O que recomendam fazer?

Feita por >Wagner · 18 nov 2020 Terapia de casal

Sobre mim: Eu sou sozinho - não tenho família e não tenho amigos. Odeio ficar parado. Estou sempre a um passo de distancia de cair para depressão. Me manter ocupado é uma forma de manter a mente ocupada. Sou muito recluso quanto aos meus problemas, não tenho redes sociais e odeio falar do que me incomoda, em termos simples odeio "viajantes emocionais"!

Sobre ela: Ela mora com o filho e a mãe. Os quais tenho um ótimo relacionamento. Ela muito preguiçosa e não tem vontade de nada, que não seja obrigação.

Sobre nosso relacionamento: Sempre fui extremamente solicito, de eletricista a professor, de cozinheiro a ela e a família dela, onde tenho um relacionamento muito bom. Tivemos literalmente duas brigas em dois anos. Diversas discussões, debates e conversas.

Sobre o Caso: Há 8 dias, descobri que ela havia pesquisado, e criado um diagrama, estabelecendo cada link com uma nova pesquisa.
Indaguei sobre o porquê e ela, simplesmente disse: Pesquisei mesmo, você não se abre comigo. Sem desculpas, sem explicações. apenas isso. Detalhe, passo 5 dias da semana com elas, sendo nos finais de semana, cozinho para todos ou os levo para praia.

Voltando... imediatamente sai do apto dela, dirigi até a praia e cerca de 2 horas depois, bloqueei-a no WhatsApp após uma mensagem minha de término.

Ela enviou diversas mensagens por sms, porem em nenhuma delas afirmava o erro dela, ou sequer suas justificativas. Tentou inverter a culpa, alegou que como eu poderia destruir tudo por isso, entre outros métodos.

Tivemos uma leve briga sobre o assunto (por sms) e percebi que não estava levando a nenhum lugar. Parei de responder.

Ela não tentou buscar mais formas de contato tão pouco eu.

Eu acreditei que minha dedicação havia servido para algo, que construí algo valido e solido. Mas notei que não, notei que estava sendo usado. Não entendo os motivos dela.
--
Não consigo parar de pensar nela e a falta dela bate forte. tento me distrair, mas não consigo me desligar. Álcool tem ajudado a dormir, mas independente, acordo todo dia pensando nela.

Analisando minhas opções posso: Manter o termino ou procura-la. Se a procurasse como seria? Haveria retorno? Se sim, como seria?

A melhor resposta 19 NOV 2020

Olá Wagner! Grato por escrever. Vida sozinho apresenta qualidade inviável. Falar do que incomoda não permite espaço: é preciso falar. Você está falando aqui. Você está colocando que precisa estabelecer, construir, burilar vínculos. Ações impulsivas que não deem margem para revisões vão fechando, repetitivamente, portas: "sou sozinho", "não tenho amigos" "odeio falar do que me incomoda", "imeidatamente saí do apartamento dela", "sou muito recluso", "bloqueie-a" (agora sinto que minha dedicação não serviu) Todas essas partes da fala fecham para qualquer diálogo.
De outro lado: "não consigo parar de pensar nela", dificuldade para dormir, procurá-la. Você é, como todos nós, social. O amor próprio e a autoconfiança te ajudarão a negociar a convivência com mais diplomacia e flexibilidade.
Claro que, pelo escrito, você está muito rígido, escondendo-se de um necessário desconforto que a troca social exige.
Você precisa retemperar a identidade, a troca social. Conviver vale muito à pena. Será possível intregrar seus sonhos, planos, potenciais, habilidade sociais, acúmulo de saberes. Para tanto você precisar delimitar e reorganizar a identidade, o amor próprio, estando aberto ao necessário esforço por convivência.
Procure por um de nós, psicólogos, para passar por caminha científica. Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de segunda onda da pandemia, sejamos muito mais razoáveis: máscara, distanciamento físico, higiene, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

19 NOV 2020

Wagner.vc já deixou bem claro os motivos do seu término. Mas n consegue ser firme em suas decisões.
Vc usa o álcool o trabalho como fugas para não trabalhar o que vc precisa. O seu emocional.
Neste momento vc precisa se ajudar. Pois como vc disse no início o caminho é a depressão e vc precisa se cuidar. Procure ajuda profissional.
Se precisar e interessar sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

19 NOV 2020

Olá Wagner..
Parece-me que agiste por impulso?
Tomou uma decisão e está com medo de admitir?
Por que você simplesmente não conversou com ela no momento em que ela indagou a você " porque você não se abre comigo", que ao menos tivesse a questionado sobre, do porque dela pensar assim. Mas, parece que ficou com medo da resposta?
Te oriento a buscar ajuda psicológica para compreender seus sentimento, o que esta se passando com você, entender os motivos de agir assim e porque.
Busque o autoconhecimento e o fortalecimento emocional para depois tomar a decisão de procura-la ou não, para buscar as respostas as suas perguntas.
Busque se conhecer e se aceitar.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Att Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste