Eu tenho sérios problemas em me relacionar com as pessoas

Feita por >Primavera Silenciosa · 20 mai 2018 Habilidades sociais

Eu tenho sérios problemas em me relacionar com as pessoas. Na verdade, quando se trata de estranhos (Pessoas que não sejam minha familia), eu não consigo agir normalmente. Fazer amizades é impossivel, porque não consigo criar vinculos e intimidade com ninguém. É como se minha mente ficasse em branco e só consigo dizer coisas como "Né", "Sim", "É verdade". Enquanto me culpo por não conseguir pensar em algo que de continuação e que interesse.
Isso tudo começou quando tive depressão e me isolei do mundo (Isso já faz 3 anos). Na época tive uma decepção amorosa extremamente dolorosa, meu avô teve cancer e as coisas em casa não estavam as melhores em varios sentidos (bebiba, drogas, brigas e todo o tipo). Pessoas que se diziam minhas amigas me atiram faca nas costas, e aos poucos todos foram saindo da minha vida, até eu ficar completamente sozinha. Pensava todos os dias em como eu era um lixo, passava as noites sem dormir, e usava a internet como um conforto pra esquecer das coisas.
Depois desse meu periodo horrivel, eu comecei a me esforçar e tentar ver a vida de uma maneira mais positiva. Pois sabia que se aquilo continuasse, eu ia pirar mais do que já estava. Mas, isso acabou me ferindo, ao inves de ajudar. Tentava criar vinculos com as pessoas, dava meu melhor, lia muito sobre conversação, o que falar quando estiver tendo um dialogo, e todo o tipo de coisa. Só que no fim, nada dava certo.
E até hoje é assim, é como se eu automaticamente quisesse me proteger de me machucar. Meu corpo bloqueia, como se falasse "Não faça isso" por mais que eu grite dentro de mim que quero fazer. Acontece constantemente de quando estou em situações que me bloqueiam, o tempo passar muito rapido, como um filme. Mil pensamentos vem na cabeça, e quando estralo os dedos, já acabou. E nem visualizo as coisas com atenção.
Virei alguém solitaria e que acostumou a ficar sozinha. Na verdade, ser sozinha já virou algo natural pra mim, e é como se tivesse "aceitado" isso.
Não sei mais o que deveria fazer, estou sem rumo. Dizem que o ser humano é naturalmente sociavel, não é mesmo? Então, o que eu faço de errado? Por que não consigo ser natural como todas as pessoas?

A melhor resposta 21 MAI 2018

Primavera - época de flores desabrochando, silenciosa? Parece antagônico usar essas duas palavras. Assim é como você se sente, uma mistura de querer e se "esconder". As habilidades sociais se desenvolvem através de treino, porém com ajuda de um psicoterapeuta você poderá durante as sessões fazer um levantamento de crenças e pensamentos automáticos que estão te inibindo de ser mais autêntica nas relações sociais, criando assim relacionamentos claros e fortalecendo sua capacidade de lidar com conflitos. Espero ter te ajudado de alguma forma. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

3 DEZ 2018

Olá. Todos os estados emocionais nos quais nos encontramos no momento presente tem ligação íntima com nossa estrutura psíquica. As situações difíceis pelas quais você passou te levou a erigir essa barreira diante das pessoas com a qual você está vivendo hoje. A atuação psicoterapêutica deve sempre ser focada nas causas emocionais primárias para que teu conflito básico possa ser reconhecido e ressignificado.

Consultório de Psicoterapia Regressiva Pedro do Nascimento Psicólogo em Curitiba

71 respostas

21 MAI 2018

Olá Primavera Silenciosa,
Não acho que sejamos "naturalmente sociáveis". Somos criados e educados desde muito cedo para seguir regras de conduta e socialização, precisamos controlar algumas atitudes e sentimentos ou encontrar novas formas de expressá-los para que possamos conviver em sociedade. Todo mundo sofre em alguma medida com as exigências sociais. No entanto, você relata estar com grande dificuldade para se relacionar e parece que as exigências e metas que cria para si nesse sentido tornam essa tarefa ainda mais difícil.
Como você já teve depressão e esteve durante muito tempo isolada e ainda se sente insegura com os outros, seria muito proveitoso buscar ajuda de um psicólogo para que possam entender e trabalhar isso juntos. Você pode identificar melhor essas inseguranças e encontrar estratégias para que, sem se cobrar excessivamente, retorne ao convívio com os outros.

Psicóloga Bárbara Almeida Psicólogo em Rio das Ostras