Comportamento dissimulado na frente da avó e da mãe

Feita por >verena · 26 abr 2020 Psicologia infantil

Meu sobrinho (12 anos agora) oscila seu comportamento na frente de minha mãe e da mãe dele há anos. E, por fim, quando eu me pronuncio a falar algo com elas ou chamar a atenção dele, ele fala mais alto que eu, chama a atenção delas e sou até chamada de louca, de implicante, de tudo que se possa imaginar. Nunca posso falar dele, porque quando elas estão presentes ele age de um jeito. Basta uma ida à um cômodo da casa, que ele já começa a dissumular e a falar alto. No caso, mais alto que eu. E elas sempre brigam comigo, me tratam muito mal por conta disto. Isto acontece há anos. Mas as mesmas, quando querem e precisam falar da minha filha de 9 anos, que minha mae olha temporariamente para eu ir trabalhar, eu as ouço, repreendo, brigo e tudo com a menina. Deixo de castigo, tiro internet, essas coisas. Mas qdo faço exatamente o mesmo com ele, pronto. Todos se viram contra mim. Aí começa uma briga sem fim entre irmãs e mãe, e ele sentado, quase rindo. Chega a ser teatral! E elas nao vêem de jeito nenhum. Ele muda de imediato a cara qdo elas olham. Incrível! Isto me fez e esta fazendo, ao longo dos anos, me distanciar dele. Nao tenho o mesmo carinho e amor que eu tinha por ele.

A melhor resposta 30 ABR 2020

Olá Verena.
É fato que estas coisas te aborrecem e, penso que, você gostaria de ver seu sobrinho como um menino mais correto, e ser validada em suas observações e palavras. Acontece que muitas vezes você pode não estar sabendo contornar a situação, e nem utilizando de palavras assertivas e por isso pode perder a razão, embora possa estar correta em tudo que disse. Também é fato que o comportamento do seu sobrinho diz respeito a mãe dele, então se preocupar mais com você mesma e sua filha provavelmente te fará bem, e deixe que elas colham o que estão plantando, a verdade sempre aparece. Se você tem feito sua parte, sendo a melhor mãe que pode ser, irá colher bons frutos no futuro e isso te fará se sentir muito bem.
Se tem interesse em melhorar o relacionamento e a educação que oferece para sua filha, você pode buscar atendimento psicológico. A psicologia também pode te auxiliar na sua assertividade, por exemplo, com palavras e comportamentos. Pense nisso.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

27 ABR 2020

Olá! Grato por participar. O convívio humano não é fácil, ainda mais quando envolve quatro origens familiares (da sua avó, da sua mãe, sua e do seu sobrinho). Cada pessoa apresenta sua história, suas tendências e forças emocionais. Lembre-se as interpretações que são feitas baseadas em discordâncias de postura, ou para satisfazer vontades, não são baseadas na razão. Será muito importante você poder resgatar a harmonia interior para ponderar e escolher a melhor forma de lidar com a situação. Havendo pessoas razoáveis, amadurecidas e de confiança, para você poder trocar ideias será muito interessante. Sendo possível, trate a questão com a contribuição técnico-científica de um psicólogo. Meninos de doze anos, muitas vezes, se rebelam, e precisam de limites claros, com ternura. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (use máscara e faça o máximo possível para evitar que o Covid-19 se espalhe). Abraços virtuais: Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.