O que fazer quando se tem uma mãe controladora?

Feita por >Anny · 6 abr 2020 Terapia familiar

Me chamo Anna e tenho 19 anos, tenho passado dificuldades na relação com minha mãe.
Ela é uma pessoa muito controladora, eu sinto que não posso respirar, ela controla aonde eu vou, com quem eu vou sair, que tipo de amigos devo ter, em como gasto meu dinheiro, ele se intromete nas minhas relações pessoais, na minha profissão/trabalho.
Tem sido difícil, recentemente sai com uma pessoa e minha mãe já queria saber de tudo, ficava perguntando dele toda hora, hj ela pegou meu celular pra olhar minhas mensagens, e queria ver minhas conversas com ele, ela pegou meu celular e ficou escondendo, eu já n estava mais me relacionando com essa pessoa e já tinha até apagado o contato, aí ela fazendo graça não deixando eu pegar meu celular apertou em chamada de vídeo pra ele, senti minha dignidade indo pro lixo.
Eu não posso demorar um pouco para chegar do meu serviço que ela já fica me ligando sem parar, eu n posso nem tomar um sorvete na rua que se ela descobrir já fica falando que eu fico comendo as coisas sozinha e que eu só penso em mim, ela faz parecer que tenho obrigação de ficar comprando as coisas pra ela, ela pega dinheiro emprestado falando q vai devolver más nunca devolve, ela fica me perguntado que horas eu saí e que horas eu cheguei em determinado lugar, ela fica me precionando pra arrumar um namorado ela diz que vou morrer sozinha, quase namorei uma pessoa porq ela ficava me precionando.
Eu trabalho em uma empresa e eu odeio isso mas eu continuo lá porq minha mãe diz que é bom e que se eu sair de lá ela n quer filha desempregada em casa, resolvi fazer faculdade de administração porq literalmente estou sendo obrigada pela minha mãe, eu odeio isso, eu gostaria de ser violinista más minha mãe nunca me apoiou diz ela que serei pobre se fizer isso, ela vive falando que tenho q ser rica pra dar dinheiro pra ela e pagar botox e etc.. ah e também não tenho amigos porque minha mãe diz que são favelados e vão me levar pro mal caminho, ela me proíbe de fazer oq gosto e oq tenho vontade. Isso está me matando, mas eu n tenho condições de sair de casa agora, já tentei conversar com ela mas ela da risada e n leva a sério eu n sei mas oq fazer, eu não sinto nem um pouco de felicidade na minha vida.

A melhor resposta 7 ABR 2020

Olá Anna! Grato por participar. Você relata a sensação de sufocamento por parte da sua mãe, ao mesmo tempo a ideia de que não gosta do serviço, da faculdade, relata ter namorado por ela querer. Pelo descrito, parece que, na sua casa, vivem somente vocês duas. A parte repetitiva, mas necessária, é a de que a imensa maioria das mães querem o bem de seus filhos. Uma outra parte é a de que em dezenove anos de convivência, vocês foram caminhando para essa forma de interação. Parece que está faltando a distância mínima para você sentir a originalidade e inteireza da responsabilidade pelas coisas que você vivencia. Você perceberá, com o passar do tempo e o aprimoramento da liberdade (responsabilidade) e da autonomia, que muitas coisas você terá que fazer, mesmo sem gostar, outras coisas, você terá que aprender a gostar. Também situará melhor o entendimento das posições de sua mãe. Será muito enriquecedor, você poder conversar profundamente sobre essas angústias que está experimentando. Grato: Ary Donizete Machado - Psicólogo clínico.