Sobre levar a vida muito a sério

Feita por >Bipolar · 30 ago 2022 Psicoterapias

Olá, sinto que levo a vida muito a sério, sempre consegui conquistar a coisas, sempre fui muito racional, inteligente, sagaz, malicioso etc. Eu vejo a minha família com ar de desprezo, minha mãe é namorada de um presidiário que cometeu homicídio tentado, meu pai o máximo que ele conseguiu foi virar pintor e a minha avó só tem até a 4º série, sinto que se eu estivesse nascido em outra família era pra eu ser um Médico de nome hoje, um juiz, enfim. Sem incentivo da minha família, quando eu estava no Ensino Médio eu fiz a prova do encceja e consegui passar, resultado? Terminei o Ensino Médio sem fazer ele completo, no mesmo ano ganhei a Olimpíada Brasileira de Matemática da Escola Pública, nos anos seguintes arrumei o pior emprego da minha vida que foi em uma rede de restaurantes ganhando 900 reais, larguei e consegui outro de pagava 1500, larguei novamente e consegui outro que eu ganha 2000, larguei esse e conquistei um que me pagava 2500, cansado do capitalismo larguei esse também para estudar para o vestibular para entrar na USP, melhor universidade do Brasil, resultado? Consegui passar no Cursinho da USP, depois disso, passei na USP, hoje em dia eu penso em algo mais ganancioso como Medicina e Direito, talvez eu consiga passar, mas eu levo a vida tão a sério que se eu não conseguir passar eu vou me matar, não quero mais viver. Faço tratamento no CAPS para Transtorno Esquizoafetivo, mas eu confesso que odeio as atividades que acontecem lá. Eu menosprezo muito a minha família, era para eu ter nascido em berço de ouro, no Jardins(bairro Nobre), Pinheiros, Butantã, numa família bem estruturada, hoje eu chorei com tanta raiva, pois eu tive que estudar comendo arroz, feijão e ovo, minha família não serve nem para botar comida dentro de casa, já fui internado diversas vezes na UPA, já tentei me suicidar, não sinto vontade de namorar, parei de tomar alguns remédios como o anti-psicótico, por que me dava sono e tremores. Nossa, minha vida está horrível, eu só fico o dia inteiro estudando, debatendo na internet Filosofia, Psicologia, Política, Economia etc. Ja fui tão humilhado no mercado de trabalho, no meu primeiro emprego eu estava como Atendente até que chegou uma mulher que fazia Direito na PUC, a gente começou a debater Contratualismo em Hobbes, John Locke e Rousseau, ela me disse Nossa cara, você é tão inteligente, por que está trabalhando nest restaurante? Você não merece isso. nossa, meu olhos se encheram de lagrimas, eu falei Muito obrigado, eu vou mudar isso., pedi demissão 1 semana depois. No segundo emprego, o chefe entrou na sala e disse que tinha uma noticia boa e adivinha? O filhinho dele Branco, Burguês que fazia cursinho de 5 mil reais, passou na USP em Direito, resultado? Entrei em crise e pedi demissão depois de 2 dias. E no terceiro emprego eu trabalhava com Computação e pedi para me registrar como Analista de Sistemas, o chefe me humilhou dizendo que não podia registrar um Garçom como Engenheiro, resultado? Pedi demissão quando vi que ele me registrou como Auxiliar de Escritório Queimou minha carteira. Minha vida tem pontos bons, mas eu sou muito ganancioso, não quero ser que nem minha avó que sempre recebeu o mínimo, se aposentou com o mínimo, come arroz e feijão e consegue seguir a vida. Quem é o culpado disso tudo? As vezes eu fico idealizando eu e minha mãe Médica e pai Engenheiro, conversando sobre política comendo uma pizza no jantar, quem foi melhor no debate presidencial, sabe? Só que essas coisas estão muito distantes da realidade na periferia preta. Só estou conseguindo me enxergar Médico ou me suicidando. Talvez eu esteja levando a vida muito a sério.

