Não gosto de amizades ?

Feita por >Esmeralda · 26 dez 2022 Habilidades sociais

Olá!
Então, eu não sei se consigo me expressar, mas tentarei dizer o que está me incomodando e eu preciso de ajuda. Sou cercada por muitas pessoas, tanto na faculdade, quanto na minha igreja, no meu trabalho, no meu bairro. Sou aquele tipo de pessoa que todos admiram, sempre estou pronta para apoiar e ajudar as pessoas ao meu redor.
Também sou o tipo de pessoa que as pessoas esperam muito de mim, eu falo isso, porque eu fui perceber que me distanciei e me fechei para as pessoas que realmente me amam, porque não quero que as mesmas criem expectativas. Diante disso, quando alguém se aproxima eu faço de tudo para afasta-la, e acabo magoando.
Eu sinto falta de ter uma outra metade na amizade, de poder me abrir e partilhar o que sinto, não apenas ser a pessoa que só ouve, é como se eu não existisse, na faculdade eu vejo que cada aluno tem alguém eu não tenho ninguém, porque todos me têm. Quando falam de mim sempre dizem o melhor “Olha você é uma pessoa impar difícil de achar”. No bairro, sou aquela que antes de tudo passam por aqui para ajudar a resolver problemas, e o hilário é que dá certo, então sou cercada de presentes, abraços e supressas. E mesmo que eu diga não, é como se eu tivesse dizendo sim, porque no fim retornam em busca de ajuda.
Na minha família, sou aquela pessoa que precisa terminar a faculdade, porque minhas outras irmãs não quiseram estudar, sou aquela que precisa dar o orgulho para meus pais, e o peso é maior porque eles já faleceram, então para família sou aquela que tomou um rumo certo na vida, a inteligente, a esperta, a que desenrola as coisas.... Escrever isso está me doendo muito, porque eu deveria estar alegre e agradecida por tudo.
Mas, não é fácil, nos momentos mais difíceis da sua vida, não ter ninguém para conversar, ninguém para perceber que você não está bem, para te ouvir, não tenho ninguém para conversar e sei que eu afasto as pessoas. Eu sou muito intensa em minha afetividade, em tudo, para mim tem que ser excelente. Me ajudem por favor.

A melhor resposta 23 FEV 2023

Olá Esmeralda.
Como você mesma comentou, você tem tudo e deveria estar alegre e agradecida, mas isto não está acontecendo porque você está percebendo as situações por um viés que não é o melhor para se sentir bem. Sugiro que busque ajuda psicológica, neste espaço poderá entender melhor como se sentir mais alegre e agradecida, além de ter alguém com quem poderá falar de tudo que está te incomodando e quer colocar ara fora.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

8 JAN 2023

Olá! Você precisa de ajuda? Então entre em contato comigo que eu lhe responderei da formar mais rapida possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

7 JAN 2023

Olá Esmeralda! Que bom que você escreveu! Certamente que você gosta de amizades, você quer amizades. Acontece que está tentando atender expectativas dos outros, que foram tomando tal forma que parecem tuas. A vida é uma construção, uma condução. Muitas pessoas gostariam de ter o problema que você tem para resolver. Embora você esclareça tua idade, por estar fazendo faculdade, deve ter entre dezoito e vinte e poucos anos. Perceberás que amadurecerás. As portes se abrirão, você se adaptará a formas mais harmônicas de trocar. Extrema intensidade e exigência, pesa muito, torna as trocas pesadas.
Vamos conversar?
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8707 respostas

6 JAN 2023

Olá Esmeralda,
Tenho a sensação que em algum momento da sua vida você precisou ser forte, mostrar essa força para as pessoas não caírem e não conseguiu mais sair desse lugar. Hoje não consegue demonstrar que tem momentos frágil, que precisa de colo. Se demonstrar isso, é como se estivesse falhando, por isso tudo que faz tem que ser excelente.
Nesse momento, o indicado é começar tendo um espaço só seu, para falar do que quiser, sem ser julgada e muito bem acolhida. Esse espaço é a psicoterapia. Cuide de você, viu!
Estou a disposição, caso queira se aprofundar.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

27 DEZ 2022

Olá, Esmeralda, te agradeço pela oportunidade de tentar te ajudar.

Pelo seu relato percebo que você até aqui na sua vida se voltou bastante para o exterior, agora a necessidade de se voltar para seu interior, para seu intimo e tudo aquilo que ele clama, é emergente. O processo analítico-terapêutico existe para isso, fico à disposição para te acompanhar nessa jornada.

Um cordial abraço,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

189 respostas

27 DEZ 2022

Oi Esmeralda!
Voce está cercada por muitas pessoas e isso é um perigo para voce.
Você é dócil, alegre, todos te admiram, te querem perto porque está sempre pronta para apoiar e ajudar.
Isso acaba criando muita expectativa, fica encantada, mas começa a viver para os outros e não para si mesma, voce acaba se tornando o que os outros querem e evita ser como voce quer.
É o que está acontecendo... voce se distancia, se fecha para as pessoas que te amam e acaba magoando.
Antes de voce cuidar dos outros é necessário voce cuidar de si mesma... voce não veio aqui para cuidar dos outros, veio aqui para se realizar, fazer o que deve fazer e ser feliz. Cada um cuida de si.
Voce colocou muito bem: "Eu sinto falta de ter uma outra metade na amizade, de poder me abrir e partilhar o que sinto, não apenas ser a pessoa que só ouve, é como se eu não existisse, na faculdade eu vejo que cada aluno tem alguém eu não tenho ninguém" ... nem a si mesma...
Primeiro seja para você ... voce se deixa encantar pelas lisonjas “Olha você é uma pessoa impar difícil de achar”.
OK é legal as pessoas terem confiança em ti, que buscam ajuda, mas elas deixam o lixo delas, descarregam o lixo delas em cima de ti... elas saem aliviadas e voce fica carregada... precisa aprender a como fazer para não se deixar hipotecar por elas.
Elas ficam gratas por resolver problemas, pode ser uma pessoa iluminada, mas precisa realizar a si mesma, ser a Esmeralda que quer ser. O teu brilho é ser voce mesma, portanto, pode ajudar, mas depois de si mesma; Antes voce, viva a sua vida, realize teus desejos, faça todas as tuas experiências... Um alerta: quando conseguir ser voce mesma, vai perceber que as pessoas vão te chamar de egoista, fria, que só pensa em si mesma, e outras...
É o preço que vai pagar... ser si mesma sempre desencadeia inveja e críticas de quem não está conseguindo ou não quer ser si mesmas.
A tua família está colocando uma carga muito pesada nas tuas costas, querem que voce seja a salvação das tuas irmãs, ser o orgulho da família toda... é claro que vão exigir uma vida perfeita, na avaliação deles... estará vivendo a vida deles e não a tua.
Precisa ter muito cuidado... cada um precisa fazer as suas tarefas, voce não tem que carregar ninguém nas tuas costas.
Voce veio para realizar a ti mesma,,, foi o desafio que voce aceitou... viver neste clima, todos te cobrando perfeição, ajuda, voce passar por esta experiência sem se deixar enrolar pelas lisonjas e gratificações deles.
Provavel que necessite de Psicoterapia para compreender muitas coisas, continuar sendo luz para os outros e ao mesmo tempo, construir a si mesma, segundo as coordenadas da tua vida, da tua inteligência vital.
É um belo desafio. Pode ser muito realizador!