Olá queria uma resposta sobre uma coisa que aconteceu na minha infância.

Feita por >tina · 12 jun 2024 Abordagem psicológica

quando eu era criança aprendi a falar muito cedo, sempre muito comunicativa e muito inteligente, uma pediatra alertou minha mãe sobre algumas coisas, pois eu agia como uma adulta e não me interessa muito por coisas de crianças, já adolescente fiz tratamento no psiquiatra por alguns meses mas abandonei o tratamento, pois minha situação com abuso de álcool e drogas pioraram muito, ele disse que eu tinha traços de borderline e TOC, mas essa questão da minha infância me intriga muito, penso que eu possa ter algum outro problema.

A melhor resposta 13 JUN 2024

Tina
Pode não serem problemas... podem ser recursos naturais e o sistema quer tornar estes, problemas.
Você pode estar sendo manipulada, podem te colocar dentro destes diagnósticos (Boderline, TOC, outros...) por voce se mostrar com dotes superiores e eles não sabem lidar e por isso te reduzem a problemas...

Faça Psicoterapia. Certifique-se. Autentique-se de acordo com as coordenadas da vida para viver a tua vida.
Apenas aprenda lidar com o sistema, como estratégia para se dar bem no meio onde está.

Abraços.

6374 respostas

13 JUN 2024

Olá Tina.

Para analisar melhor essa questão da sua infância que te intriga, seria necessário realizar um acompanhamento mais extensivo com uma dinâmica voltada a conhecer esse seu histórico e avaliar esse caso de maneira individual.
Porem vide que você apresenta um diagnostico prévio de Borderline e TOC, além de histórico de abuso de álcool e drogas, são tão relevantes ou ainda mais que a sua histórica previa, e muitas vezes o tratamento para o seu quadro atual pode ser o caminho necessário para sanar as suas duvidas em relação a sua infância.
Independente do caso, recomendaria um acompanhamento psicológico para avaliar e analisar essas questões que você apresenta.

Yagho Fernandes da Silva Psicólogo em São Paulo

7 respostas

13 JUN 2024

Oi Tina! Obrigado por escrever. Você tem razão. Será muito importante que você se conheça mais detalhadamente, que um de nós, psicólogo possa te ajudar a se conhecer mais profundamente. Enriquecerá muito a ideia de que possas podem conter traços, mais traços não são maiores do que pessoas, que hábitos podem ser modificados, que a todo momento, pessoas podem evoluir, se melhorar.
Quando se dá uma faca a uma criança, ela não tem maturidade para lidar com essa ferramenta. A questão do tratamento psiquiátrico precisamos detalhar o panorama anterior, os fundamentos e do que esse tratamento consistiu.
Vamos la!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9336 respostas

13 JUN 2024

Olá tina, tudo bem?

Para que seja possível analisar questões de infância é necessário analisar todo o contexto, como o ambiente em que você cresceu, se você tinha companhias da sua idade, como seus cuidadores te demonstravam amor e cuidado e assim por diante.
Caso queira aprofundar nessas questões, fico a disposição!

Gabriela Andrade Psicólogo em São Paulo

16 respostas

13 JUN 2024

Olá Tina! Parabéns por se abrir e buscar novas respostas. Crianças que amadurecem muito cedo normalmente carregam muitos traumas, o que pode estar ligado ao abuso de álcool e drogas. Busque uma terapia que faça sentido para você e que sinta-se acolhida, entendida, encontrando suas respostas e caminhos de superação. Na psicologia junguiana valoriza-se o autoconhecimento profundo e cada detalhe de suas lembranças. Certamente a criança que você foi influência muito suas escolhas hoje. Espero ter ajudado. Abraço fraterno.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria