Me sinto sufocada e controlada pela minha mãe.

Feita por >Elly · 1 abr 2022 Terapia familiar

tenho quase 20 anos e faz alguns anos que minha relação com minha minha tá quase insuportável pra mim, são muitas brigas, principalmente porque ela percebe que não pode me controlar mais como quando eu era menor, eu não saio de casa e fico sempre dentro do meu quarto e tenho uma amiga que falo as vezes mas não somos tão próximas. ela sempre me controlava eu não podia ir em viagens escolares ou sair, se saisse ela sempre tava junto e chegou um tempo que eu não queria mais sair e quando tinha viagens escolares mentia dizendo que não tinha vontade de ir apenas pra não parecer patética.
mesmo no corte dos meus cabelos ela quer mandar se for algo que ela não gosta ela diz que pega uma tesoura e corta eles, pra ela eu nunca sou boa o suficiente, as pessoas me elogiam porque eu sou comportada ou algo parecido e ela sempre me rebaixa na frente das pessoas, ela é alguém explosiva e sempre aponta os defeitos dos outros, julga como se vestem ou se o cabelo tá feio, se uma pessoa fala algo que ela não gosta começa a falar alto, quer discutir; e quando isso acontece eu sempre fico ansiosa, nervosa isso realmente me deixa mal. Além disso, ela é uma pessoa que mente demais, se ela tá num lugar diz tá em outro, mesmo pro meu avô, não se dá bem com os irmãos, quer sempre dizer o que os outros tem que fazer, ela tem um whatsapp e diz pras pessoas que é meu e responde elas como se fosse eu, e quando eu começo a brigar, ela começa a discutir e eu deixo de lado porque eu não tenho mais energia pra lidar/brigar com ela. E ela também sempre diz que enquanto eu tiver debaixo do teto dela eu tenho que fazer o que ela manda. Atualmente, eu realmente não gosto de sair me sinto desconfortável, principalmente se tiver muitas pessoas, se eu quero algo sempre peço pra alguém comprar/buscar pra mim. Sinceramente acho que essas brigas só vão diminuir no dia que eu tiver minha própria casa e até nisso ela quer mandar.

A melhor resposta 5 ABR 2022

Elly,
O utero materno serve de abrigo, é vida e alimento até os 9 meses...
Se a criança não fizer movimentos para sair, se libertar desse lugar, aquilo que era vida, passa a ser sinônimo de morte; tanto a criança quanto a mãe podem morrer.
Da mesma forma agora: tua mãe já cumpriu com a sua missão de mãe; te deu a vida, te cuidou, te protegeu, te alimentou...
De agora em diante, voce não precisa mais de mãe, voce precisa ser mãe e pai de ti mesma; ela pode continuar como possível amiga.
Que movimento voce está fazendo para se independizar dela?
O que voce está fazendo aí, junto com ela? Se voce não fizer nada, morre psicologicamente e ela também morre psicologicamente.
Então, avalie seu nível de dependencia emocional dela
Avalie seu nivel de dependencia afetiva, avalie suas carências e trate de resolver isso.
Isso é tarefa sua: arranja emprego noutra cidade, noutro lugar e vai fazer o seu espaço.
Voce é dona da sua vida... não deixe que outros comandem a sua vida.
Ela está fazendo isso para te incentivar a sair de junto dela.
Qual o medo seu? Está insegura? Não se garante?
Voce não está percebendo, mas precisa se queimar ao sol...
Faça Psicoterapia para ser auxiliada nesse processo de conhecimento de si mesma, nesta conquista do próprio espaço.
Este é o nascimento psicológico de ti mesma.
Abraços e às ordens!

5817 respostas

4 ABR 2022

Olá Elly! Grato por escrever. Certamente esse tipo de conflito, apresenta razoável frequência. Os textos aqui apresentados, apresentam uma amostra, mas certamente, há muito mais aspectos a serem colocados. Aos vinte anos, é importante ter turma de colegas e conhecidos, ponderar escolhas com aconselhamentos de pessoas mais vividas, com tuas escolhas autônomas. Estudo sério, trabalho sério, turma de colegas e conhecidos, esporte,, viagens, grupo de algo cultural, são aspectos muito importantes para o crescimento e inserção social nessa idade.
Com quem você poderá contar para vivenciar experiências como as que citei?
Cabe lembrar, que com erros e acertos, coerências e incoerências, inseguranças e seguranças, a tua mãe, ao jeito dela, quer o seu bem.
Pelo relatado, ela apresenta alguns comportamentos que estão sendo movidos por emoções dela, não resolvidas. Será importante, com a ajuda de outros familiares, amigos, construir estratégias inteligentes para que você possa resgatar e enriquecer tua autonomia.
Será muito enriquecedora a troca com um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos relgiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos políticos, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Tenha bom senso com as mascaras! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8607 respostas

2 ABR 2022

Olá, Elly!
.
Lamento que tu esteja passando por tudo isso com a tua mãe. Consigo imaginar o quanto está sendo difícil pra ti.
.
Sem dúvida será mais fácil quando tu tiver a tua própria casa. Mas existem algumas coisas que tu pode fazer pra te ajudar enquanto vocês ainda vivem juntas.
.
Tu pode buscar desenvolver habilidades de comunicação assertiva.
.
Se impor, em algum nível, também é importante! Afinal, tu é uma adulta e mesmo que dependa da tua mãe, ela vai precisar entender que não pode te controlar.
.
Seria importante realizar um acompanhamento psicológico, para ter um suporte é um lugar seguro e saudável pra ti.
.
Fico à disposição
.
Espero que fique bem ☺️

Anônimo-399583 Psicólogo em Novo Hamburgo