Estou casado há quase 10 anos, agora ela quer se divorciar

Feita por >JotaChe · 28 nov 2017 Terapia de casal

Estou casado a quase 10 anos, entre namoro, noivado e casamento são quase 17 anos. Desde o nascimento da nossa única filha que as coisas mudaram, minha mulher sofre grande influência da mãe que me odeia e sempre torceu e trabalhou para a separação do casal, com isso acabei me distanciando afetivamente de minha esposa, embora sexualmente sempre á procurei, as coisas pioraram quando descobrimos que houveram traiçoes mútuas, depois de anos de brigas e discussões, inclusive me tornei um perseguidor, agressivo verbalmente, ofendendo sua honra nas discussões, acabei, depois de uma briga, e depois de ofendê-la de forma brutal, saindo de casa. Deixei tudo e fui para a casa de meus pais de quem sempre fui muito amigo. Ocorre que depois de dois dias me arrependi de ter deixado a casa, a mulher e filha sozinhas e de ter falado cobras e largartos sobre minha mulher que está mortalmente ofendida. Embora o casamento tenha se tornado um mar de sofrimento para os dois, em virtude de influências externas de familiares de ambos os lados, descobri depois que saí de casa que a amo e me martirizo desde então pelo fim da união. Contratamos um advogado que está para ingressar com o divórcio, de forma consensual, mas estamos tendo atritos sobre divisão de bens e pensão, mas não quero divorciar, quero reconstruir o casamento, quero uma segunda chance para reconstruir um conto de fadas que foi o começo de tudo até o nascimento da filha, tentei diversas vezes conversar e pedi pra voltar, inclusive insistindo no assunto, mas ela não aceita e não acredita mais em mim e me evita de todas as maneiras, acredito que ela não tem outros interesses, ou relacionamentos, mas está muito magoada, minha pergunta é: Uma terapia de casais funciona neste caso?

A melhor resposta 30 NOV 2017

Olá JotaChe, a terapia de casal tem como grande objetivo fortalecer o diálogo e a comunicação entre os cônjuges, além de ensinar maneiras adequadas de resolver problemas, identificar e modificar pensamentos distorcidos ou disfuncionais. Nossas vidas são repletas de mudanças, o casamento gera uma, pois, o casal terá que aprender a conviver com as diferenças um do outro, e também terá que lidar com as opiniões da família extensa (pai, mãe, irmão, etc.) da esposa ou do esposo. E a chegada dos filhos também, visto que toda a dinâmica que vocês construíram e se habituaram se transformou para atender as necessidades da entrada de um outro membro na família. Mudanças não devem ser observadas como algo negativo, pelo contrário, a partir delas podemos refletir e melhorar nossas atitudes e comportamentos. Penso que você poderia propor a Terapia de Casal para sua esposa, o que irá contribuir significativamente para o diálogo entre vocês, para que consigam resolver suas questões e entender um ao outro. Não quer dizer necessariamente que vocês irão reatar e tudo será perfeito, dificuldades acontecem mas com a terapia vocês terão como identificar e lidar com elas de outra forma.

JaDeh Psicologia Psicólogo em Barueri

27 respostas

1 JUL 2022

Olá Jota Che
Psicoterapia de casal sempre funciona e resolve a questão, desde que os dois queiram fazer, desde que os dois decidam isto. Se um dos dois não quer, nada garante os resultados.
Seja como for, ums Psicoterapia para voce garante o esclareciemnto deste embronha e garante que a nova escolha seja melhor!
Abraços

5817 respostas

30 NOV 2017

Olá JotaChe,
Através de seu relato, pode-se perceber que já há algum tempo não há consenso entre você e sua esposa. O relacionamento de vocês sobreviveu 17 anos, mesmo com familiares contra, traições e brigas. É muito legal que você queira uma reconciliação e não se espante que ainda sua esposa esteja bem chateada, pois cada um tem um ritmo no que diz respeito a assimilar cada situação.
Qualquer terapia, seja de casal ou individual, só tem efetividade se houver a aceitação e o compromisso individual de cada parte envolvida.
É importante salientar que um relacionamento saudável está baseado, principalmente no diálogo, respeito e confiança e cada um precisa analisar se os próprios comportamentos em relação ao cônjuge/companheiro(a) está pautado nesses pilares. Do contrário, infelizmente, não há muitas esperanças de que tal relacionamento permaneça.
A psicoterapia individual para você neste momento seria a mais indicada e, com o tempo, talvez sua esposa possa aceitar também iniciar uma terapia e nesse momento poderia-se (ou não) iniciar a terapia de casal.
Espero ter ajudado.
Estamos a disposição.

Psicóloga Tatiane Micheli Psicólogo em Londrina

27 respostas

30 NOV 2017

Jotache. Entendo que você esteja sofrendo, todas as relações envolvem duas ou mais pessoas, entendo que você esteja arrependido e queira reconstruir, mas será que ela quer?
A Terapia de casal, ajuda muito, quando ambos querem, quando ambos sentem que precisam resgatar a união.
Alguns casais se magoaram tanto e durante tanto tempo, que precisam de auxílio profissional, na tentativa de encontrar uma saída para seu relacionamento.
Sugiro a você que converse com ela amistosamente e sugira a terapia de casal, porém em tantos anos de ressentimentos, em que o marco, foi o nascimento da filha, você já pensou em fazer Psicoterapia? Espero que tenha conseguido lhe ajudar, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

30 NOV 2017

JotaChe, bom dia! O casamento pressupõe alguns acordos e alguns deles foram quebrados por vocês. Houveram traições e ofensas. A terapia de casal pode ajudá-los mas para isso é preciso que ambos estejam dispostos a participar, mudar e que possam reconhecer a responsabilidade pela situação atual. Se essas condições estiverem presentes, sugiro que busque ajuda mas lembre-se que isso não é garantia de retorno ao casamento. Se sua esposa não estiver aberta à participar sugiro que busca terapia individual para você para que possa rever o que houve em seu relacionamento e ter um apoio para passar por esse momento, estou à disposição para ajudá-lo. Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

29 NOV 2017

Boa tarde Jota, obrigada pela confiança e por seu relato, vejo que muitos contratos feitos durante uma relação foram quebrados, o da confiança, de exclusividade, o de respeito, isso deixou todos dois muito desgastados e estado de sofrimento.Quanto a sua pergunta, eu acredito que se ambos estiverem de comum acordo e dispostos, devem sim procurar uma terapeuta de casais, isso não é garantia de que a relação vai ser recuperada, mas sim uma tentativa de melhora e uma reaproximação, caso não ocorra essa reaproximação, sugiro que procure uma psicoterapia individual, para que não passe por esse momento sozinho e possa te ajudar com sua autoestima, autoconhecimento e se fortalecer.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Psicóloga clínica: Marijara Pereira.

Café, Psicologia e Mulher Psicólogo em Araguari

66 respostas

29 NOV 2017

Jota, seu relacionamento está bem complicado devido a tudo que vocês passaram, mágoas, raivas, incertezas. Não há confiança e a relação está desgastada. Não acho impossível que possa haver mudança, mas acho improvável, uma vez que há muitas situações traumáticas que podem vir sempre a tona em momentos de conflito e regredir a relação. Minha sugestão é que você busque psicoterapia individual para se trabalhar e com o tempo elaborar melhor todos esses sentimentos.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

29 NOV 2017

boa noite JotaChe, olha a situação que deixaram esse casamento chegar é muito séria, não posso negar, mentiras, ofensas, traições, falta de respeito enfim, vocês romperam com alguns pilares essenciais à vida a dois, contudo, como terapeuta de casais, afirmo que sim, há chances de reconstrução, mas primeiro precisam avaliar se há duas coisas: amor e vontade de mudança! Caso seja positiva as respostas, sigam na tentativa verdadeira de reconsiderarem o fim, e reatarem, com ajuda da terapia e o compromisso mútuo com a mudança! boa sorte!!!

Renata Hagge Psicóloga Psicólogo em Itaboraí