Incompatibilidade sexual entre as partes.

Feita por >E agora? · 27 jul 2023 Terapia de casal

Tenho um relacionamento de 08 anos e meio com minha atual noiva. Ela foi minha primeira relação amorosa e sempre existiu certa incompatibilidade sexual entre nós. Nos primeiros três anos, eu relatava insatisfação na nossa atividade sexual, buscando resolver o problema. Resolvia momentâneamente, porém logo voltava a ser insatisfatório. Após esse período inicial, quando eu a buscava para conversar sobre o assunto, ela logo cortava e dizia que não entendia a minha "nóia" quanto a isso, devido a rotina da época (faculdade, serviço, etc). Desde então, é um assunto que se tornou um "tabu" entre nós e eu tenho me culpado por essa "cobrança" e acabei reprimindo esse sentimento de insatisfação, me culpando por pensar que poderíamos rever a frequência e a maneira como fazemos sexo.
Contudo, os argumentos que embasavam a ideia de que não faziamos sexo por conta da rotina puxada da época (faculdade, moravamos separados, etc) hoje em dia não existe mais (já estamos formados e morando juntos a 1 ano e meio) e ainda assim estamos com essa dificuldade.
Tenho muito receio de tocar no assunto, devido a maneira como ela reage, porém sinto que nos últimos meses isso tem me consumido por dentro, assim como me afastado dela, uma vez que eu nem tento mais por medo da negativa.

Estou perdido, não sei se tenho forças para tentar superar isso, visto os danos que tem me causado. Ao mesmo tempo no qual me sinto estranho de pensar essas coisas, pois somos muito felizes na nossa convivência, nos apoiamos, nos cuidamos e temos bons momentos diariamente.

A melhor resposta 28 JUL 2023

Olá!
Obrigada por compartilhar conosco a sua dúvida.
Então…
Superar incompatibilidade sexual requer abertura para diálogo e compreensão das necessidades do casal. É importante priorizar a comunicação honesta, sem julgamentos e buscar orientação profissional, se necessário, são passos essenciais para enfrentar o desafio e buscar soluções em conjunto. A paciência e o respeito pelas diferenças são fundamentais para fortalecer o relacionamento e encontrar um equilíbrio para a relação.

Att,
Tamile Andrade

Tamile Andrade Psicólogo em Jequié

26 respostas

28 JUL 2023

Boa noite. Lendo sua situação, preciso te informar que o diálogo entre vocês dois precisa acontecer, com muito antecendência. Não se culpe por se procurar com o sexo, pois ele também faz parte do relacionamento e é algo também muito importante para um relacionamento saudável entre os dois.

Jaquison Lima dos Santos Psicólogo em Salvador

1 resposta

28 JUL 2023

Olá E Agora?! Obrigado por escrever. O teu texto sugere que você quer saber como lidar com as coisas, ao mesmo tempo em que mostra que você precisa conversar, ponderar de forma mais abrangente a natureza humana, as especificidades da incompatibilidade, concomitantemente precisa situar e especificar a felicidade e os bons momentos, para que possamos te ajudar.
Será prudente que, quanto antes você possa, conte com ajuda científica e profundidade, dimensionar a situação atual e os seus prováveis desdobramentos para a continuidade de vocês.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8634 respostas

28 JUL 2023

Voce está correto em conversar sobre sua insatisfação e não deve ter medo das represálias.
Cada um veio apra se resolver, se realizar, mas cada um bate nos limites culturais que o outro tem e surgem os conflitos...
Contudo, precisam se realizar como casal e juntos podem encontrar uma forma para resolver o que incomoda.
Se voce está insatisfeito no relacionamento sexual, ela está muito mais, a mulher tem muito mais necessidade de realização sexual do que o homem.
Proponha fazerem Terapia de Casal para resolver, A consequência pela não realização é a esfriamento das relações, o afastamento cada vez maior e vai chegar ao limite em que vão romper o casamento ou vão provocar treições o que é pior para o casal.
Não resta outra forma senão, dialogarem juntos para juntos combater o que atrapalha o relacionamento de voce.
Não é de voce ficar contra ela, nem ela contra voce: é os dois lutarem contra o inimigo comum que é a insatisfação sexual.
Abraços

5817 respostas

28 JUL 2023

Olá, se é algo que te incomoda precisa expressar esse sentimento, o que pensa e o que sente, e pontuar o que te incomoda. O casal precisa ter um diálogo aberto, e procurar crescer e evoluir em suas relações, senta com sua esposa e converse tranquilamente, até mesmo ofereça ajuda se ela precisa fazer uma terapia se é um assunto difícil para ela debater com você, talvez ela necessite de um auxílio profissional, até você mesmo procure ajuda profissional seja individual para cada um ou terapia de casal. Qualquer dúvida estou a disposição

Islaine Matias Psicólogo em Primavera do Leste

15 respostas

28 JUL 2023

É comum que casais enfrentem desafios em suas vidas sexuais ao longo do tempo, e a comunicação aberta e honesta é fundamental para encontrar soluções e melhorias.
Entendo que você tenha receios de tocar no assunto devido às reações anteriores dela, mas é essencial expressar seus sentimentos e necessidades, considerem procurar a ajuda de um terapeuta de casal ou um psicólogo especializado em questões relacionadas à sexualidade. Esses profissionais podem auxiliá-los a explorar a questão mais a fundo e encontrar maneiras de trabalhar em conjunto para melhorar a vida sexual e o relacionamento como um todo.

Espero ter contribuido.
Monique S. Telis

Monique S Telis Psicólogo em Santo André

8 respostas

28 JUL 2023

Não há uma resposta simples para um problema complexo. Sua demanda não descreve bem qual a sua queixa em relação a sua noiva. Aqui será uma orientação geral e para tomada de iniciativa.

Terapia de casal seria uma ferramenta interessante para melhorar o relacionamento, mas não depende apenas de você querer. Sua noiva precisa querer fazer parte. Toque no assunto sobre terapia de casal com ela, fale com ela sobre a possibilidade. Se ela reiteradamente se recusar, comece você psicoterapia individual.

Na psicoterapia individual poderá explorar o teu incômodo, ver por outros ângulos, desmistificar assuntos que no momento possam ser desagradáveis. Não tenha receio de tomar o primeiro passo. Se sua noiva se manter recusando fazer parte, o fato de você iniciar individualmente psicoterapia poderá mudar padrões no relacionamento a partir de você, como também ela pode ser "influenciada" positivamente para iniciar processo também.

Não esqueça: Não busque resposta fácil para problemas complexos. E dê o primeiro passo se for necessário.

Att,

Cid Elton - Psicólogo Clínico - CRP 11 / 17270

Cid Elton Psicólogo em Juazeiro do Norte

4 respostas

28 JUL 2023

Olá E Agora?
Grata por sua participação aqui.
A dificuldade na comunicação por um longo período e o receio de tocar no assunto denota baixa auto estima e inassertividade. É muito importante que vocês façam terapia de casal para trabalharem os "medos" que estão presentes no relacionamento e que estão causando esse afastamento. O relacionamento sexual é uma área importante na sua vida e na vida da sua esposa, você fez muito bem em procurar ajuda, as dificuldades nessa área podem afetar o relacionamento no geral caso essa "esses sentimentos estranhos"e negativos continuem a serem negligenciados.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba