Não consigo manter um relacionamento. O problema está em mim ou no outro?

Feita por >Sthefany · 29 mai 2020 Desenvolvimento pessoal

sou uma pessoa bastante carinhosa e quando estou dentro de um relacionamento me esforço e faço de tudo pra que dê certo, porém não consigo manter um relacionamento duradouro. Sempre só atraio gente complicada, pessoas com problemas de relacionamentos passados, gente que não quer nada sério etc. Parece que é um ciclo que não tem fim: conheço o cara, no início é tudo as mil maravilhas e depois de um tempo a pessoa muda comigo, diz que não me ama e termina :( ninguém nunca consegue me amar de verdade, o que acaba me deixando insegura, com baixa auto estima e com um sentimento de solidão. Acho que fiquei tão dependente de arrumar algum companheiro que na intenção de ter alguém ao meu lado já aceitei situações de humilhação por parte do cara, quando percebem que eu gosto deles começam a dizer e fazer coisas com intuito de me machucar. Será que o problema está em mim? Estou tão cansada e magoada

A melhor resposta 30 MAI 2020

Olá Sthefany! Grato por participar. Não se trata de pensar se o problema está em você ou no outro. A questão é que quem quer melhoras tem que ser o ator principal, isto é construir, conduzir o relacionamento para trocas mais ricas, mais elevadas. Com esse raciocínio quero que você possa compreender um princípio importante: seu grande namorado é você mesma! Não te abandona nunca; tem sentidos, memória, inteligência e raciocínio muito próximos, muito íntimos, atentos aos acontecimentos. Confie nesses seus equipamentos, para valorizar-se negociar a interação, conduzir a vida: o centro dela é você! Ninguém é melhor do que ninguém, você é única, rara. Não há como comparar. Você alega insegurança, solidão, baixa autoestima. Como você pode medir isso, se é uma pessoa única? Certamente, nesse sentido, além de o problema e a solução ter que estar em você, nesse caso, está em você. Aprofunde isso, com persistência, inteireza e disciplina, com a ajuda técnico-cientifica de um psicólogo. Estou à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

30 MAI 2020

Olá Sthefany!
O que todos esses parceiros possuem em comum é você. Não diria que você "possui algum problema", mas certamente pelo seu pequeno relato, você sofre de baixa autoestima e possui algum padrão que se repete, buscando pessoas que não estão dispostas a ter um relacionamento saudável duradouro ou que possam te valorizar.
Seria indicado que iniciasse a psicoterapia por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional, compreendendo-se e descobrindo-se de outras perspectivas!
Não deixe de procurar ajuda.

Fico a disposição.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo