Me sinto culpada por me masturbar.

Feita por >Tailane · 25 mai 2022 Terapia sexual

Eu antes não me masturbava, mas esse ano acabei tentando novamente e meio que faço umas 3 , 5 vezes no mês 1 vez no dia . Nunca namorei nem tive relações, tenho 21 anos .
Me masturbo para aliviar o stress ou simplesmente por eu está com vontade ou quando vejo um "gatilho" algo que fala sobre sexo aí já vou lá e faço .
Mas me sinto mau depois que faço isso , me sinto inútil, mau , negativa , que fiz algo muito errado .. vejo masturbação como algo errado em questão espiritual , na bíblia e pelos problemas que a masturbação gera então tenho medo e não quero isso para minha vida .
Mas eu não quero parar porque eu não consigo tem vezes que sinto vontade e eu tô solteira então não sei o que fazer a não ser me masturbar para aliviar .
Eu queria simplesmente não fazer nunca mais .. porém a minha vontade não permite eu sou fraca demais .

A melhor resposta 26 MAI 2022

Olá Tailane, espero que esteja tudo bem com você!

Geralmente nessa idade a descoberta sexual se apresenta como algo forte e intenso, tanto para homens quanto para mulheres. A masturbação faz parte do processo saudável de amadurecimento sexual e tanto homens quanto mulheres passam por essa descoberta antes, realmente, de terem uma relação sexual de fato, e é muito interessante que se passe por essa etapa antes, pois a prática da masturbação nos anos iniciais com certeza favorecerá o conhecimento do próprio corpo, e pode trazer mais segurança quando a outra fase surgir, que é a fase da prática sexual em si. É interessante você buscar leituras saudáveis e de fontes confiáveis sobre sexualidade, para que sua educação sobre o tema seja ampliada, e se você sentir necessidade de explorar mais profundamente o tema que traz em seu relato sobre os problemas que a bíblia aponta sobre masturbação e sobre a ligação da masturbação e a espiritualidade, um Psicólogo pode te auxiliar com estas questões, para que você possa ter mais clareza sobre estes assuntos e os motivos que esse tópico está te causando dúvidas e ansiedade, colocando a masturbação como algo negativo, mal e muito errado.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

31 MAI 2022

Tailane. Se masturbar não é pecado. Vc tem tb o direito de conhecer alguém e ser feliz. Pare desce culpar tanto. Faça terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

28 MAI 2022

Olá Tailane.
Entendo que se sinta culpada e acredito que esteja influenciada por questões sociais e religiosas. Mas acredite que a maioria das pessoas iniciam a vida sexual conhecendo o próprio corpo e zonas que lhe causam prazer dessa forma. Com isso ao se deparar frente a um parceiro sexual já sabe pelo menos sobre o seu próprio corpo e desejo. O tempo que você usa para pensar o quanto é culpada, mau e em problemas que pode causar use para cuidar-se, estudar, investir na profissão, caminhar, conhecer pessoas com hábitos saudáveis na vida, encontre grupos com os quais se identifica e participe, procure fazer coisas diferentes das que vem desenvolvendo, artes, leituras, teatro, dança, enfim olhe para o mundo que está aberto ao seu redor... não tenha medo de mudar de idéia se não gostar de alguma coisa mude para outra mas tente experimentar coisas na vida real. Evite meios eletrônicos. Use o tempo para "se fortalecer"com atividades de lazer, estudos, cursos profissionalizantes, atividades voluntárias, conversas com amigos, familiares. Você não é fraca por se masturbar e não resume na área sexual , é muito mais forte do que imagina eu lhe asseguro. Você está integrada em todas as áreas que citei acima e muitas outras apenas precisa participar delas. Procure um psicólogo para falar de seus sentimentos, emoções e desenvolver a auto estima e assertividade. Fico à disposição.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

27 MAI 2022

Oi Tailane,
Nada de errado por você se masturbar, mesmo que faça isso todos os dias. Para a Vida (Deus) nada de errado nisso. Já para o sistema de crenças, sim, pode ser considerado errado.
Porém, precisa entender que você está num sistema, mas não é do sistema. Precisa compreender a vida, precisa compreender a você mesma e saber usar o sistema a teu favor. Igrejas, religiões, crenças, ensino, cultura... todos são instrumentos do sistema e ele usa o medo, a ameaça para manipular as pessoas. Se você se sente culpada é por imposição do sistema e não da vida, de Deus.
Precisa corrigir e curar seu emocional, resolver seu problema de culpa.
Melhor que a masturbação é você ter parcerias, mas mesmo assim, muitas mulheres só conseguem ter orgasmos quando se masturbam. É uma boa prática.
Indico fazer Psicoterapia para poder se realizar sem culpa e se complementar.
Abraços

5817 respostas

27 MAI 2022

Se masturbe
Não há mal nenhum na masturbação. É uma prática sexual como qualquer outra
Sentir prazer no próprio corpo não é motivo de culpa
Se está lhe dando prazer qual é o empecilho?
Procure expandir suas práticas sexuais
Tenha novas experiências inclusive com outras pessoas

Aline Tavares Guerreiro Psicólogo em Rio de Janeiro

13 respostas

26 MAI 2022

Olá Tailane!

O ato de se masturbar é um meio importante de explorar o próprio corpo e as formas de obter prazer através dele. Desde que essa atividade não gere desconforto ou sofrimento, não há problema algum em mantê-la, pelo contrário, pode proporcionar benefícios à você e ao seu corpo. No entanto, percebo que a sensação de culpa que tem está muito ligada as concepções que você possui sobre a sexualidade, que se relacionam com as suas crenças e ideias que construiu e internalizou ao longo da vida. Caso tenha interesse e possibilidade de realizar psicoterapia, acredito que seria uma boa estratégia para ampliar esse assunto, talvez enxergá-lo através de novos pontos de vista e assim, ter uma melhora em sua qualidade de vida.

Espero ter contribuído em sua questão.
Abraços!

Psicóloga Alice da Silva Psicólogo em Balneário Camboriú

4 respostas

26 MAI 2022

Tailane, você está vivenciando um conflito entre o biológico e um princípio moral que vem da sua religião. Biologicamente é normal ter desejo sexual e praticar a masturbação (o ato da masturbação em si não traz problemas. É algo natural da vida, assim como comer) e inclusive tem benefícios enormes para o nosso relaxamento, autoestima, disposição e bem-estar com a vida. Sendo uma necessidade do ser humano, quando reprimida, aí sim pode gerar muitos problemas. Quanto mais empurramos algo para as sombras, mais ele tem controle sobre nós. O que parece ser necessário é conversar em terapia sobre as ideias negativas que você internalizou acerca da sua sexualidade, com objetivo de diminuir a sua culpa e ressignificar seus pensamentos. Se quiser ajuda, estou aqui.

Tainá Sampaio Psicólogo em Salvador

53 respostas

26 MAI 2022

Oláa Tailane!! Obrigada pela pergunta e oportunidade de partilhar com você!
Leve em consideração que algumas religiões, que são diferentes da espiritualidade, de fato colocam como algo sujo, pecaminoso a masturbação. No entanto, ao olhar para a natureza humana, qual é o fundamento? Não existe. Masturbação é satisfação de prazer. É natural.
As mulheres sentem ainda mais o peso da culpa como consequência da cultura machista, onde o tabu sobre a sexualidade da mulher é ainda maior, pois, dentro dessa cultura, a mulher é completamente reprimida sobre sua energia sexual.
Busque ajuda para cuidar da repressão que você se coloca e da forma como internalizou a satisfação dos seus prazeres sexuais!
Conte comigo!!

Marina Heluy Máximo Marques Psicóloga Psicólogo em Varginha

41 respostas

26 MAI 2022

Olá Tailane! Obrigado por escrever. Entendemos que você, pela tua história, pela tua cultura, formou convicção de que masturbar é gerador de culpa. De outro lado, é preciso ponderar que faz parte das sensações, explorações e conhecimentos que acompanham a humanidade em diversas culturas e religiões. Em todo o mundo, a maior parte das pessoas se masturbam. O biológico é da espécie, precisa ser respeitado. Masturbar na adolescência, juventude, maturidade, é biológico.
Permita-se respeitar seu componente biológico, integre-o ao todo.
Será importante amadurecer reflexão. A natureza contém a cultura, é maior do que a cultura: masturbar é da natureza; culpa e pecado, variam conforme a cultura. Masturbação não varia, é da espécie, como falar, como pensar.
Amadureça.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes - A maioria dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos líderes religiosos, querem é dinheiro - são falsos, atores, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Seja ponderado com a máscara, destrua criadouros de mosquitos. Enriqueça o afeto, mas evite aglomerações.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

26 MAI 2022

Olá
Entendo que esse assunto envolve muitos tabus, especialmente para as mulheres. Do ponto se vista biológico e psicológico, não é algo errado ou ruim, inclusive é bem saudável. Acredito que seja legal investigar a relação disso com o meio em que você está inserida. Como ele pune essa vontade. Seria um interessante contexto a ser levado a um processo de terapia, podendo te ajudar a compreender essa necessidade diante desse conflito moral.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha