Sou altamente sensível?

Feita por >Aruna · 19 mai 2021 Desenvolvimento pessoal

Olá primeiramente obrigada por ler, ultimamente tenho tido dificuldade de me entender, as vezes sinto dores no coração, e quando a dor é muito forte consigo sentir como se fosse uma facada no meu peito, isso quando ele não lateja, as vezes choro por estar triste mesmo sem ter motivo. Eu sou cristã e há um tempo atrás estava orando pela família do artista Paulo Gustavo que morreu, no meio da oração eu chorei pois pude sentir a dor daquela perda, uma dor horrível isso me gere alguns problemas fiz pesquisas e alguns sinais batem. Eu não consigo ver filmes de terror, sempre to pensando em alguma coisas é difícil estar com a mente em paz tranquila, sempre penso que estou errada, pois é isso que meu coração diz. É complicado levar a vida assim com turbilhão de coisas é muito complicado colocar a razão a frente do sentimento as vezes meu sentimento é tão forte que se transforma em uma voz a qual eu consigo ouvir. Esses tempos tudo isso me gera uma autocobrança exagerada em cima de mim e meio que fugiu do meu controle. Eu amo dançar, compor, cantar em si amo a arte, quero viver disso. Tenho facilidade de compreender o sentimento alheio. As vezes consigo entrar na história de uma novela ou de uma série. Mas até que tem seu lado bom quando estou feliz é algo tão bom que parece que vou explodir,ou quando sinto a presença de Deus como se fosse uma bomba relógio kakakakaka. A dança me ajuda a descarregar todos esses sentimentos. Eu não gosto muito disso porque não sei como lidar e esses sentimentos dominam eu quero saber controlar meu coração. Pode me ajudar? Consigo sentir uma música de uma forma genuína, uma arte e sinto arrepios no toque de uma bateria, de uma música tudo me emociona.

A melhor resposta 21 MAI 2021

Aparentemente você tem crises de ansiedade em que a contradição de estar bem x estar mal é constante; daí o desconforto físico, emocional etc. Você teria que investir na busca da redução/entendimento dos motivos de tal ansiedade.

Psicólogo Fernando Brasil da Silva Psicólogo em São Paulo

3 respostas

20 MAI 2021

Aruna, vc é uma pessoa sensível. Sensível ao sentimento alheio, sensível a arte, sensível a música....
Talvez vc consiga aprender a controlar esses sentimentos com a terapia, porém sua essência não deve mudar.
Terapia faz bem
Sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro