Acho que estraguei minha vida por causa do álcool, como me recupero?

Feita por >Brennk · 5 ago 2021 Alcoolismo

Tenho 23 anos, e desde os 18 bebo aos finais de semana, e sempre tenho blackout alcoólico, o problema é que isso vem como um bombardeio na minha cabeça, pois sempre faço coisas humilhantes e outras que me arrependo, me sinto a ponto de tirar minha própria vida em cada ressaca moral. Já perdi o respeito pela sociedade e me sinto um ser sem importância. Sou um jovem fechado, não tenho amigos, e sou um bom aluno na faculdade, mas sinto que não tenho motivos pra continuar a viver. Estou extremamente esgotado emocionalmente, não sei quanto tempo mais vou aguentar passar por isso, de novo e de novo. Estou relaxando muito com meu corpo, e meu humor parece instável, tem horas que me sinto maluco, por não saber se devo ficar feliz ou triste. Minha mente esta um caos, e não conheço ninguém que poderia me apoiar. Na verdade decepcionei todos que se importavam, e não culpo ninguém por se afastar de mim, ou mesmo me desprezarem. As vezes me acho egoísta por viver fechado pensando só em mim, e outras vezes me sinto inferior, não digno de estar na presença dos outros. As vezes nem parece que estou no presente, estou perdido, ou cego, não sei ao certo.
Sei que tenho que parar de beber, mas como encontro a motivação para isso? Como faço pra amar a vida? Como voltar a me sentir importante?
Não me sinto bem pensando sobre essas coisas, mas preciso de respostas, que não faço ideia onde vou encontra-las.

A melhor resposta 22 AGO 2021

Olá Brenno.
Começando pelo fim do seu texto, você pergunta como encontrar motivação, amar a vida, voltar a se sentir importante.
A resposta normalmente está em encontrar um propósito de vida, todos tem, e você deve ter alguma causa que queira fazer para se sentir útil, mas talvez não sinta coragem ou capaz, se buscar este propósito encontrará a motivação para continuar vivo.
A psicoterapia pode te ajudar a se auto conhecer e buscar motivos para viver, além de poder te ajudar a sair desta situações complicadas em que se coloca. Não espere resultados em poucos dias, seja perseverante e encontrará o seu rumo.
A psicoterapia pode te ajudar a entender porque se sente inferior, e mudar esta forma de se perceber, também pode te ajudar a se sentir melhor e não se envolver nos eventos ruins que relatou.
Procure encontrar aqueles amigos que se importam, volte aos amigos que não se envolvem com álcool e vá se afastando daqueles que te coloca em situações complicadas.
Gratidão, causas sociais, exercícios físicos ajudam a melhorar o estado de humor, observe aquilo que consegue fazer, comece aos poucos e vá em frente, você perceberá que é possível.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

16 AGO 2021

olá! Eu posso lhe ajudar. Se você precisar é so agendar comigo que irei responder o mais rapido que puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

10 AGO 2021

Breno Barcellos
Voce pode recuperaR A SUA VIDA, desde que encontre as razões do porque tem necessidade de beber.
Ninguém bebe, ninguém toma drogas por achar bonito ou por simples passa-tempo. Há razões, motivos que levam a beber.
O que realmente voce quer conseguir através da bebida?
Sim, precisa curar teu sistema emocional, está abalado e necessita harmonizar, deixar fluir suas emoções normalmente para que tua vida flua naturalmente.
Por todas as razões que voce colocou acima é que precisa enfrentar um processo psicoterapêutico para curar-se, conhecer-se, encontrar as razões ou seu objetivo de vida.
Quando se conhecer, souber da tua identidade e o objetivo de vida, vai parar de beber automaticamente.
O que é desânimo hoje, se transformará em alta autoestima, a mente se acalma e começará a expressar teus sentimentos normalmente

5817 respostas

6 AGO 2021

Oi, Brenno. Sinto muito que esteja passando por isso.

Fui lendo seu relato e pensando o que te leva a querer beber até ficar fora de si, ou seja, fora da realidade. Você alega que o uso excessivo do álcool estragou sua vida, mas será que você já não sentia nada de positivo em sua vida e isso te fez beber constantemente?

A melhor forma de te ajudar a reduzir o consumo do álcool talvez seja descobrindo a razão que fez você entrar nesse ciclo vicioso e prejudicial, evidentemente que não basta apenas descobrir isso, a depender do nível de dependência, outros cuidados deverão ser tomados, todavia, saber o que te faz querer fugir da realidade é um primeiro passo.

Vale lembrar que nem tudo esta perdido. Pode ser que você não consiga conquistar algumas amizades, confiança, etc., mas a depender do tratamento e das mudanças de seu comportamento, novas pessoas podem entrar em sua vida e formar vínculos afetivos satisfatório.

Recomendo muito que comece a fazer acompanhamento com psicóloga, ao que parece, sozinho vai ser muito mais difícil de você conseguir mudar as coisas como estão. Se precisar de algo mais, me coloco à disposição.

Grande abraço,
Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

6 AGO 2021

Bom dia, Brenno,
Você parece falar de duas pessoas na sua vida, aquela que existe quando bebe e aquela que só existe na sobriedade.
Pergunte a si mesmo o que aquele que bebe tem de tão importante, a ponto daquele que não bebe se apagar por ele, se colocar em posição tão "humilhante" (palavra usada por você)?
quando falamos em vícios, estamos falando em ser alguém que não somos de fato. Alguém que só existe na nossa fantasia, mas que insistimos em trazer à tona.
Quando entender a diferença entre os dois vocês, vai perceber que o álcool é só um meio de alcançar esta liberdade, mas que na verdade é uma prisão.
A psicoterapia pode ajudá-lo a se conhecer melhor, deixando de lado esta necessidade de beber para ser você mesmo.
Caso tenha interesse, estou à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

6 AGO 2021

Olá Brenno! Que bom que você escreveu: está procurando saídas. Vinte e três anos, envolvimento com álcool aos finais de semana, poderemos pensar com otimismo e expectativas boas. Nas entrelinhas do seu texto estão descritas boas intenções, história predominante de boas atitudes. Certamente você somente precisa reorganizar a vida, aceitar a falibilidade temporária de todos nós. Uma parte bastante grande da população, talvez a maioria, passe por estágios de desvios do razoável, que podem ser comparados aos que você descreveu. A maioria dessas pessoas se reorganiza, certamente você também se reorganizará. Há imperativos: você precisa parar de beber; precisa desenvolver formas de se valorizar mais. Você apresenta muitos componentes positivos que te ajudarão. As coisas poderão ser muito mais fáceis, éticas e construtivas, do que você, emocionalmente abatido, está imaginando.
Será muito facilitador para tanto, você contar com a assessoria científica de um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maoria de falsos políticos, de imensa maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TV Cultura, Instituto Butantan, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)