Sobre álcool

Feita por >Elizabeth viana Benevides · 7 mar 2018 Alcoolismo

meu esposo bebe 5 dias sem parar e considerado alcoolatra?

A melhor resposta 8 MAR 2018

Elizabeth, que bom que você se preocupa com seu marido! Para definir uma dependência é preciso levar em consideração diversos fatores! Não apenas se a pessoa utiliza a substância (no caso aqui, o álcool) todos os dias. É levado em conta, por exemplo, como ele se comporta na ausência da substância, a quantidade do uso, as consequências do uso, etc. Somente um profissional habilitado pode caracterizar a dependência, pois é alguém que tem o conhecimento técnico científico para fazer essa avaliação. Então procure um profissional, psicólogo, psiquiatra para que seu marido faça essa avaliação. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

8 MAR 2018

Boa noite Elizabeth.
O diagnóstico de dependência química, no caso alcoolismo, envolve uma série de fatores. Dentre eles, se consideram por exemplo o padrão de uso: existem pessoas que fazem uso contínuo (consumo de bebidas diário) porém moderado, enquanto também pessoas que fazem o uso nocivo, isto é, ingerem grandes quantidades de álcool em curtos períodos de tempo e ocasiões específicas.
Um fator bastante pertinente para se estabelecer o diagnóstico são os prejuízos associados ao consumo: fragilização nas relações familiares, faltas constantes no trabalho, acidentes durante e após o consumo de alcool, surgimento de complicações clínicas devido ao alcoolismo (cirrose), dentre outros.
Existem também fatores associados que colaboram com o diagnóstico: histórico de alcoolismo na família, idade de início do consumo, facilidade no acesso ao álcool, dentre outros.
É importante avaliar todos estes fatores e relatá-los ao profissional na ocasião de um possível atendimento. Também vale a pena lembrar que a dependência química possui características específicas como pouco comparecimento aos atendimentos, baixa percepção dos prejuízos associados, dentre outros. Existem diversas metodologias de trabalho para a dependência química (Como os 12 passos dos Alcoolicos Anônimos), costumo dizer que a melhor é a que funciona com o paciente. Vale a pena lembrar contudo que, apesar das dificuldades existem soluções para o problema e o importante é não desistir.
Caso julgue adequado procure um psiquiatra e um psicólogo.
Espero ter ajudado.

Sentidos Psicologia Psicólogo em Aquiraz

88 respostas

7 MAR 2018

Olá, Elizabeth.
Depende de quanto ele depende da bebida, mas beber todos os dias, é um sinal de alerta.
Converse com ele, e veja o quão dependente ele está e ajude-o a buscar ajuda caso seja necessário.
Qualquer duvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo