Sexualidade a partir dos 10 anos

Feita por >JujuS · 19 jun 2020 Psicologia infantil

Bom pessoal, queria contar uma situacao e ouvir algumas opinioes... Uma pré adolecente de 12 anos, ao descobrir os prazeres da mastrubacao, junto com uma amiga de infancia, foram pegas por mim simulando um ato sexual com uma pelucia..Onde elas meio que pareciam estar numa troca de papeis, a pelucia em baixo delas.. algo assim, como uma descoberta daquela sensacao boa que causava nelas o esfregar.. Isso significa alguma coisa ? Ou não deve ser visto como nada que indique a orientacao sexual delas, e sim apenas uma descoberta, experimentacao e sensacoes que viram a oportuniade de realizarem juntas ? Eu já sei ser típico em criancas menores, mas um pouco maiores assim nunca tinha parado pra pensar..

A melhor resposta 20 JUN 2020

Olá JujuS! Grato por participar. A princípio significa duas crianças descobrindo o corpo, explorando a sexualidade; uma das incontáveis experiências de tentar entender a identidade, na questão sexual. Aqui não se trata de qualquer direcionamento preconceituoso, não é identidade quanto aos rótulos sociais. O que é possível e útil fazer, de forma natural, sem sufocamento, é observar outras facetas comportamentais, como sono, assuntos, interesses, linguagens, alterações bruscas de hábitos. É muito frequente episódios assemelhados acontecerem com pessoas nessa idade, na luta entre fatores como: hormônios, repressão sexual, autoconhecimento. A princípio, nada a preocupar. Primeiro, com calma, sem alarde, observar. Estou à disposição para aprofundamentos que se fizerem necessários. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais uma pessoa próxima!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.