Sentimento de inferioridade, de estar atrás de outras pessoas. Como reverter?

Feita por >Ana Ribeiro · 30 mai 2022 Autoestima

Me sentindo inferior, não encontro serviço, todos a minha volta paressem estar bem melhor que eu.

A melhor resposta 31 MAI 2022

Olá Ana Ribeiro,
Sentimentos de inferioridade podem estar associados a baixa autoestima e falta de autoconhecimento. Procure se conhecer melhor, explorar seus dons, aquilo que gosta de fazer, algo que seja boa fazendo. Estude e não se preocupe caso algo não de certo. Volte e recomece. Sei que não é um processo simples nem fácil e a terapia pode te ajudar a entender melhor seu próprio caminho. Fico à disposição caso queira conversar.

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

12 JUN 2022

Ana. Vc tem baixa auto estima. Vc pode se cuidar. Fazer terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

4 JUN 2022

Ana. Vc deve fazer terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

2 JUN 2022

Olá Ana.
Quanto mais você procurar emprego, maior a chance de encontrar uma recolocação. Tem pessoas que se sente mal e acaba não enviando currículo ou conversando com pessoas que podem te ajudar. Se você quer algumas palavras, então vamos lá.
Se movimente, diga que procura emprego, entre nas redes sociais e se candidate às vagas. Procure vagas nas plataformas de emprego. Vá para as entrevistas de cabeça erguida, segura do que sabe fazer.
Portanto procure conversar com diversas pessoas e peça emprego, explique o que sabe fazer e se movimente. Pergunte as pessoas que conhece o que elas pensam sobre seu trabalho, quais suas qualidades e foque nelas e não nos seus defeitos.
Existem pessoas que não trabalham tão bem e estão trabalhando e outras que são mais qualificadas e estão desempregadas, não se sinta inferior. Se esta inferioridade aparece porque se compara com os melhores, procure se comparar com aqueles que para você são menos qualificados, mas estão trabalhando. Por exemplo, se eu achar que sou rica e ganho nos dias atuais 5 mil reais, 20 mil reais ou 100 mil reais. Vou achar que sou muito rica comprada com quem está ganhando 5 mil reais, se minha renda for 100 mil, mas eu vou achar que sou pobre se comparar minha renda com quem ganha 1 milhão de reais.
Você não disse qual é sua qualificação profissional, mas não importa, em qualquer qualificação terão os que ganham mais e aqueles que ganham menos, terão aqueles que são mais espertos para se recolocar e aqueles que mesmo sendo muito competentes sentem-se inferiores. O linkedin é um veneno para quem se sente inferior, pois ninguém posta que não tem qualificação naquela plataforma, pois a intenção é mostrar o seu melhor para conseguir colocação profissional.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

1 JUN 2022

Olá Ana.
Grata por sua participação aqui.
Esses sentimentos e pensamentos negativos denotam baixa auto estima. A auto estima pode e deve ser desenvolvida para que você esteja apta a usar os seus talentos. Evite comparar-se com os outros, apenas se foque em si mesma. Faça terapia para desenvolver a auto estima e assertividade. Fico à disposição.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

31 MAI 2022

Oi Ana Ribeiro,
Este sintoma é de desconhecimento de si mesma e construção de si mesma fora dos próprios alicerces.
Voce não está vivendo a sua vida! Voce aceitou ser boa com os outros e ruim para si mesma.
Precisa aprender a ser voce mesma, aprender a se amar, aprender a se respeitar e se fazerr respeitar. Precisa aprender dizer não a muitas coisas e dar atenção às coisas que voce gosta. Seja mais egoísta e satisfaça a ti mesma.
Use a Psicoterapia para compreender tudo isso, se conhecer, descobrir seus recursos que não está usando, que desconhece, mas que te colocariam em outro patamar de vida!
Abraços

5817 respostas

31 MAI 2022

Olá Ana! Obrigado por perguntar. A resposta é uma construção detalhada, longa, demorada, que exige persistência, abertura mental e disciplina. Treinar, treinar e treinar, persistir e persistir. Consolidar turma de colegas e conhecidos, praticar atividades grupais, como esporte coletivo de contato, teatro, trabalho grupal com assunção de papel de liderança, preparação consistente para o mercado de trabalho, estudos consistentes.
Não são os outros que te acham assim; você que se acha assim e se coloca com se assim fosse.
Conheça-se! desenvolva-se!
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "líderes religiosos" tem a religião do dinheiro, são falsos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscara, melhore o afeto, mas evite aglomerações, assim como destrua os criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico