A partir de qual idade é seguro afirmar a orientação sexual?

Feita por >Amanda · 8 mar 2018 Orientação sexual

Minha filha de 10 anos me procurou chorando e já foi dizendo: " mamãe estou apaixonada pela minha colega, quero beija la, sou lésbica!"

Eu fiquei em choque, a abracei e só consegui dizer - vc não tem certeza disso ainda filha, isso é muito confuso na sua idade, ñ é o que mamãe sonha pra vc, mas lhe amarei de qualquer jeito!

Não consegui procura la pra conversar mais sobre isso, pois estou em dúvida se a levo no psicólogo pra termos essa ajuda profissional ou se eu a levar estarei dando mais ênfase a isso colaborando ainda mais em afirmar algo que ainda é tão incerto!

Amanda R. E V.

A melhor resposta 12 MAR 2018

Amanda, esse é sim o caso de levar ao psicólogo, um que trabalhe com crianças, mesmo que seja por pouco tempo, para que ele possa avaliar melhor sua filha e te orientar. Nessa idade muitos sim já tem ideia da orientação de gênero, mas é muito cedo para exprimi-la. Crianças tem que brincar, agir como crianças e serem incentivadas a isso. Busque o psicólogo e ele poderá te dar orientações mais precisas. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

25 MAI 2020

Olá,
Acho que seu carinho e escuta para com sua filha, faz bem para ela, que é muito novinha ainda, tudo ainda é novidades, converse sem julgamentos, observe o ambiente dela, o que vêm? o que ouvem? Busque ajuda psicológica para você, saber ajudar sua filha.
Estou à disposição.
Abraços!

Mateus Adriano de Jesus Souza Psicólogo Psicólogo em Congonhas

75 respostas

9 MAR 2018

Olá Amanda, sua atitude de acolher e escutar a fala de sua filha sem repremi-la e uma forma saudável e madura de lidar com a aituação e demonstrar amor. Não há uma forma na literatura científica que cronometrize um tempo exato para uma definição da orientação sexual. E como você sabiamente pontuou a sua filha, ela é uma pré-adolescente, esta na fase de se autoconhecer de mudança hormonais e de vulnerabilidades emocionais. Se você perceber que há uma um sofrimento psicológico tanto nela quanto na família poderia sim haver a possibilidade de se procurar uma ajuda psicológica em sua cidade.
Espero ter ajudado, att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

9 MAR 2018

Olá, Amanda.
É muito importante os filhos saberem que os pais estão pro perto para ajudar, eu quero te parabenizar pelo apoio que seu a sua filha.
Pode ser que seja uma fase, uma vez que ela ainda não entrou na adolescência, essa idade dela é comum as meninas ficarem mais juntas, e fazerem tudo junto, por isso pode ser somente uma confusão, se puder conversar com ela novamente sobre o assunto, veja se ele consegue esperar um pouco mais e deixar as emoções se acalmarem, também veja com ela se precisa de ajuda, e observe mais se ela anda tendo alterações significativas de humor e comportamento, se forno caso inicie terapia para ela.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo