sinto que ninguém gosta de mim, minhas amizades duram pouco

Feita por >Richard · 28 jul 2022 Habilidades sociais

Eu sinto que todas as amizades que eu tive não foram verdadeiras, eu sinto que todas as pessoas que eu já tive uma "amizade" não gostavam de mim de verdade, eu sinto que elas só fingiam para não me magoar. Eu lembro que eu sempre era o excluído, todos me rejeitavam, todo mundo falava que eu era chato e que eu forçava meu jeito, eu nunca forçei o meu jeito, nunca. Depois de alguns anos que eu tive essas amizades, eu começei a perceber o quão insuportável eu era, e ainda sou, eu ganhei muito nojo do meu jeito, tudo que eu vou falar eu tenho medo do que as pessoas vão pensar, como elas vão reagir, eu tenho muito medo de elas falarem que eu sou chato de novo, por isso eu prefiro me isolar até entender o meu problema. Eu sei que eu sou chato, isso eu não tenho mais dúvidas, mas eu não sei como resolver isso, sempre quando eu arrumo uma amizade nova, eu tenho medo de ser chato com a pessoa e a amizade acabar, eu sinto que a qualquer hora a pessoa vai descobrir quem e sou de verdade e se afastar de mim, eu me sinto um impostor.

A melhor resposta 2 AGO 2022

Richard,
As pessoas gostam, amam os outros na medida em que se amam; ninguém dá nada do que não tem e na medida que tem. Quem se ama muito, ama muito, quem se ama pouco, ama pouco; quem tem limitações, medos, desprezo interno transmite aos outros a sua realidade interna.
Voce é verdadeiro consigo mesmo? Voce finge para si mesmo?
Por que acha que os outros te rejeitavam, te excluiam?
Será que te excluíam ou voce se julgava excluido e se excluia?
E o que te leva a ter esta atitude?
Então precisa encontrar as razões, a motivação que te leva a ter este comportamento.
Voce tem nojo do teu jeto de ser porque não se conhece, não se aceita, voce acha que precisa ser aceito, ser amado, ser agradado pelas outras pessoas....
Voce precisa é ser, pouco importa como os outros querem.
Voce tem o corpo que precisava ter, tem a cor que precisava ter, a estatura que precisava ter... tudo para poder cumprir com o teu objetivo de vida. Nada é por acaso, nem mesmo as dificuldades que voce tem, tem como objetivo a tua missão de vida.
Conheça-se, descubra-se, não seja o que a cultura, a educação, a sociedade quer. Seja o que voce quer ser.
Faça Psicoterapia e descobrirá como!
Abraços

5817 respostas

29 JUL 2022

Olá Richard! Obrigado por escrever. Muito provavelmente, sem se dar conta, por insegurança, em tentativa de compensar as coisas, você deixa de ser natural, exagera as coisas, tornando se muito rígido. A vida, não é possível, apenas baseada nas ideias de verdades e mentiras. Há horas que não é adequado ser verdadeiro, há horas em que a mentira pode ser, temporariamente, a melhor estratégia.
Amadurecer é preciso. Amadurecer exige muito tempo, treino, exercício, interação.
Todo ser humano, único, rico, raro, cheio de possibilidades, potencialidades, quando age de forma natural e espontânea é sempre interessante. Todos nós somos carentes de companhia e pertença.
Invista de grupo de colegas e conhecidos. Grupo de esportes coletivos de contato, teatro, turma de estudos consistentes, dança, viagens, excursões, grupos de serviços, são meios muito bons para se enriquecer isso. É preciso ser persistente, interagir de forma harmônica, sem expectativas ou preconceitos.
Abraços: