Não consigo me apaixonar e nem me relacionar mais com ninguém

Feita por >Carol · 7 jul 2020 Luto

Tenho 28 anos, eu sinto qie ainda amo uma pessoa do meu passado, acredito que amor é construído com o tempo e dificilmente se acaba. Conheci essa pessoa aos 16 anos, namoramos sério por 4 anos, meus pais nunca aceitaram nosso relacionamento embora a família dele sempre apoiou, nós dois éramos super amigos, parceiros e leais, nos amávamos tanto, mas eu não aguentei a pressão da família e terminei, ele entendeu a minha situação e a respeitou, mas nunca nos esquecemos. Tentei seguir minha vida, ele fez o mesmo, tentei outros namoros, mas nenhum durava, até que engravidei de um namorado e acabamos nos casando. Quando ele soube do meu casamento tentou entrar em contato comigo, mas eu evitei por medo do qie ainda sentia por. Me casei e não tinha um casamento feliz, meu marido era um homem grosseiro e ao longo do tempo violento, decidi me separar e ele tentou me agredir, eu estava disposta a or atrás daquele amor do passado onde encontrava amor, segurança e respeito, consegui uma medida protetiva e assim o divórcio. Comecei a procurar pelo meu amor do passado e então descobri que ele havia falecido, parecia que o mundo desabara sobre mim, já fazem 3 anos de sua morte e hoje dói um pouco menos, continuei tentando seguir a vida despois que soube, mas nem namoro conseguia engatar com alguém, apareceu homens muito bons, honestos, de caráter, mas eu não conseguia me apaixonar mais, tive outra filha em uma dessas tentativas, o pai da criança até propôs casamento, mas eu não quis, e hoje eu não consigo se quer deixar algum homem se aproximar com medo de machucá-los como já ocorreu, pois não consigo me apegar, gostar, muito menos me apaixonar, não sei mais o que faço.

A melhor resposta 8 JUL 2020

Olá Carol!
O luto é um processo e cada pessoa levará o tempo que for necessário para reorganizar todos os sentimentos, pensamentos e lembranças. Em seu relato, você traz que tem medo de machucar os possíveis pretendentes que você possa ter. Gostaria de lhe fazer uma reflexão: será que, na verdade, você não tem medo de machucá-los, mas sim de se machucar novamente? Você se machucou no primeiro término devido a sua família, você se machucou no seu casamento por estar com uma pessoa grosseira e, ao tentar contato com seu amor do passado, você se machucou mais ainda ao descobrir que ele havia falecido. Esta dificuldade de apego, de se apaixonar, pode ser uma forma de você se defender da dor e do sofrimento, que estiveram presentes em sua vida em vários momentos. Será que você não acaba afastando estes homens que parecem decentes para não se apegar a eles de alguma forma e sofrer caso não dê certo? Fica a reflexão.
Neste momento, procure se reaproximar de você mesma, se conhecer, olhar com carinho para sua história e pensar o que você deseja para a sua vida daqui em diante. Perder alguém dói muito, mas com o tempo você aprenderá a lidar com ela de formas mais saudáveis. Toda vez que nos relacionamos com alguém, seja amorosamente ou amizade, há sempre o risco de que essa pessoa saia de nossas vidas, é uma incerteza que cabe a nós sabermos como encará-la, se vamos continuar nossas relações apesar disso ou se vamos evitá-las para fugir de um possível sofrimento.
Espero que estes questionamentos possam te ajudar, mas se continuar muito difícil, busque ajuda profissional.
Um abraço.

Anônimo-370041 Psicólogo em São Paulo