Porque meus pais nunca me levam à sério

Feita por >Dani · 2 set 2022 Ansiedade

Tenho 28 anos e me separei recentemente de um relacionamento tóxico, sou filha única e desde então tive que voltar a morar na casa dos meus pais , meu pai tem transtorno mental ao ponto de nunca ter deixado eu dormir no meu próprio quarto, fui obrigada a dividir cama com minha mãe até os 21, e ele não quer receber ajuda psiquiátrica. E desde então me sinto frustada, passei boa parte da minha vida tendo que ajudar minha mãe no trabalho,nunca tive independência financeira e muito menos privacidade e eles até hoje não levam em consideração meus sentimentos, escolhas ou gostos pessoais, sempre que tento argumentar é um motivo pra receber um não se meta ou um cale a boca. Eu já não consigo suportar o fato de ter que lidar com uma situação dessas,tenho a tendência desde a infância de ter fobia social/dislexia/transtorno de ansiedade com traços de TDAH, mesmo não sendo diagnosticada adequadamente eu percebo isso em mim desde muito nova, e quando entrei na adolescência, percebo alguns traços de TDPM também Como não enlouquecer tendo que lidar com uma situação atípica dessas? Agradeço todo conselho,ajuda que eu receber, obrigada!

A melhor resposta 3 SET 2022

Olá Dani! Obrigado por escrever. Gosto sempre de pensar as pessoas inteiras, muito, muito mesmo, antes de pensar os diagnósticos. As pessoas são altamente ricas de possibilidades, potencialidades, particularidades. Certamente você não é diferente disso. Não sabemos se você tem filhos, não sabemos se você voltou para o quarto dos teus pais.
Certamente se teu pai tem problema psiquiátrico, isso precisa ser visto no sentido de ponderar até que ponto ele pode decidir coisas importantes envolvendo a vida de outros adultos. De seu lado, precisaremos ver seu grau de autonomia e força interna para, aos poucos, caminhar em direção ao resgate de tua inteireza, entendimento de tua identidade, personalidade, rotina enriquecida, objetivos e metas.
Estaremos a disposição para assessoria científica de psicólogo.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8644 respostas

9 OUT 2022

Olá! Se você precisar de ajuda pode entrar em contato comigo e agendar a sua consulta que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

23 SET 2022

Dani, vc precisa amadurecer, sair do relacionamento com seus pais agora, que parece ser igualmente tóxico.
Vc precisa saber impor limites.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

6 SET 2022

Olá Dani, espero que esteja tudo bem com você.

Muito obrigado pelo seu relato, e pela sua vontade de querer mudar sua vida e seu contexto, em busca de uma situação que seja mais condizente com aquilo que você deseja para si e para seu próprio desenvolvimento pessoal. Depois de uma certa idade realmente é interessante termos nosso próprio espaço para que possamos ter a privacidade necessária para experimentarmos a vida que desejamos escolher para nós próprios. Embora a permanência na casa de seus pais não traga a experiência que você deseja no momento, é interessante você tentar deixar sua estada o mais agradável possível, aproveitando essa oportunidade para planejar seu desenvolvimento e objetivos, para concretizar a realização de sua independência financeira, para que possa viver da forma como quer no futuro. Aproveite essa oportunidade. Reconstruir a confiança mutua entre você e seus pais, a partir de novas formas de interação, é um caminho importante no momento. No entanto, isso não acontecerá da noite para o dia, e vai exigir maturidade e autoconhecimento de sua parte. Mesmo que seu pai e sua mãe não queiram ajuda psicológica, pois são mais velhos e tendem a ser mais inflexíveis, você, sim, pode iniciar um processo psicoterapêutico, e ter um acompanhamento profissional durante esse período, o que vai te dar muito autoconhecimento e te ajudar a responder suas dúvidas a respeito do seu comportamento, de suas emoções, sentimentos, objetivos, projetos de vida, relacionamentos passados, etc., bem como compreender melhor o comportamento de seus pais, e como construir novas formas mais produtivas de interagir com eles, até o momento que tenha sua própria casa e autonomia. Ajundando a si prórpia, você os ajudará, e quem sabe eles não se sintam mais motivados a conversar com um profissional de Psicologia também, depois de verem seus progressos? Se for possível, busque um Psicólogo para te dar suporte neste momento. Com um acompanhamento sistemático e consistente, você obterá boas mudanças dentro do contexto a qual está inserida, e experimentará essa fase com outras perspectivas.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

3 SET 2022

Oi Dani!
Precisa considerar que voce veio, nasceu através dessas pessoas, seus pais, mas voce não é deles.
Eles apenas serviram de transporte para voce estar aqui. E, escolheu eles, nestas condições, para melhor fazer o teu objetivo de vida.
Não importa como é o pai, se ele tem problemas ou não;
não importa como é a mãe, se ela tem problemas ou não;
não importa se eles vivem bem juntos ou se tem conflitos... isso é problema deles, isso faz parte do dasafio deles, nada voce pode fazer pra eles...
Mas pode fazer por ti... precisa se resolver, precisa se realizar, precisa se conhecer, conhecer teu objetivo de vida e cumprí-lo.
Precisa resolver as tuas carências, as tuas dependências, se tornar dona da sua vida.
Consigo te ajudar através da Psicoterapia.