Por que quando as pessoas se cortam elas passam mal?

Feita por >Larissa gabriely · 6 mai 2018 Depressão

A melhor resposta 12 MAI 2018

Boa noite, Larissa sua pergunta é muito ampla, pode haver vários fatores e motivos para que ao se cortar propositalmente ou acidentalmente a pessoa passe mal, mas "esse passar mal", também pode ser por inúmeros motivos, desse modo peço que foque a sua pergunta em um aspecto do que você quer saber, assim terá uma resposta mais focada na questão. Fico á disposição para maiores esclarecimentos. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

8 MAI 2018

Larissa, cortar ou automutila-se, pode estar ligada à patologia como depressão, transtorno borderline, ansiedade, etc...
Vale a pena buscar um Psicólogo, para que através do Psicodiagnóstico, possa descobrir o por que.
Possivelmente em algum momento, houve uma conexão entre dor e prazer ou seja a relação entre dor e alívio, pode ter gerado um condicionamento mental, no qual a dor física, possa diminuir a dor mental, por exemplo o abandono, bullying etc.
Normalmente adolescentes, descobrem profundos sofrimentos interiores à medida que atravessam a puberdade.
Espero que tenha auxiliado, estou a disposição.
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

7 MAI 2018

Olá Larissa. Ferir a si mesmo como o próprio nome sugere, machuca as pessoas, não só fisicamente, mas também emocionalmente. Deseja-se acabar com uma dor e ao se cortar, na verdade causa mais dor, aumenta-se a dor. É necessário pensar sobre o que leva a fazer o corte, trabalhar estes sentimentos, falar sobre àquilo que incomoda e neste sentido ir junto com o profissional trabalhar nas possibilidades possíveis para a resolução do problema que de forma alguma é pela via do machucar-se. Abraços

Daniela L Prandes França Psicólogo em Maringá

25 respostas

7 MAI 2018

Depende do objetivo do por que se cortam, ou do que você chama de "passar mal".
Estou à disposição, caso queira conversar.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos