Sinto algo apertando o meu pescoço quando tento adormecer.

Feita por >Mayara · 6 mai 2024 Insônia

Nesses últimos meses, tem noites que eu simplesmente não consigo dormir já que quando eu tento adormecer eu sinto como se algo estivesse me sugando ou em outras vezes sinto um grande aperto no pescoço, como se alguém estivesse me sufocando. Toda a ajuda é bem vinda já que isso me deixa muito assustada e com um grande medo de dormir.

A melhor resposta 10 MAI 2024

Parece que você está enfrentando dificuldades significativas para dormir devido a sensações físicas intensas, como uma sensação de sufocamento ou pressão no pescoço. Essas experiências podem ser muito assustadoras e impactar negativamente sua qualidade de vida. É importante considerar que esses sintomas podem estar relacionados a várias causas, incluindo estresse, ansiedade, ou até mesmo questões físicas como apneia do sono. Recomendo buscar ajuda profissional, como um médico ou um terapeuta, para avaliar esses sintomas de forma mais detalhada e desenvolver estratégias para lidar com eles. Ter um suporte profissional pode ajudá-lo a entender melhor essas sensações e encontrar maneiras eficazes de gerenciá-las, permitindo-lhe recuperar uma boa qualidade de sono e reduzir o medo associado a essas experiências.

Amanda Fonseca Lopes da Silva Sommavila Psicólogo em Porto Alegre

6 respostas

4 JUN 2024

É compreensível que isso cause muito medo e ansiedade. Esses sintomas podem estar relacionados a diversos fatores, como estresse, ansiedade, problemas de sono ou até mesmo distúrbios do sono, como a paralisia do sono.

É importante buscar ajuda de um profissional de saúde, como um médico ou um especialista em sono, para avaliar a situação e determinar a causa dessas sensações. Eles podem oferecer orientações específicas e sugestões de tratamento para ajudar a aliviar esses sintomas e melhorar a qualidade do seu sono.

Enquanto isso, algumas estratégias que podem ajudar a melhorar o sono incluem estabelecer uma rotina de sono regular, criar um ambiente propício para dormir (como um quarto escuro e confortável), praticar técnicas de relaxamento antes de dormir (como meditação ou respiração profunda) e evitar estimulantes, como cafeína, antes de deitar.

Lembre-se de que você não está sozinho e que há suporte disponível para ajudá-lo a lidar com essas dificuldades. Não hesite em buscar ajuda profissional e em compartilhar suas preocupações com amigos ou familiares em quem você confia.

Rodrigo Koroviski Psicólogo em Ponta Grossa

8 respostas

7 MAI 2024

Boa tarde, Mayara! Obrigado por escrever. De certa forma, precisaremos de mais dados para avaliações mais certeiras. Como você disse que toda ajuda é bem vinda. Vamos lá: algumas vezes uma parte das pessoas, tendo sono agitado, acabam por mexer-se enquanto dormindo, enrolando o próprio lençol no pescoço, e por estarem em estado alterado pela sonolência, não percebem a nitidez da situação física. Algumas vezes as pessoas vivenciaram ou fantasiaram situação de enforcamento e, ao adormecer, povoados por essa sensação, vivenciam, em estado de sonolência, tal sensação. A sensação de estar sendo sugada pode ter o mesmo princípio físico dos movimentos involuntários e não conscientes, envolvendo apertos do lençol ou cobertor.
Não sendo esses aspectos, estarei a disposição para pesquisar as origens dessas sensações, com você.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9307 respostas

7 MAI 2024

Oi Mayara
Quando deita para dormir, pensa na tua alma e sintonize seus coração.
Você é vida, é energia e ninguém pode fazer qualquer coisa contra você SE VOCÊ NÃO PERMITIR.
Ouse ser o que você é, priorize-se e cuide de si mesma. Não permita que outras pessoas te explore ou te manipule.
Aprenda a dizer "não". Seja boa para contigo mesma. Com as outras, pode ser flexível e diplomata nas conversações, mas como estratégia para obter melhores resultados. Ame-se. Você é única e nasceu para se realizar e não para ser capacho de outros.
O sentimento de sufocação é isso que significa: você está se deixando influenciar pela opinião dos outros.
Faça do teu jeito, seja o que você quiser.
Se persistir, faça umas sessões de Terapia para compreender melhor o que está acontecendo contigo.

6349 respostas

7 MAI 2024

Oi Mayara! Esses sintomas de dificuldade para dormir podem ser compreendidos como manifestações de questões mais profundas relacionadas à sua experiência existencial. A sensação de algo te sugando ou de aperto no pescoço pode estar simbolicamente ligada a uma sensação de sufocamento ou opressão que você enfrenta em sua vida, seja emocional, psicológica ou existencial.

É importante buscar ajuda profissional para explorar esses sintomas e suas possíveis raízes. A psicoterapia ajuda entender essas experiências sob uma nova perspectiva, auxiliando no processo de compreensão e transformação das questões que possam estar causando esses sintomas. Através desse processo, é possível encontrar formas mais saudáveis e construtivas de lidar com seus medos e preocupações, promovendo um sono mais tranquilo e restaurador.

Patrícia S F Pinto Psicólogo em Belo Horizonte

1 resposta

7 MAI 2024

Mayara, entendo que você esteja assustada, porém tente fazer a Higiene do sono, que consiste na mudanças ambientais necessárias e adoção de hábitos mais funcionais para estimular a regularização do ciclo do sono . Procure um psicologo na abordagem TCC para aprender as técnicas de relaxamento que ajudam a diminuir a excitabilidade cognitiva e fisiológica e reduzir a tensão muscular, favorecendo o processo de iniciar e manter o sono.

Rita Cristiane Ramacciotti Gusmão Soares Psicólogo em Salvador