Sou inutil. Eu fui demitido 5 vezes

Feita por >Caio Avila Lopes · 7 mar 2023 Dificuldades de aprendizagem

Olá, eu fui demitido 5 vezes, estudei a minha vida toda marketing e não consigo executar 1 simples tarefa sem passar meia hora fazendo. Sou péssimo em tudo que faço, e naquilo que sou bom qualquer pessoa aprende em 3 segundos. Sou péssimo leitor, tenho péssima coordenação, minha gramatica é horrível, o suicídio vem a minha cabeça diariamente, não faço apenas pea minha mãe. Já passei por diversos psicólogos, psiquiatras Sou sustentado pela minha mãe até hoje
A minha família tem diversos casa parecidos, meus 3 irmãos, meus primos.

A melhor resposta 10 MAR 2023

Olá Caio, espero que esteja tudo bem com você.

Caio, existem diversos pontos em sua vida que precisam de sua atenção também. Sua fala aponta apenas para seus lados "negativos", que todos temos, sem nenhuma exceção, e de maneira muito enfática, o que faz com que você se autodefina apenas por esses lados, e desconsidere completamente a possibilidade de existência de um outro lado, ou outros lados. Será que você estudou realmente a vida toda Marketing? Acho que não, porque sua vida ainda está completamente em curso, cheia de possibilidades. Hoje nós trabalhamos com o conceito de "lifelong learning", que é o processo contínuo de aprendizado e desenvolvimento de habilidades e conhecimentos durante toda a vida. Isso significa que a educação não se limita apenas à escola ou à universidade, mas é um processo contínuo que deve ocorrer em todas as etapas da vida, em diversos contextos e por meio de diferentes formas de aprendizagem. O lifelong learning pode incluir a participação em cursos formais de educação, treinamentos no local de trabalho, aprendizado online, leitura de livros e artigos, participação em grupos de estudos ou clubes, entre outras atividades. O importante é que as pessoas se comprometam a continuar aprendendo e se desenvolvendo ao longo da vida. E isso é real no mundo do trabalho de hoje. Quanto tempo você acha que é preciso para realizar uma tarefa bem feita? Você acha meia hora muito? 72 horas Caio, é o tempo que você vai precisar para realizar uma tarefa bem feita, claro, a depender da tarefa. Tudo isso que você falou que é "péssimo", são competências passíveis de serem melhoradas com a prática, e é isso que acontece. Você falou que não é bom leitor, mas quantas horas por dia você lê? Tem péssima coordenação, mas você treina sua bilateralidade? Afirma que sua gramática é horrível, mas você escreve diariamente? Você pode ser mais justo consigo, e começar a usar o "ainda" e o "cada vez melhor". Então fica: "Eu ainda não sou um bom leitor, mas estou cada vez melhor.", "Eu ainda não tenho uma boa gramática, mas estou cada vez melhor." Muito do que você é, e será, vai depender de como você se enxerga e de que tipo de autoimagem você alimenta dentro de você. Será que você está alimentando uma boa autoimagem dentro de você atualmente? Um Psicólogo pode te ajudar neste processo de autoconhecimento e de transformação pessoal, e pode ser muito útil para você neste momento, e para seu futuro também. Comece seu desenvolvimento agora, e não pare, incorpore ele em sua vida, e sua vida irá se transformar, para melhor.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

10 MAR 2023

Oi, Caio. Já pensou sobre seus traços de caráter? Já ouviu falar disso? Todos temos cinco que se desenvolvem desde a gestação até os 6 anos de idade. O que são? São mecanismos de defesa gerados devido aos principais traumas percebidos por nós na infância e que por não sabermos como lidar, a mente desenvolve dores (devido a situação traumática percebida ) mas também recursos para lidar. Todos temos os cinco traços, mas geralmente tem os picos , os traços com maior porcentagem. Cada um tem suas características próprias e desenvolvemos um tipo de corpo físico devido a isso. É chamado Análise Corporal. Pelo que você está descrevendo aí, está na dor dos seus traços. Um desses traços é o que se sente um peso, e realmente faz as coisas de modo mais lento por medo de errar. Entra em contato comigo que te explico e você vai poder finalmente se entender e sair da zona de dor e de achar que não tem valor quando na verdade lhe falta autoconhecimento. Vem obter as respostas que você nunca teve na vida. Eu te ajudo nesse processo. Sou psicóloga e formando nessa profissão sensacional que nos ajuda a ter conhecimento mais profundo sobre nosso funcionamento. Vai te surpreender! Te aguardo!
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

9 MAR 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só você agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

8 MAR 2023

Olá Caio
Precisa se conhecer... Todos tem um objetivo em sua vida e cada um trouxe determiandos talentos através dos quais, pode realizar seus sonhos...
Pode ser que voce esteja num trabalho errado, que tenha escolhido uma profissão por ouvir os outros; precisa ver a tua vocação.
Este pode ser um dos motivos; o outro, podem ser bloqueios emocionais, fica ligando casos com teus familiares... nada a ver. Voce passou, apenas passou por diversos psicólogos, mas nunca fez tratamento mesmo.
Não se julgue
Abraços

5817 respostas

8 MAR 2023

Olá Caio! Obrigado por escrever. Você escreveu aqui porque quer se comunicar. Nós, psicólogos, gostamos do nosso trabalho. Queremos te ouvir com maior detalhamento, profissionalismo e Ciência.
Tenho certeza que muitos caminhos poderemos construir juntos.
Conte conosco.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8644 respostas

8 MAR 2023

Olá, Caio, tudo bem?
Interessante como você mede sua "utilidade" por questões trabalhistas, já se deu conta?
Fico com curiosidade em como seria encontrar outras possíveis valências que você certamente possui, talvez só não tenha se dado conta ainda. Me refiro a questões de outras ordens, como suas amizades, relacionamentos interpessoais, ou até consigo mesmo.
Acredito que um processo de terapia te ajudaria a perceber essas qualidades por meio da sua relação com o terapeuta, que pode te retornar como te percebe, ampliando o conhecimento que você possui de si mesmo, tendo uma visão mais realista do que você vive.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha