O que leva uma pessoa a imitar tanto outra?

Feita por >Maria Thais · 27 jan 2019 Adolescência

Minha filha sempre foi tímida, mais fechada, quieta, não conversa muito, quase não tem amigos, e não sai muito de casa..
Ela deixa sempre o cabelo solto escondendo as laterais do rosto, a maioria das vezes usa roupa preta, fica a maior parte do tempo trancada no quarto lendo os mesmos livros e assistindo as coisas repetitivas..
Ela não sai muito e diz ter medo e vergonha por estar sempre sozinha e não ter amigos pra sair..
Ela não gosta de usar roupas como blusa de alçinha, regatas, saias e vestidos..
Geralmente está sempre de camiseta, calça ou shorts, sapatilha ou tênis, e não gosta de prender os cabelos, permanece com eles sempre soltos e escondendo as laterais da face..

Enfim, o que me chamou a atenção recentemente foi o seguinte: há mais ou menos um mês minha filha assistiu um filme em que apareceu um garoto coadjuvante, alto, magro, cabeludinho, problemático, fazia parte de uma gangue, estilo rockeirinho, que apareceu em poucas cenas e não foi mais visto..
E minha filha estranhamente se encantou com ele e passou a "imitá-lo".. Ela mandou fazer uma camiseta com a mesma estampa da camiseta que o garoto estava usando, permanece vendo vários vídeos dele, tem um monte de fotos dele no celular, usa varias vezes a camiseta com a mesma estampa da camiseta do menino..
Ontem perguntei a ela porque essa admiração toda que ela tem por aquele personagem.. Ela não soube explicar, só me disse que viu ele como uma versão masculina dela, e que ela queria que quando olhassem para ela fossem se lembrar dele..

Gostaria de entender: o que existe por trás desse fascínio todo que ela tem por ele, e porque ela está imitando tanto o mesmo?

A melhor resposta 28 JAN 2019

Boa Tarde Maria,

Praticamente você respondeu a sua pergunta. A admiração que sua filha apresenta por esse personagem fala muito dessa fixação que apresenta por ele. Recomendo que procure ajuda psicológica para ela, pois isso a ajudará a ter uma vida mais saudável e significativa.

Atenciosamente, Jefferson Florencio Torres

Jefferson Florencio Torres Psicólogo em Caruaru