Por que não sinto vontade em manter relacionamento sério com ninguém?

Feita por >Bonde · 26 nov 2021 Psicologia clínica

Olá Srs/Sras, me chamo Rafael, tenho 23 anos e ultimamente essa questão está se tornando bastante impertinente no meu consciente. Nunca me relacionei afetivamente com ninguém a ponto de considerar "sério"; em média meus 'relacionamentos' duram 3 meses e sempre é eu que termino com eles... Até hoje não me lembro de ter tomado um pé na bunda, talvez nunca dei oportunidade para que isso ocorresse... Geralmente os términos são repentinos e abruptos e a pessoa nunca entende... Simplesmente vou e não volto... Me sinto muito mal, é muita irresponsabilidade emocional da minha parte e sinto que isso é um defeito muito grande da minha psiquê... Não faço por mal, pois os términos (se é que se pode chamar assim) nunca acabaram em brigas, e quando eu saiu de algum lance, sinto que estou fazendo um favor para a pessoa, pois estou livrando-a de mim e deixando seu caminho livre para encontrar novas pessoas... Sinto que boa parte disso esteja relacionado há um trauma amoroso que eu tive aos 17 anos, quando minha primeira paixão me "traiu" com meu melhor amigo, isso influencio no meu circulo social tb, que desde então reduziu gradativamente... De certo modo foi uma traição mútua: amorosa e social. Uma das coisas que colaboram pra essa liquidez amorosa da minha parte, é que eu tenho uma certa facilidade em atrair garotas, de certa forma é fácil eu conquistar alguém para alguns encontros e pernoites, isso me torna um cara que sabe que se eu terminar com alguém eu vou encontrar outra pessoa rapidamente para "repor" essa ausência. Porém esses encontros sempre são intermediados por aplicativos de encontro, trabalho como barbeiro e não tenho tanta oportunidade de conhecer garotas porque meu circulo é mto fechado ao sexo masculino, vivo dentro do salão e a única forma de conversar com o sexo oposto é através desses apps... De certa forma sou refém disso e gostaria de ouvir a opinião de vocês a respeito... È muito frequente encontrarem pessoas como eu dentro de seus consultórios? Qualquer perspectiva a respeito do meu problema seria muito útil para mim!

Agradeço desde Já!

A melhor resposta 3 FEV 2022

Oi Rafael, primeiro obrigada por ter se sentido à vontade pra falar da sua questão aqui.
Segundo, você mesmo começou a responder a resposta da sua pergunta, ao associar a falta de interesse em manter relacionamentos amorosos com essa mágoa que aconteceu com você nos 17 anos, que pelo jeito te afetou e ainda afeta muito você e suas escolhas. Obviamente essa é a resposta curta, e a resposta longa pra isso a gente não tem como ter com tão pouco contexto.
Acho que a pergunta atualmente é mais se isso incomoda você, se você tem vontade de mudar esse aspecto seu, e aí ter isso melhor elaborado em psicoterapia pode te ajudar a avançar nessa questão.

Érika Miranda Psicóloga Psicólogo em Fortaleza