Como faço para cortar o mau comportamento da minha mãe comigo?

Feita por >Carolina · 15 jun 2017 Terapia familiar

Minha mãe tem algum tipo de distúrbio,ela não tem vida social..a vida dela é os filhos,duas mulheres de quase 30 anos.Não moro mais com ela pois sou casada,mas guardo muita mágoa dela porque ela me espancava muito,arrumou um padrasto e fui estuprada por ele com 8 anos de idade e ela ainda o defendeu...para completar me faz de empregadinha.Ela é uma pessoa intragável,toda a família se afastou dela pois pensa ser a dona da verdade,é agressiva e não consegue nenhum relacionamento serio por ser vulgar.Meu pai nos abandonou quando eramos pequenas pois não aguentou esse ''rojão''....Ele me procurou recentemente,ela respondeu no meu lugar dizendo que não,disse que se voltarmos a conversar com ele podemos considerar ela como morta (ela ainda nutri uma paixão por ele)...ultimamente,sempre que morre alguém na família ela vai no velório e começa a jogar ''as verdades dela'',como: ''se filho morreu por sua culpa pois não foi pai para ele'',''sua mãe morreu por desgosto por você não ter levado ela na sua formatura'',etc...Ela se intromete no meu casamento,sempre defendendo meu marido...E ao mesmo tempo liga todos os dias para saber se esta ''tudo bem'',diz que meu marido pode ter me matado então pede para falar comigo (meu marido é muito carinhoso e paciente),coisa da cabeça dela.Hoje discutimos,ela é extremamente folgada,mesmo precisando de mim ás vezes pois temos mais poder aquisitivo que ela,ela não deixa de jogar ''as verdades dela'' na minha cara...ela pensa que tenho uma dívida eterna com ela,que tenho que parar tudo que estou fazendo e fazer a vontade dela.Quando discutimos ela me humilha bastante,diz que sou gorda e que tem vergonha do meu corpo,que meu marido vai me largar porque sou feia,etc....Ela é tão dominadora que estou tirando cnh de motocicleta escondido dela,pois senão ela iria fazer da minha vida um inferno..Sábado passado ela me ligou chorando,disse que sempre pensa que eu estou ''brincando de estar casada'' (tenho 26 anos),que acha que um dia vou voltar a morar com ela,que se sente culpada de ter me me expulsado de casa...Sinceramente acho que a minha vida vai melhorar muito só depois dela falecer infelizmente,ela se tornou um peso para mim.Infelizmente como ela é assim o velório dela estar´vazio.todos que cresceram comigo dizem que se tivesse uma mãe como a minha nunca mais queriam ver ela.Já bloqueei ela de todas as redes sociais,não quero contato com ela,não da para conviver com essa mulher...Gostaria de poder mudar o comportamento dela,mas sei que o melhor para uma pessoa assim é distanciar-se dela.

A melhor resposta 20 JUN 2017

Olá Carolina!

Existem dois pontos importantes que devem ser levados em consideração. 1 - Sua mãe pode sofrer de sérias questões psicológicas, as quais ela não sabe e não tem controle. Isso afeta, sem dúvidas, todos à sua volta, porém, ainda assim, ela precisaria de ajuda profissional. É certo que ela também sofre com tudo o que acontece, mas pode ser que ela mesma não consiga se dar conta do próprio sofrimento.
2- Você não tem que projetar sua felicidade e paz para quando sua mãe falecer. Apesar do modo de ser dela, você é uma pessoa completa e tem a própria vida. A possibilidade de você viver bem, mesmo com as atitudes da sua mãe é real e mais acessível do que parece.

O que posso te dizer é que você se dedicar a passar pelo processo de psicoterapia pode lhe ajudar a lidar com as lembranças dolorosas que você carrega e, assim, se sentir menos atingida com os atos e falas da sua mãe.
Não tem como mudar alguém. Uma pessoa muda quando se dá conta de que tem um problema e toma uma decisão. Você poe não ter como mudar sua mãe, mas tem total condição de mudar você mesma.

Procure fazer psicoterapia!

Abraço!

Psicóloga Simone Maure Psicólogo em São Paulo

26 respostas

25 ABR 2023

Olá, Carolina.
Você levantou várias pautas nesse pequeno texto. São muitos sofrimentos, seus e de sua mãe.
Primero ponto é que você está em uma relação tóxica onde ela é o opressor e você o oprimido. Com isso, ela usa suas próprias técnicas para ter o domínio da situação: depreciando você, manipulando a sua culpa, te excluindo de situações, sempre com o intuito de dominação.
Sair de uma relação assim é bem difícil, mas não impossível.
Você vai precisar de ajuda psicoterapêutica. (sua mãe também, mas não é o caso aqui).
Não conseguimos mudar as pessoas, mas podemos mudar a forma como essa pessoa interfere em nossas vidas.
Ela não precisa morrer para você ter paz. Você precisa ser fortalecida para encarar essa mãe de outra maneira.
Encontre um psicólogo que possa te ajudar. Aqui nesta plataforma somos vários, todos bem capacitados para isso.
Minha abordagem é Fenomenológica-Existencial. Estou à sua disposição.
Espero ter ajudado.
Abraços.

Nancy Alcântara Psicólogo em São Paulo

4 respostas

27 JUL 2022

Oi Carolina!
Nada é por acaso.... nada pode fazer com a sua mãe! Não temos o poder de nada sobre os outros!
MAS, tudo pode fazer por você mesma. O problema não é sua mãe... você que QUER permanecer na dependência dela.
Ela vai continuar assim e vai piorar, até voce aprender a lidar contigo mesma.
Corte o cordão umbilical com ela... voce não está vivendo a sua vida. Voce está se colocando como vítima da realidade...
Precisa acordar e aprender a viver a sua vida. Precisa iniciar Psicoterapia... mas esta, também é uma escolha tua.
Voce pode também continuar sofrendo, sendo constantemente "estuprada" por outros, afinal, você não se posiciona para se construir, sempre esperam que os outros te construam...
Se não deixar sua mãe e seu pai por amor a voce mesma, voce não é digna de voce mesma...
Não está aqui para ser dependente dela, nem de ninguém (dependência emocional ) ... está aqui para aprender, corrigir, se curar e evoluir. Tudo são possibilidades de tomar consciência e evoluir.
Enquanto não te colocar assim, a sua vida sempre será um "inferno", tudo vai te intrigar.
Voce pode ser dona de sua vida, se voce quiser e se trabalhar para conquistar esta condição!
Abraços

5817 respostas

22 JUN 2017

Oi Carolina. No relacionamento de vocês muitas coisas ficaram truncadas e engasgadas. Sugiro que as duas façam terapia familiar. Abs.

Márcia Araujo Psicólogo em Guarujá