Se cortar é normal?

Feita por >Anônimo · 27 jun 2017 Depressão

Eu me corto já faz um tempo é normal?

Quero saber também o porque eu me sinto tão triste?

A melhor resposta 4 JUL 2017

Olá!!!

Pode estar relacionado a um padrão de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos e de impulsividade acentuada, geralmente surge no começo da vida adulta e está presente em vários contextos.

Tudo indica uma suspeita de um transtorno psicológico.

Sugiro consultar um psicólogo ou psiquiatra para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Coloco-me a disposição.

Atenciosamente.

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

2 MAI 2020

Provavelmente se corta pq a dor física faz com que tire por um momento o foco no seu sofrer. Mas com o tempo os cortes tb serão insuficientes para aliviar o sofrimento. Procure um psicólogo e um psiquiatra. Com tratamento correto ficará bem.

Psicóloga Rosangela Torres Taira Psicólogo em Campo Grande

1 resposta

5 JUL 2017

Gostaria de te convidar a trocar a pergunta "É normal?" por "Como eu me sinto em relação a isso?"

Sabendo como você se sente acredito que nos sentiremos mais próximos de você e podemos tentar ser mais úteis também.

Weslley Carneiro Psicólogo em Belo Horizonte

36 respostas

4 JUL 2017

Olá. Não é um procedimento padrão não. Procure ajuda de um psicólogo. Bj

Denise Ferreria Ghigiarelli Psicólogo em Arujá

57 respostas

3 JUL 2017

Olá, cortar-se é uma fuga para aliviar o sofrimento que você sente. Quando passa vem o sentimento de culpa normalmente. Acredito que você sente uma dor emocional intensa. Se você observar o cortar-se é paliativo não cura a dor. Busque ajuda com a psiquiatria e psicólogo. Eles podem lhe ajudar.

Denise de Melo Peixoto Psicólogo em Recife

19 respostas

30 JUN 2017

A Psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas em sofrimento, ou dificuldades com a vida, e que não conseguem resolver sozinhas.
Durante a terapia, o analisando é convidado para explorar seus afetos, pensamentos, comportamentos e fantasiadas presentes no cenário de seu sofrimento.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

29 JUN 2017

Ola Anônimo, o que acontece é que você tem dificuldade de estabelecer contato íntimo afetivo chegando a ser muito inseguro, ciumento e possessivo, apresenta alteração de humor com uma irritabilidade e impulsividade exagerada, sua autopercepção de si é distorcida ao extremo porque a sua autoestima é quase zero e lhe falta segurança interna por isso você se sente vazia e descarrega toda raiva em você mesmo com automutilação. Isto tudo tem haver com a forma como você aprendeu a lidar com a dor aos fatos ocorrido na tua história de vida. Acredito que numa psicoterapia você possa trabalhar todos este comportamentos negativos.
Espero ter ajudado, à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

28 JUN 2017

BOA NOITE LARISSA.
Não é normal se cortar e se faz isso já há algum tempo, isso significa que precisa da ajuda de Psicólogo, pois seu emocional está comprometido, por isso a tristeza. Seja breve em procurar ajuda, pois só assim sairá desse sofrimento.
Eliane Marçal Psicóloga - CRP 08/05774

Eliane Subtil Marçal Psicólogo em Londrina

25 respostas

28 JUN 2017

Olá Larissa!
Não é normal, mas também não é incomum.
Muitas pessoas recorrem a automutilação na tentativa de externalizar uma ferida interna. A ferida interna (emocional) não temos controle, o cuidado não é de fácil acesso e como você mesma mencionou, se quer sabe a razão de sentir-se tão triste.
Enquanto a ferida externa, causa sensação de alívio e controle, por ser algo concreto a qual podemos cuidar com medicamentos, acompanhar a cicatrização, entre outros.
Normal ou não, o indicado é que você procure apoio tanto de um psiquiatra quanto de um psicólogo para que seja possível compreender a natureza desta tristeza que a vem acompanhando, cuidando destas feridas emocionais e desenvolvendo novas habilidades de comunicar sua dor e sofrimento, pois atualmente os cortes são a única maneira que encontrou para expressar o que você sente dentro de você.
Não deixe de procurar ajuda.
Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

28 JUN 2017

Boa noite! A intolerância a frustações, a raiva, a culpa e o sentimento de incompetência são causas comuns relacionadas a automutilação. Você está sofrendo de depressão, procure uma ajuda psicoterapeuta especialista em terapia cognitivo comportamental o mais rápido possível.

Bárbara Alves de Paiva Psicólogo em Araguari

45 respostas

28 JUN 2017

Procure ajuda psicológica urgente. Isso é doença, você está se voltando contra si numa forma de auto punição. Faz a você o que desejaria fazer aos outros.
Boa sorte.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

28 JUN 2017

Boa noite Larissa.
Posso lhe dizer que não é saudável. É importante que você procure acompanhamento psicológico para identificar o que te leva a fazer isso, e trabalhar as questões que estiverem envolvidas.
Espero ter ajudado, me coloco a disposição.

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville

260 respostas

27 JUN 2017

Oi Larissa,
Posso te dizer que não é saudável. Muitas vezes a procura pelo corte visa substituir uma dor interna que parece não acabar. Por isso que você fala que também se sente triste. Procure ajuda com um profissional psicólogo q

Psicóloga Iara Giraldi Psicólogo em Curitiba