A melhor resposta 31 AGO 2022

Oi....
Quem é voce? Como se chama? Qual a sua identidade? Como se enxerga?
Penso que o que vou te dizer, não vai gostar, mas não estou aqui para enxer linguiça: ACORDA!!!
Põe os pés no chão! Voce se diz inteligente, mas despreza a familia, é orgulhoso, iludido... O único inteligente é seu pai que te sustentou sendo pintor. Voce, com toda a tua "inteligência" não saiu do chão! está se sentindo vítima da situação e não se rende em aprender as lições que a vida te disponibiliza. E cada vez se afunda mais.
O que voce precisa é de humildade, precisa comer arroz e feijão e se der, comer ovo.
Voce nasceu exatamente onde tinha que nascer... para aprender. Fou voce que quiz nascer nesta familia, comer arroz e feijão e ovo.
Voce não tem condições para ser outra coisa a não ser filho do teu pai e da tua mãe e com eles, aprender o que é viver, o que é compartilhar, o que é ser grato pela vida... A cada dia está recebendo oportunidades para reconhecer que de fato voce é, reconhecer o que precisa fazer para se realizar e construir o teu ambiente, o teu meio.
Faça Psicoterapia se quiser achar orientações sobre a vida. Caso contrário irá cada vez piorar as coisas para o teu lado.
Voce tem tantos problemas na medida em que está em atraso consigo mesmo. Voce precisa se autenticar e ficará cada dia mais doente na medida em que não o fizer e só ficará bom quando se tornar autentico.
Abraços

5826 respostas

31 AGO 2022

Oi Bipolar! Obrigado por escrever. Certamente você está levando a vida muito a sério e, embora leia muito conheça autores clássicos, teorias complexas, está refém da visão reducionista dicotômica, da projeção simplificadora. Há médicos e médicos, engenheiros e engenheiros. Há pessoas harmônicas consigo mesmas nas mais diversas classes sociais, mas há também pessoas que não estão bem, em todos os extratos econômicos. Uma das coisas mais interessantes desses tempos, é a possibilidade da mobilidade social. Certamente as oportunidades e pontos de partida, não são iguais, mas não resolve explicarmos as coisas pelas dificuldades originais. Elas vieram dadas. O processo de construir consciente, ética e saudavelmente o amanhã pode sim propiciar maiores realizações. É preciso ter paciência, persistência para melhorar a si mesmo, sem querer ser o melhor dos melhores. Será recomendável que você conte com frequência, persistência e durabilidade, com a assessoria científica de um psicólogo. O centro do bem estar não pode ter base na moda momentânea da cultura, mas está na integração ao possível para a atualidade, respeitando a história e a natureza.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8654 respostas

31 AGO 2022

Olá, boa noite!
O sofrimento não escolhe classe social, financeira, raça, religião ou a falta de religião, nem gênero ou sexualidade, o sofrimento psíquico atinge em cada um, um nível muito individual e particular, olhando através da história de história de vida e relacionamentos sociais e afetivos. Pelo seu relato há uma grande negação da sua história, fazendo com que vc viva mais de idealizações do que vc gostaria de viver que é diferente da sua realidade.
Talvez vc tenha investido todos os seus esforços de prazer nos estudos, teve sucesso, mais isso não é suficiente para manter uma constância de bons momentos e aparece uma falta, um vazio existencial grande no que tange as emoções.
Seu intelectual desenvolveu e talvez o emocional ainda está preso nos primórdios da infância.
Seria necessário um processo psicoterapêutico a fim de saber se vc pode encontrar outros prazeres, sair desse desvalor emocional. Desses pensamentos destrutivos, esses pensamentos precisam ser externalizados, quando vc não encontra sentido na vida, seria preciso ressignifsr as suas perdas, muitas vezes a pessoa não quer morrer, ela quer tirar a dor, e destruir o objeto que não pode ter... Um exemplo, se vc não puder ser médico vc disse que prefere morrer, estes são mecanismos de defesas destrutivos, está fragilizado e o mundo pode se tornar aterrorizador.
Precisaria de ajuda terapêutica pois há resquícios de saúde em vc, onde podemos nos agarrar e parar de se identificar somente com os objetos maus e investir em seus potenciais que são muitos.

Tatiana Maria Silva Gomez Psicólogo em Sorocaba