O que leva uma pessoa a fugir de outra sem motivo evidente?

Feita por >Cris · 17 jan 2021 Desenvolvimento pessoal

O que pode provocar um comportamento evasivo em alguém relativamente a determinada pessoa sem que nada de errado tenha acontecido?
Resumidamente, começei conversando online num contexto amigável com uma pessoa que mora perto de mim, já trabalhou para minha tia, mas nunca chegámos a nos conhecer pessoalmente. Apenas nos tinhamos adicionado na rede social e começámos falando por conta de uma postagem. Ele é homem, é gay e no momento estava até passando mal por um cara que o tinha largado e desabafou comigo. Conversámos bastante... como se já nos conhecessemos desde sempre. Ele próprio chegou a me dizer que até estranhou a ligação tão boa e forte que tivemos. Acontece que senti o mesmo com ele e fiquei muito a fim de uma possível amizade! Aliás, eu acreditava que estava uma amizade nascendo entre nós... começei eu procurando ele para conversar e sempre era bom...... Ele começou sendo muito carinhoso e se preocupando comigo, isso chegou até a me surpreender o jeito dele de me querer cuidar. Mas achei afável... só teve uma vez que tivemos uma troca de opiniões mais irascível quando falámos de um tema geral relacionado com experiências amorosas em que não concordávamos com a visão um do outro sobre, mas ficou tudo bem... ele me disse que queria criar laços comigo e eu falei que queria ser amiga dele, porque não era por discordarmos em algumas ideias que deixariamos de ser amigos, como é óbvio e disse para ele que costumo debater todos os temas com amigos, assim como fiz com ele. Ele disse estar tudo bem, mas ele deixou de responder desde ai........ estranhei e cheguei até a pensar que algo podia ter acontecido com ele e procurei para saber se estava tudo bem. Ele foi rude. Do nada! Começou sendo rude! Até que falou que ia se afastar de vez de mim. E não mais respondeu. Achei algo muito dramático e radical, estranhei. Após uns meses, ele ficou muito doente e precisava de um profissional que o ajudasse no caso dele que estava sendo dificil de curar. Eu, mesmo depois de tudo, indiquei para ele um bom médico e retomámos contato. A inicio, ele estava muito na defensiva, como se eu fosse uma inimiga! Depois, começou se voltando a aproximar de mim como antes... estavamos voltando a ter a ligação que tinhamos e do nada, me bloqueou! Do nada mesmo! Tinhamos estado falando sobre um video para rir. No dia seguinte vi a mensagem dele ainda sobre e respondi normal, algo totalmente trivial e ele me bloqueou! Sem motivo.... sem nada ter acontecido entre nós. Sem explicação mesmo. Só sumiu. Me tratou mesmo como se eu fosse uma ameaça e eu não compreendo o porquê... mas assumo que fiquei pisada em meu ego, porque eu só tentei ajudar quando ele precisou e estava falando bem com ele, estavamos até voltando a ficar próximos. Nunca tinha sido bloqueada por alguém e muito menos gratuitamente, porque tenho consciência que prezo por manter ligações sociais saudáveis e isso para mim não fez sentido.
Saliento que, segundo sei, a pessoa em questão não sofre de qualquer transtorno psicológico que seja patologia, ao nível de bipolaridade ou similar. Temos pessoas conhecidas em comum que até referem que ele é bastante sensato, equilibrado e gente boa. Apenas teve orientação psicológica profissional quando tinha 19/20 anos, mas foi por estar confuso quanto à sexualidade, coisa que contornou e veio depois a se assumir gay. Sem ser isso, penso mesmo não ter nenhum quadro de transtorno mental que justifique a atitude que teve.
Gostaria de um parecer profissional, ainda que breve, sobre o que pode estar na origem de tal comportamento de " fuga"?

A melhor resposta 19 JAN 2021

Olá Cris.
Há pessoas que criam pensamentos que levam a comportamentos que não se pode explicar a menos que ela te fale, e as vezes a própria pessoa não sabe porque age daquela maneira. Portanto viva sua vida em paz e procure se preocupar mais consigo mesma, mantendo os cuidados com o próximo conforme já vem desenvolvendo, e não espere retorno, pois nem todos estão preparados ou percebem a atenção que lhe são dada.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

18 JAN 2021

Olá Cris! Grato por escrever. A mente humana é muito complexa; a maior parte das percepções e emoções que as pessoas vivem não são trocadas. Temos a ilusão de que sabemos, mas na prática, não sabemos tanto assim. Há um mundo mais íntimo, mais pessoal que não temos acesso. Certamente a vida dele, assim como a de todos nos, com a riqueza de possibilidades, deve estar comprometida com demandas ricas e diversas. De outro lado, você parece bastante incomodada com esse afastamento dele. Em que grau você está atenta á riqueza e diversidade de tua vida? A melhor maneira para as pessoas quererem estar perto da gente é estarmos harmônicos conosco mesmo, fazer as coisas com realização, espontaneidade e amor.
Caso esse desconforto permaneça em você, sugerimos que procure por um de nós, psicólogos, para que possamos te ajudar a revisitar tuas diversas possibilidades e potencialidades.
Estaremos à disposição para os aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

17 JAN 2021

Cris, algumas coisas n tem explicação, só a outra pessoa poderia responder.
Então porque buscar respostas? Ele n quis mais deve ter tido seus motivos.
Pense em seguir em frente. Se vc se sente emocionalmente depende dessa relação busque ajuda c a terapia
Se desejar conhecer sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro