Não consigo manter amizades.

Feita por >Renata · 14 jun 2019 Habilidades sociais

Desde pequena eu sempre tive dificuldade em fazer amigos. Quando entrei na escola sofri aquelas "brincadeiras" de mau gosto a respeito do meu corpo por muitos anos e cresci com isso na cabeça. Já era uma pessoa introvertida naturalmente mas esse comportamento das pessoas me levou a um isolamento social, tanto auto-isolamento quanto isolamento externo. Na questão de amizades, portanto, eu sempre dependi da minha irmã que é 1 ano mais nova e sempre estudou comigo, mas, ao contrário de mim, ela tem a maior facilidade em fazer amigos e todos adoram ela e ela sempre tentava me encaixar no grupo de amigos dela mas eu nunca me senti pertencente àqueles grupos. Só fui fazer amigos mesmo no nono ano, depois de passar um tempo em tratamento com uma psicóloga a pedido do neurologista (por conta da minha bipolaridade [que até então era tratada como TDAH]). Ela conseguiu elevar a minha autoestima e me tornei uma pessoa mais extrovertida e animada. No entanto, quase todos os amigos que fiz a partir daí romperam comigo de uma forma não natural. Não foi o passar do tempo e a distância que nos afastou, foi uma briga ou a pessoa escolheu se afastar. Não foi um ou dois, mas muitos. Então o problema, com certeza, sou eu.
O que eu queria saber é: para eu resolver isso (descobrir porque eu não consigo fazer e manter amizades) eu preciso procurar quem? Psicólogo, psiquiatra, psicanalista, psicoterapeuta, terapeuta...

A melhor resposta 15 JUN 2019

Olá Renata! Parece que você é a mesma que "adora" a irmã. Esse é um espaço de Psicólogos. Nós, psicólogos, quando profundamente envolvidos com a profissão, passamos além da formação regular de cinco anos, integral, ainda passamos por psicoterapia pessoal, supervisão, estudos permanentes, para citar as coisas principais. Considerando que a psicologia estuda os aspectos psicológicos das pessoas, então, certamente, aconselho você a procurar um psicólogo, talvez outra pessoa, para vivenciar outra interação com um novo profissional. Seja persistente, as questões que você quer trabalhar, envolvem a mudança nas formas de sentir, pensar e de agir. Isso exige persistência e tempo. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado - Psicólogo Clínico.