O que leva a pessoa a se cortar?

Feita por >Renata · 1 nov 2017 Teste de personalidade

Tenho cicatrizes nos braços eu me corto ja faz 4 anos que não consigo para de me corta..e normal isso?

A melhor resposta 23 NOV 2017

Olá Renata boa noite!

Me chamo Paulo Martins, Sou Psicólogo em Recife-PE. Agradeço por compartilhar parte de sua história conosco!

Antes de mais nada, gostaria de indicar dois livros: "Corpo" de Maria Helena Fernandes e Tatuagens e Marcas Corporais. Neles você vai ter um começo de um entendimento dessa relação com seu corpo.

Pois bem, hoje em dia muitas pessoas têm vindo com essa demanda nos nossos consultórios e poderia chamar de que esses cortes, independente da causa, são sintomas. Sintomas estes que precisam ser expressos em seu corpo.

Claro, que não é indicado que as pessoas mantenham essa prática, tendo em vista que se estabelece uma relação provocadora de sofrimento físico, por mais que haja aí, possívelmente, uma relação "corpo-fonte-de-satisfação-prazer-desprazer".

É nesse corpo que você busca refletir as situações da vida, tendo em vista que é algo que você tem "controle" dos seus limites e busca subjugá-lo, por meio dos cortes; já que não tem controle, e nem pode o ter, das situações da vida ao seu redor. Sejam situações geradoras de raiva, angústia ou até mesmo de alegria(satisfação/prazer).

No trabalho terapêutico será buscado a fundo, caso você se permita e, claro, no seu tempo, as causas do conflito interno que gerem esse sintoma(cortes) e a partir daí pode-se trabalhar uma questão de deslocar esse sintoma, diluindo sua intensidade e sublimando-o(transformando-o), para canalizá-lo para outras atividades que te causem o mesmo prazer/satisfação.

Sendo que depois desse processo terapêutico, as suas questões conflituosas já estarão menos intensas, podendo assim viver socialmente sem medo de rejeições por conta do sintoma que você mencionou, pois ele já estará ressignificado, e não raro te fazendo sentir-se bem consigo e com as pessoas que a cercam.

Att,
Paulo Martins
CRP 02/19840

Paulo Sérgio A. Martins Psicólogo em Recife

45 respostas

7 NOV 2017

Ola Renata tudo bem?

Creio que agora seja a hora de você buscar a ajuda de um psicólogo para lhe ajudar a entender essa "fuga" nos cortes, isso tudo revela um significado sobre a sua vida.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

3 NOV 2017

Olá, Renata.
Acredito que essas marcas que você carrega no corpo lhe tragam muito sofrimento emocional e dor, uma vez que você expressa no corpo a exaustão de sua alma. Por isso, te oriento a buscar cuidados presenciais a um Psicólogo e Psiquiatra para juntos te fortalecerem. Busque ajuda!
Conte comigo, estou a sua disposição.

Abraços, Sara Rodrigues

Sara Rodrigues Psicólogo em Recife

82 respostas

3 NOV 2017

Olá Renata,
A automutilação não é algo normal, ela geralmente é um ato involuntário quando se está em alguma crise ou passando por algum problema muito profundo e algumas pessoas que se automutilam sentem alívio tanto psicológico mas também físico. Procure um psicólogo, ele é o profissional mais indicado para te ajudar com essa questão.

Carolina Bavier Psicólogo em Rio de Janeiro

7 respostas

3 NOV 2017

Olá Renata!

Pelo que você está relatando, eu imagino o tamanho de sua dor emocional,quanto sofrimento deve ter aí. A mutilação é algo sério, você acaba fazendo em si o que não consegue ser expresso para o mundo.
Sugiro que você procure ajuda profissional de um psicólogo.
Ela poderá te ajudar a entender o que está acontecendo com você, sem julgamentos e com muito acolhimento e aceitação.
Procure ajuda, não sofra sozinha!!

Me coloco a disposição!
Abraço
Elaine Hames
Florianópolis SC

Elaine Hames Psicólogo em Florianópolis

29 respostas

2 NOV 2017

Renata, você nunca procurou um profissional? Na realidade é bem sério essa mutilação, pois pode ser que a dor que você sinta não seja física, e como não consegue se expressar vc se mutila, é uma forma de você mascarar a dor psíquica, pense nisso!! Procure um profissional urgente!

Andrea Christiano Psicólogo em Bebedouro

52 respostas

2 NOV 2017

Olá
Auto mutilacamutilação é uma forma de fazer consigo o que não consegue expressar ou fazer a outro. Procure ajuda psicológica para trabalhar a raiva contida...e tudo que está lhe oprimindo.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro