Por que nenhuma garota gosta de mim?

Feita por >Ferraz · 23 jul 2020 Desenvolvimento pessoal

Boa noite!

"Todos as pessoas me Amam más ninguém realmente Gosta de Mim."

Bem, sou um tipo de pessoa gentil, simpática e que valoriza boas amizades.

Por conta deste ato teve uma vez (recentemente) que acabei me apaixonando por minha melhor amiga, confessei meus sentimentos e ela me pediu um tempo, depois de alguns meses esperando esse tempo levei um "eu gosto de você más não do jeito que você gosta de mim."

Com esta resposta fiquei deprimido por 01 semana e hoje em dia fico pensado as vezes:
"Nenhuma garota gosta de mim, todas só me vêem como um Melhor Amigo"

Por pensar assim fico me sentindo solitário, com falta de uma namorada para expressar todo meu carinho e amor.
Começo a me preocupar com o futuro se vou continuar a geração de minha família...

E vem essas coisas em minha cabeça fico inseguro e com a autoestima bem baixa as vezes....

Depois deste ocorrido meio que não quero mais criar expectativas nas pessoas pois o meu eu do pasaado se fudeu fazendo isso!
Aquele tempo que minha amiga me pediu durou 06 meses e durante esse tempo passei por um COMPLETO INFERNO da PAIXÃO!

Já superei essa antiga paixão más ainda fico inseguro se vou encontrar uma companheira, alguém que realmente goste de mim!

Agradeço a quem responder este meu desabafo! Abraços!

A melhor resposta 26 JUL 2020

Olá Ferraz. Grata por sua pergunta.
Que bom que você sabe fazer boas amizades e conservá-las. Mas vou direto ao ponto e vou fazer uma pergunta, você se dedica a ser o seu melhor amigo como se dedica aos outros? Pois não adianta você usar toda a sua energia sendo bonzinho para os outros e não ver as suas qualidades. Comece a se valorizar mais, olhar para os seus sentimentos, realizar as coisas que gosta, como ouvir música, hobby, desenvolver uma nova atividade, estude, leia, se dedique à colocar os seus planos, sonhos e metas no papel. Coloque em prática todas as metas imediatamente. Use todo o seu tempo para isso. Vai notar que quando você se olhar, os outros também começarão a olhar para você de uma nova forma. Procure ajuda profissional na linha Cognitiva Comportamental.
Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow.

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

24 JUL 2020

Olá Ferraz, tudo bem?

Pela sua fala dá pra sentir todo o peso que você vem carregando desde todo o ocorrido (o que não é de se espantar porque não é nada fácil ser negado pela melhor amiga, embora muito comum), principalmente nas frases "nenhuma garota gosta de mim" e "começo a me preocupar com o futuro se vou continuar a geração de minha família".

Mas o que mais me chamou a atenção foi a escolha de usar a frase do Bojack Horseman "Todos as pessoas me amam mas ninguém realmente gosta de mim.", o que pode ter sido feito inconscientemente, mas acaba traçando um paralelo entre você, que parece ser muito carinhoso e se importar bastante com suas amizades e consigo mesmo, com um personagem que constantemente mostrou não se importar com ninguém à sua volta. E nisso meu ponto na verdade são dois:
1- Você parece estar construindo sua jornada e ainda ter tanto seu carinho pelas pessoas como o carinho delas por você, o que é uma grande ferramenta e vantagem com relação ao Bojack. Mas também o não criar expectativas que você diz também pode ser uma ferramenta no sentido de não se deixar quebrar até que você de fato esteja no relacionamento, que então é o momento em que se doará à situação e à pessoa que você ama, do que vejo que você é completamente capaz.
2- Mesmo tendo estragado tudo muitas vezes, Bojack conseguiu fazer várias pessoas amarem ele, e muitas vezes acabou destruindo esse amor também, mas no decorrer da história foi descobrindo que a unica forma de mudar é passando e aprendo a amar a si mesmo.

Talvez você esteja entrando numa fase em que esteja precisando aprender a se conhecer e se amar mais. Conhecer suas ferramentas e aprender a se amar são um ótimo primeiro passo na jornada para construir uma boa auto estima, que como você diz parece ser sua principal questão a ser vivida no momento. E para isso me coloco à disposição para acompanhar e auxiliar nesse processo como psicólogo.

Espero ter ajudado de alguma forma com essas reflexões.
Sempre à disposição, Joshua de Sá - psicólogo clínico.

Espaço Hope Psicólogo em Campinas

10 respostas

24 JUL 2020

Olá Ferraz! Grato por participar. Você descreveu uma história tão bonita, tão frequente, tão razoável. Esse é o preço do amadurecimento. Ser gentil simpático e valorizar boas amizades é como plantar ouro. Certamente continuando assim, você colherá valiosos frutos. Isso é altamente importante. Viver esses sofrimentos de amor, ainda que desconfortável é tempero para amadurecimento. Amiga de hoje, não consegue ser namorada de hoje. Há dois papeis em conflito: amizade e amor. A amizade veio antes, é muito nobre. Daqui a vinte ou trinta anos, com maior entendimento da vida, maior maturidade, pode-se integrar uma história de amor a antiga amizade, mas hoje não.
Você não citou a tua idade, mas nós podemos ser amados, em termos potenciais, por toda a vida, mesmo após cem anos de idade. Uma condição necessária para namorar outra pessoa é namorar a si mesmo, através da manifestação de diversas frentes de vida: escrever um texto, comprar uma roupa, trocar um olhar, fazer um bolo, realizar um trabalho, etc. É preciso ter harmonia, admiração, valorização de si mesmo.
Namoro, conforme a sabedoria sólida das pessoas, envolve conhecer grupo de pessoas: milhares de conhecidos, aproximadamente cem colegas (que faz ou fez algo com regularidade em comum) e um ou dois amigos (seres profundamente e certeiramente confiáveis e colaborativos). Conhecidos, colegas e amigos, podem ser homens e mulheres. Desse conjunto, pesquisa-se, evitando os amigos estabilizados, hábitos, costumes, valores, planos, ocupações, observa-se melhor, confirma-se a informação, paquera-se, observa-se melhor, confirmando hábitos interessantes e compatíveis com o papel de namorada, tenta-se namorar, namorando, na maior parte das vezes, não dá certo e termina-se. Um ou outro caso pode evoluir para algo mais profundo, e vai se testando e confirmando ou não, até culminar ou não, com questões como casamento, sociedade material, filhos em comum. São formas de se tentar diminuir a possibilidade de problemas futuros. É,no entanto, necessário, ter esforço, abertura mental para negociar a convivência, aprender com o outro, gerar equilíbrio, na busca de crescimento do relacionamento. Há que ter esforço.
Espero ter ajudado. Estarei à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa somente para o que for relevante com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar mais uma morte de pessoa próxima!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.