam, e como isso impacta em você. Mais uma vez reforçando: procure um profissional para lhe ajudar melhor.

Espero ter ajudado. Abçs.

Jonas Angelo Psicólogo Psicólogo em Londrina