Sou muito sério, como mudar isso?

Feita por >Jonson · 24 dez 2021 Habilidades sociais

Olá
Obrigado por me ajudar RS
Sou uma pessoa muito séria não faço por mal , todos dizem q sou sério isso me atrapalha um pouco.
Trabalho com vendas e até os clientes falam q sou sério ,Gerente sempre reclamar sobre isso.
Como posso mudar isso ?
Não sei se isso tem alguma coisa haver mais sempre fui uma criança sozinha so eu e a tv comecei trabalhar com 12 anos hoje com 25 sinto q isso me incomoda( o fato de ser sério ).o q devo fazer ? Desde já agradeço por dedica um pouco do seu tempo me ajudando

A melhor resposta 27 DEZ 2021

Jonson,
O fato de ser sério não é impedimento para as tuas vendas...
É problema se não fecha negócios por ser sério.
Voce está incomodado por ser sério ou por não satisfazer a expectativa do gerente e outras pessoas?
Deixando a expectativa dos outros, o que voce sente por ser sério? Sente angústia? Ansiedade?
Voce gosta do que faz? E se voce pudesse escolher o que fazer, o que seria?
Dê mais crédito a ti mesmo, goste de ser a pessoa que voce é, ouse ser o Jonson, ... cada um tem o seu ponto de vista.
Tenha o seu ponto de vista e ouse defendê-lo.
Voce é dono da sua vida! Não queira viver o que os outros gostam.
Viva como voce gosta!

5826 respostas

27 DEZ 2021

Olá Jonson.
Grata por sua participação aqui.
Enquanto criança provavelmente era mais expontâneo, mas devido à convivência com adultos e outras crianças críticas que talvez o desmotivaram a ser expontâneo, talvez tenha reprimido a sua verdadeira forma de ser, os seus sentimentos e emoções. Se foi reprimido condicionou-se a ser o que as pessoas gostariam que você fosse e não o que você é em "essência". O ato de você também "se incomodar" com a sua seriedade pode estar relacionado ao fato de estar se prestando a fazer algo que não faz parte de você. Procure fazer terapia para entender o que se passa no seu inconsciente e através do processo terapêutico, científico desenvolver a sua auto estima e assertividade que é o desenvolvimento da capacidade de se relacionar levando em conta a sua personalidade, os seus sentimentos e emoções e também respeitando o sentimento dos outros e as emoções dos ouros. Com isso terá uma Comunicação efetiva e se sentirá mais feliz com você mesmo e fará também os outros mais felizes com a sua sinceridade. Sinceridade quer dizer: "Sem cera". Ao natural.
Fico à disposição,
Maria Nair
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

26 DEZ 2021

Olá Jonson! Que bom que você escreveu! Você não é serio no sentido de sisudo, está sério por hábito. É possível modificar hábito. Brincar torna a interação razoavelmente adequada faz a vida mais leve, permite às pessoas que estão em volta, ficarem mais à vontade. Não se esqueça que o mais comum é a reclamação contrária: "Você brinca demais, leva com mais seriedade a vida, o trabalho, os estudos, a família, a atividade física, as contas, etc..".
Provavelmente você ainda precisa consolidar segurança social, precisa fazer empatia abrangente sobre os diferentes jeitos de lidar com a vida.
Será enriquecedor você passar por uma assessoria científica de um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8654 respostas

25 DEZ 2021

Ola!
Explorar essa "seriedade" vai ser bem delicado, ela pode ter infinitas "causas", mas de certa forma pode ser resumida em falta de espontaneidade, como dificuldade na entrega ao inesperado, à rigidez.
Restaurar uma visão mais fluida de nós mesmos vai ser um trabalho que envolva todo nosso ser, incluindo nosso corpo e a forma como o usamos. Explorar novas possibilodades vai demandar tempo, calma e um processo de terapia, para que isso aconteça de forma mais segura e direta, englobando todas as esferas de nossa vida, incluindo o histórico da infância.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha