10 anos de namoro e já não sinto o mesmo.

Feita por >António · 17 mar 2022 Terapia de casal

Olá, tenho 29 anos estou numa relação já faz 10 anos.
Na nossa relação Sempre nos demos super bem, somos muito amigos. comprámos casa à dois anos, Temos um filho de 4 anos, e muitos projetos para o futuro.
Ela é espetacular como namorada, como mãe, como amiga.
Mas acho que já não sinto algo mais que amizade e respeito, porque mesmo sexualmente nao consigo sentir desejo. ..
Penso muito na ideia que já só estou com ela por causa do nosso filho..
Já a alguns meses que não me sai da cabeça a ideia de falar com ela mas quando chega a altura não sou capaz...

A melhor resposta 18 MAR 2022

Olá, Antônio. É possível que você esteja reavaliando suas escolhas, como a decisão que teve aos 19 anos (para muitos, cedo) de ter uma companhia fixa, casar/morar juntos.
Recomendo o início de uma Terapia de Casal de qualidade, que faça vocês refletirem se ainda há desejo e, em não havendo mais desejo, se existe vontade de reaver esse desejo no casal.
Você a coloca como "amiga", então seria interessante você investigar se isto é temporário ou permanente. Somente na Terapia de Casal (TC) você vai conseguir avaliar isto sem tomar qualquer decisão precipitada.
É na Terapia de Casal que o destino conjugal pode ganhar novos contornos, e de maneira refletida. Se quiserem, eu posso conduzir esse processo online. Seria um enorme prazer ajudá-los nisso. Forte abraço, e até logo!

Psicólogo Jonas Alves Psicólogo em São Luís

20 respostas

20 MAR 2022

Antônio, estar em uma relação sem ter os mesmos sentimentos deve ser frustrante e desgastante.
Primeiro sugiro vc ter uma conversa franca com sua esposa. Ela deve saber e ter o direito de decidir.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

18 MAR 2022

Antônio...
Na Bíblia tem uma frase que diz: "Seja quente ou seja frio. Não fique morno porque então, te vomito"
O relacionamento de voces está um marasmo... já tem filho, mas ela é apenas tua "namorada" ... como assim?
Qual o nível de diálogo que tem com a sua "namorada"? Voce está sendo fingido, falso consigo mesmo e com ela.
Desse jeito, é claro que as coisas não prosperam, nem o amor sobrevive assim.
É claro que precisa conversar com ela, expressarem sentimentos, falarem de expectativas, de um e de outro, como estão se sentindo e quais as perspectivas para o futuro.
Amor é cuidado, é dedicação, é evolução. é enfrentar conflitos juntos, é correção de percursos, de comportamentos juntos.
Podem sim fazer Terapia de casal, mas antes, precisa fazer individual para voce.
Abraços

5830 respostas

18 MAR 2022

Olá Antônio, espero que esteja tudo bem com você!

A decisão de permanecer em sua relação, ou se separar, é algo muito pessoal, e tem que partir apenas de você, pois somente você irá vivenciar as consequências de sua escolha, seja manter sua relação ou se separar. Em qualquer uma das escolhas, haverá consequências, e um Psicólogo pode te ajudar a compreender quais as consequências de cada escolha, bem como te auxiliar a tomar a decisão que te traga menos sofrimento agora e no futuro. Lembrando que esse profissional de psicologia apenas te auxiliará, sendo você próprio responsável por chegar em suas próprias conclusões, e agir em conformidade com aquilo que você deseja e espera para sua vida. Para lidar com essa dúvida que descreve em sue relato, é muito interessante você buscar um profissional de Psicologia para te auxiliar na melhor tomada de decisão para você, considerando o bem estar de todos os envolvidos: você, o seu filho pequeno e sua esposa.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

919 respostas

18 MAR 2022

Olá Antônio! Grato por escrever. Cuidado! Muito cuidado para não simplificar demais as coisas imaginadas para o futuro. Certamente um casal com dez anos de convivência, com filhos, experimenta transformações. É importante estar atento para não querer a ilusão de que sempre contexto de dezoito anos, sem filhos, sem grandes responsabilidades, permanece. Não tem jeito, não permanece. Se ela é espetacular namorada, mãe e amiga, vale muito mais a pena, você buscar com a ajuda de um psicólogo, ressignificar tua atualidade, se esforçando por contemplar tua esposa, teu filho. Geralmente é um caminho menos difícil e mais promissor.
Estaremos a disposição para te ajudar.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! A máscara protege! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8664 respostas

18 MAR 2022

Boa noite Antônio
O casamento e a chegada do filho passam por muitos momentos difíceis de manter o que antes eram só dois em casas diferentes. Vem a responsabilidade, o dia a dia, a educação do filho e muitas outras coisas que pedem muita conversa, muita compreensão sobre opiniões que divergem e encontrar formas de viver momentos a dois.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre