Senso de urgência constante e falta de foco

Feita por >Rlion · 15 ago 2023 Desenvolvimento pessoal

Tenho 22 anos, e sinto um enorme senso de urgência, desde quando saí do ensino médio tenho tomado decisões "erradas" e cada vez tenho sentido esse senso de urgência de estar no caminho o mais rápido possível e que está se esgotando... Quando eu saí resolvi tentar vestibular, antes de fazer desistir e tentei ir em outra área, agora to querendo fazer vestibular de novo mas agora já perdi desse ano, e mesmo que eu passe ano que vem eu já vou iniciar com 24 anos e sem nunca ter trabalhado. Enfim, meus pais tem alguns problemas financeiros e por mais que eles não digam isso, eu acabo me sentindo como um peso que não produz nada e não entrega nada, então me sinto cada vez cobrado por mim mesmo e não consigo sair do lugar, pois estou sempre procurando um jeito de dar certo e a pressão vai aumentando cada vez mais porque o tempo está passando e logo eu já estarei na metade da casa dos 20 anos sem pelo menos estar em um caminho promissor.

A melhor resposta 22 AGO 2023

É preciso tomar cuidado com algumas coisas. Vou levantar algumas questões para que você possa refletir. O que gera em você esse senso de urgência? De onde vem essa cobrança tão grande? Quem gera essa pressão em você, você mesmo ou sua família? São alguns pontos para começar. Toda essa sensação de urgência me faz pensar imediatamente em ansiedade que por sua vez gera estresse e com o tempo pode ocasionar diversos problemas de saúde. E aí novamente a pergunta, para que tanta pressa? Tudo tem seu tempo para acontecer, quando apressamos demais as coisas, quando pulamos etapas, tentamos atalhos, muitas vezes o que queremos não está pronto ou não está no tempo certo e a coisa simplesmente pode não acontecer. Tudo tem seu tempo, as coisas tem seu tempo para amadurecerem, assim como você tem o seu tempo para amadurecer. Mas tanta pressa, tanta necessidade de que as coisas se concretizem podem estar prejudicando você e talvez você nem perceba. Você ainda é jovem, tem tempo suficiente para pensar no que quer fazer e investir no que acha melhor e se não der certo não tem problema em mudar, recomeçar. A vida é feita de começos e recomeços, não existe uma idade ou um tempo certo para nada, isso é uma invenção das pessoas. Assim como existe positividade tóxica existe produtividade tóxica também, tenha cuidado para não cair nisso. Me parece, no seu caso, uma busca desenfreada por um sucesso rápido, agora é precisa avaliar se o que motiva isso são seus pensamentos ou é uma pressão da família. Peço que você avalie um pouco o que eu e os colegas colocamos aqui, pode ajudar bastante você. Ah, e cuidado com a pressa. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

29 AGO 2023

Olá Rlion, como vai? Obrigada pelo seu relato. Bem, como colocas no título urgência e falta de foco, você já se perguntou o por quê dessa urgência? É você, é a sua família e ou os seus vínculos sociais? O segredo do tempo é seguir conforme os segundos passa, não dá para ultrapassar ele e independente que inicie a sua graduação com 24 anos, 30 anos ou 40 anos, já avaliou o que exatamente procuras, uma orientação vocacional seria interessante para ti caso ainda não tenhas decidido uma área para seguir? As vezes a ansiedade surge como uma impostora nos atrapalhando de tudo que poderíamos fazer. Descubra os seus valores, o seu desenvolvimento agora é para realizar essas descobertas e aprender com as experiências, veja que talvez a ansiedade esteja de forma latente e você fica preso nessa urgência(que é o futuro) e atrapalha o seu foco ( que seria o seu momento presente). Avalie o que todos nós aqui na plataforma te passou e veja o que faz mais sentido para você de forma realista, e se continuar assim e procure ajuda, assim, vais prevenir um possível sofrimento profundo e que pode comprometer a sua saúde mental e física também. Espero ter te ajudado, caso queira conversar mais estou à disposição.

Rebeca Santiago Psicólogo em Fortaleza

18 respostas

19 AGO 2023

Olá Rlion,
Pelo seu relato você trás que sempre tomou decisões com uma urgência constante. Recomendo a psicoterapia para que antes de tomar uma decisão, conheça primeiro o que é importante pra você e o que faz bem. Parar para se conhecer e planejar pode levá-lo aos seus objetos de forma eficiente, mesmo que não seja o caminho mais rápido, mas que seja o caminho que você dará conta e não irá desistir. Fico a disposição pra falar mais desse processo, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

17 AGO 2023

Olá, Rlion!

A necessidade de se inserir no mercado de trabalho é algo que traz muitos conflitos, ansiedades, não é algo fácil de lidar, o tempo do mundo não é o nosso e por isso entramos em conflito conosco e com o mundo. Que bom que seus pais mesmo passando por problemas financeiros não demonstram pressão sob você nesse aspecto, se faz necessário ir em busca do seu desejo, tentar compreender o que lhe move e faz sentido pra você no que se refere a profissão, me parece que você ainda não se encontrou nesse sentido mas isso é muito normal, apesar de ser difícil. Espero que esse caminho possa ser encontrado em algum momento.

Abraços,

Psicólogo Evandro Goyanna

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

42 respostas

17 AGO 2023

Rlion
Voce não está atrasado em nada, não precisa ter este senso de urgência.
Está aqui para aprender e para ser feliz; você tem um histórico de vida que é só teu e não pode se comparar a ninguém.
O problema maior é que você se desconhece, não sabe quem é, não sabe do teu objetivo de vida e por isso está incerto qual caminho seguir, qual curso fazer.
Pode fazer teste vocacional para adequar o teu fazer com o teu objetivo de vida.
Tem um senso de autocobrança muito alta, uma ansiedade muito elevada e precisa se harmonizar.
Faça Psicoterapia para ver isso tudo e ajustar.
Voce só tem 22 anos, está no início da tua caminhada, isso te dará uma enorme vantagem.
Abraços

5817 respostas

16 AGO 2023

Olá Rlion. Pelo seu relato de fato há muita cobrança de sua parte. Você está em uma fase importante de tomada de decisão, de entrada na fase adulta, o que pode gerar sentimentos como ansiedade, medos, insatisfação, achando que não é capaz de fazer escolhas que vão trazer resultados benéficos para seu futuro. Esses sentimentos e sensações não são anormais, fazem parte dessa fase.
Fiquei pensando no termo de senso de urgência que você utiliza para nomear esse momento de grande ansiedade. Hoje em dia estamos todos envolvidos com os meios de comunicação e redes sociais, tudo muito dinâmico e rápido, parece que de um dia para outro as pessoas já fizeram, já conquistaram, já são bem sucedidas na vida, já postaram suas conquistas ocasionando muitas vezes comparações, o que pode também dar a sensação que jamais conquistaremos tais feitos, parece tão distante da nossa realidade ou capacidades, gostaria que você refletisse sobre isso e ver se esse não é o seu caso, de ficar se comparando ocasionando um peso maior a essa fase que você está vivenciando. Se você percebe que isso está acontecendo o que você deve ter em mente é que cada um tem seu tempo e sua história de vida e não é legal com você mesmo se comparar o tempo todo.
Outra coisa é que fazer escolhas nem sempre é simples, mas mesmo assim as pessoas fazem, e fazem sem saber muito bem se vão gostar ou se aquela escolha vai trazer benefícios, às vezes só vai dar pra saber dentro da experiência, quando você estiver vivendo aquilo, aí sim dá pra sentir ou perceber se aquilo serve ou não. Importante nessa hora é pensar que você pode experimentar e fazer escolhas a partir da experiência vivenciada, talvez assim tire um pouco o peso de que você é obrigado a tomar decisões definitivas e "certeiras", com garantias de sucesso, pois nem sempre é assim com todo mundo. Será que o seu medo de errar não está tirando seu foco? Pense se por isso a sua ansiedade ou "o senso de urgência" não está chegando em um nível que te impede de fazer escolhas pois você está se exigindo demais querendo garantias? Pense sobre isso! Um percurso profissional vai se construindo aos poucos e não de um dia para outro e nessa construção erros e dúvidas podem acontecer.
Natalia Fioravante Catellani - Psicóloga Clínica

Natalia Fioravante Catellani Psicólogo em São Paulo

15 respostas

16 AGO 2023

Olá Rlion! Obrigado por escrever. A partir do conteúdo que você apresentou vou te apresentar sugestões de maneira direta:
- Aos vinte e dois anos, há muita coisa pela frente, não há o menor fundamento para senso de urgência. A questão é fazer por inteiro, com dedicação, ética, foco, realização pessoal, o que for fazer;
- Arranje um trabalho. Inicialmente não escolha, comece a trabalhar, te amadurecerá muito;
- Procure por um de nós, psicólogos, especializados em orientação ocupacional e passe por uma organização de ocupação e preparação para ocupação a ser filtrada como melhor alternativa.
Estarei a disposição para maiores, muito maiores aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.