Como controlar a sensibilidade emocional extrema?

Feita por >Gisele · 15 mar 2021 Desenvolvimento pessoal

Sou uma pessoa extremamente sensível, ou seja, uma pessoa que se ofende com qualquer coisa, a mínima coisa possível, levo tudo para o lado pessoal e fico remoendo tudo o que acontece comigo, coisas fúteis do dia a dia. Comecei a perceber meu alto grau de sensibilidade no ensino médio, qualquer crítica ou ignorância de estranhos na rua/trabalho me magoam de uma forma tão profunda que resolvi procurar ajuda profissional mas até agora não encontrei um que me ajuda de verdade pois a maioria dos conselhos que recebo são vazios. Eu sou como uma esponja que absorve tudo, seja coisas boas ou ruins, eu quero aprender a equilibrar minhas emoções e a filtrar as coisas que acontecem ao meu redor. Quando passo por alguma mágoa eu me analiso e tento observar o que eu sinto, percebo que sinto uma mágoa no peito, uma tristeza por dentro, fico remoendo e remoendo esse acontecimento, com esses sintomas eu pergunto para mim mesma por que eu me importo, por que eu sinto isso? por que essas coisas me afetam tanto? e não consigo me responder.

A melhor resposta 23 MAR 2021

Ola Gisele!
Você pode ter vivido situação que te deixaram fragilizada, e hoje em dia, sua estrutura mental pode não suportar nem cítricas construtivas.
Mas penso tambem que você tem muita sensibilidade e ela pode ser usada a seu favor se conseguir entendê-la e dominá-la.
Talvez seja o caso de você iniciar um processo psicoterapêutico para entender melhor sua individualidade, como VOCÊ funciona e porque. A sensibilidade pode não ser uma fragilidade, mas sim sua força quando bem tratada e experienciada da forma correta.
Faça terapia. Cuide-se.
Espero ter ajudado de alguma forma.

Kayane Lages Psicólogo em Pelotas